Home/Questões/Questão: UNE e Centro Popular de Cultura

Questão: UNE e Centro Popular de Cultura

setembro 5th, 2012|Questões|5 Comments


Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre as manifestações artísticos-culturais da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a forma como eram interpretadas. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Teatro Político no CPC

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata da Ditadura Militar e as manifestações culturais da UNE. Para conhecer mais sobre este contexto histórico, sugerimos que assista à teleaula sobre a Cultura na Ditadura Militar. Em seguida, conheça também outras formas de protesto através da cultura na postagem 10 músicas de protesto à Ditadura Militar.

Questão

Questão 43

Em meio às turbulências vividas na primeira metade dos anos 1960, tinha-se a impressão de que as tendências de esquerda estavam se fortalecendo na área cultural. O Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) encenava peças de teatro que faziam agitação e propaganda em favor da luta pelas reformas de base e satirizavam o “imperialismo” e seus “aliados internos”.
(KONDER, L. História das ideias socialistas no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2003).

No início da década de 1960, enquanto vários setores da esquerda brasileira consideravam que o CPC da UNE era uma importante forma de conscientização das classes trabalhadoras, os setores conservadores e de direita (políticos vinculados à União Democrática Nacional – UDN –, Igreja Católica, grandes empresários etc.) entendiam que esta organização

a) constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista.
b) contribuía com a valorização da genuína cultura nacional, ao encenar peças de cunho popular.
c) realizava uma tarefa que deveria ser exclusiva do Estado, ao pretender educar o povo por meio da cultura.
d) prestava um serviço importante à sociedade brasileira, ao incentivar a participação política dos mais pobres.
e) diminuía a força dos operários urbanos, ao substituir os sindicatos como instituição de pressão política sobre o governo.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: A

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Comentários: No início da década de 1960, grupos ligados à esquerda estudantil brasileira estavam vinculados às várias interpretações do pensamento marxista. Isso provocou a reação de grupos conservadores, que viam as manifestações culturais como instrumentos de propaganda em prol do comunismo. Assista à teleaula sobre a Cultura na Ditadura Militar.

[/toggle]

5 Comments

  1. Leonardo Alcides 24 de outubro de 2012 at 17:12 - Reply

    Boa tarde,
    acompanho este site desde o começo do ano e o acho muito bom, acompanho principalmente os resumos que me ajudam muito! gostaria de saber se é possivel mostrar um resumo sobre ditadura militar pois eh a matéria que estou estudando no momento. Obrigado

  2. Bruno Gonçalves 30 de outubro de 2012 at 18:54 - Reply

    Olá Professor!! Primeiramente parabéns aê pelo blog, que por sinal é bem útil, nas aulas sempre procuro referenciar e indicar o blog para os estudos da moçada!
    Professor, todas as questões do ENEM tem que ter só uma habilidade, ou pode ter mais de uma? Essa questão por exemplo se encaixaria muito bem na habilidade 14: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Michel Goulart 30 de outubro de 2012 at 20:35 - Reply

      Oi, Bruno, na verdade, o MEC nunca deixou bem claro a forma como estas habilidades e competências são cobradas no Enem. Procuro sempre relacionar as habilidades que me parecem mais direcionadas à questão.

      Permita-me discordar da sua análise. A habilidade 14 não se encaixa nesta questão. Não há comparação porque não há dois textos analíticos e interpretativos a serem comparados.

  3. Bruno Gonçalves 30 de outubro de 2012 at 22:30 - Reply

    Opa! Verdade Professor Michel… Não sei de onde eu consegui ler 2 textos aí… oeHoEHo..
    Estava lendo todas as questões aqui do blog, e deve ter ocorrido um lápso… Desculpe pelo deslize, e obrigado pela resposta. Vlws!!!

    • Michel Goulart 31 de outubro de 2012 at 12:39 - Reply

      Que nada, fique tranquilo. Foi bom vc ter destacado esta questão.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.