Questão: Religiosidade no Brasil Colonial

Home » Questões » Questão: Religiosidade no Brasil Colonial

Na prova do Enem 2012, tente resolver esta questão sobre as manifestações religiosas do Brasil Colonial registradas por um viajante francês, no contexto do Ciclo do Ouro. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Religiosidade no Brasil Colonial

Próximo da Igreja dedicada a São Gonçalo nos deparamos com uma impressionante multidão que dançava ao som de suas violas. Tão logo viram o Vice-Rei, cercaram-no e o obrigaram a dançar e pular, exercício violento e pouco apropriado tanto para sua idade quanto posição. Tivemos nós mesmos que entrar na dança, por bem ou por mal, e não deixou de ser interessante ver numa igreja padres, mulheres, frades, cavalheiros e escravos a dançar e pular misturados, e a gritar a plenos pulmões “Viva São Gonçalo do Amarante”.
(BARBINAIS, Le Gentil. Noveau Voyage autour du monde. Apud: TINHORÃO, J. R. As festas no Brasil Colonial. São Paulo: Ed. 34, 2000 (adaptado).

O viajante francês, ao descrever suas impressões sobre uma festa ocorrida em Salvador, em 1717, demonstra dificuldade em entendê-la, porque, como outras manifestações religiosas do período colonial, ela

a) seguia os preceitos advindos da hierarquia católica romana.
b) demarcava a submissão do povo à autoridade constituída.
c) definia o pertencimento dos padres às camadas populares.
d) afirmava um sentido comunitário de partilha da devoção.
e) harmonizava as relações sociais entre escravos e senhores.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: D

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Resolução: De acordo com o texto, o viajante francês demonstra dificuldade em entender a manifestação religiosa tratada pois, diferentemente do que se observa no cotidiano da sociedade colonial brasileira daquele período (uma sociedade aristocratizada e escravista), a festa demonstra um sentido comunitário de partilha da devoção.

Resumo: Ciclo do Ouro

[/toggle]

By | 2015-07-09T06:33:00+00:00 9 de julho de 2015|Categories: Questões|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

Leave A Comment