Home/Questões/Questão: Política Indigenista de Pombal

Questão: Política Indigenista de Pombal

junho 26th, 2015|Questões|2 Comments


Na prova do Enem 2012, tente resolver esta questão sobre os objetivos da política indigenista proposta por Marquês de Pombal, no contexto do Ciclo Ouro no Brasil Colonial. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Política Indigenista de Pombal

A experiência que tenho de lidar com aldeias de diversas nações me tem feito ver, que nunca índio fez grande confiança de branco e, se isto sucede com os que estão já civilizados, como não sucederá o mesmo com esses que estão ainda brutos.
NORONHA, M. Carta a J. Caldeira Brant. 2 jan. 1751. Apud CHAIM, M. M. Aldeamentos indígenas(Goiás: 1749-1811). São Paulo: Nobel, Brasília: INL, 1983 (adaptado).

Em 1749, ao separar-se de São Paulo, a capitania de Goiás foi governada por D. Marcos de Noronha, que atendeu às diretrizes da política indigenista pombalina que incentivava a criação de aldeamentos em função

a) das constantes rebeliões indígenas contra os brancos colonizadores, que ameaçavam a produção de ouro nas regiões mineradoras.
b) da propagação de doenças originadas do contato com os colonizadores, que dizimaram boa parte da população indígena.
c) do empenho das ordens religiosas em proteger o indígena da exploração, o que garantiu a sua supremacia na administração colonial.
d) da política racista da Coroa Portuguesa, contrária à miscigenação, que organizava a sociedade em uma hierarquia dominada pelos brancos.
e) da necessidade de controle dos brancos sobre a população indígena, objetivando sua adaptação às exigências do trabalho regular.

[toggle title=”Confira a resolução”]

Resposta: E

Habilidade: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Resolução: A política de aldeamentos, organizada pela coroa portuguesa, visava integrar o índio ao projeto de colonização, de conquista e ocupação do território em nome da coroa portuguesa, através da conversão ao cristianismo, do aculturamento e da inclusão dos nativos no trabalho regular. Desse modo, eles passariam a legitimar a posse do território como súditos portugueses.

Resumo: Ciclo do Ouro

[/toggle]

2 Comments

  1. Klaus do Iate 13 de julho de 2015 at 9:23 - Reply

    Pombal gera polêmicas como Vargas.Ele era homem típico de seu tempo. Ele expulsou jesuítas,iniciando ensino laico no Brasil. Aplicou seriamente idioma portugues como elemento unificador da colônia (infelizmente, em detrimento do nhemgatu, idioma semitupi que predominava na colônia brasileira). As duas medidas (expulsão e portugues obrigatorio) agravou a relação entre indios e colonos lusos na Amazonia e atrasou a prosperidade da região. Porem ele proibiu a escravidão indigena no Brasil porque acreditava que Brasil só seria mantido se população nativa se torna-se cidadãos portugueses. Reconstruiu Lisboa do zero após maior terremoto enfrentado pelos lusos.Foi um dos pais da Sismologia porque ordenou um serio interrogatorio pelo pais, no esforço de detectar algum sinal de aviso para terremotos no futuro. Enfrentou (mal) Espanha na guerra dos Sete anos. Foi o verdadeiro despota ilustrado do imperio portugues (um Richlieu portugues). E tinha acessores defensores de que a capital do império deveria ser fundado no centro do Brasil (250 anos antes de Brasilia!!!). Acabou com escravidão dentro da metropole portuguesa e colonias indianas, mas manteve no Brasil e Africa.Acabou definitivamente com as capitanias hereditárias. Extinguiu na pratica a Inquisição em Portugal. Não gostava dos ingleses (mas adotou algumas de suas ideias e se aliou a eles quando inicia guerra dos 7 anos). Tornou-se maçom. Apesar disto, era antijudeu e acreditava em um plano internacional judeu para dominação do mundo (ideia que continuaria a rondar o inconsciente ocidental até 2aGG). Criou a derrama (que desencadearia a Conjuração Mineira anos depois).Pombal foi deposto com a coroação de Maria I, a Louca.

  2. Klaus do Iate 13 de julho de 2015 at 9:26 - Reply

    No todo eu diria. Grande Pombal! Mestre Michel, que tal um topico, resumo ou aula em video (youtube) sobre guerra dos sete anos. Além de fundamental na historia dos EUA, Inglaterra e França, rolou pau entre portugueses e espanhois em Portugual e Brasil que teve consequencias pra nós, brasileiros?

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.