Questão: Visões da Guerra do Paraguai

Home » Questões » Questão: Visões da Guerra do Paraguai

Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre as diferentes visões e interpretações acerca da Guerra do Paraguai, um dos maiores conflitos armados que já ocorreu na América Latina. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova. Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

A imagem abaixo foi escolhida intencionalmente para confrontar as pinturas tradicionais das grandes batalhas da guerra, como Riachuelo, Avaí e Tuiutí. Neste, caso, observamos a visão dos civis que estavam longe dos campos de batalha, mas nem por isso sofrendo menos que os combatentes.

Civis em foto da Guerra do Paraguai

Para aprofundar o seu conhecimento neste assunto, sugerimos que você leia sobre o contexto em que ocorreu a Guerra do Paraguai no Resumo: Política no Segundo Reinado. Você pode, também, complementar os seus conhecimentos assistindo ao vídeo sobre a Guerra do Paraguai.

Questão

Questão 22:

Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.
(CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).

O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém  o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.
(DORATIOTO. F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado).

Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre

a) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.
b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.
c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.
d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.
e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: D

Habilidade: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Comentários: A historiografia sobre a Guerra do Paraguai vem se distanciando cada vez mais do olhar tradicional em torno dos heróis dos campos de batalha. Assim, não é surpresa uma questão que busca confrontar diferentes visões acerca deste período histórico. Esta questão pode ser resolvida facilmente através da eliminação de alternativas. Não deixe de ler o Resumo: Política no Segundo Reinado.

[/toggle]

By | 2014-01-21T08:20:34+00:00 16 de Maio de 2012|Categories: Questões|Tags: , , , , |7 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

7 Comments

  1. Klaus provenzano 17 de Maio de 2012 at 7:16

    Eta enunciado mal escrito. O que se depreende da leitura dos dois textos é isto mesmo: que nãõ há consenso sobre os motivos da guerra, porem em ambas narrativas não estão refletindo sobre incertezas, CADA AUTOR EXALA CERTEZA NA SUA VERSÂO

  2. Sam 17 de Maio de 2012 at 13:54

    Thanks dear prof.Michel esse site reavivou minha animação em estudar história. 😉 you rock!!

  3. Michel Goulart 17 de Maio de 2012 at 16:24

    Valeu, garoto. Seja bem vindo!

  4. sam 18 de Maio de 2012 at 1:13

    ObrigadA Prof!!
    Ps: GarotA 🙂 Sam–> Samara rsrsrs

  5. Michel Goulart 18 de Maio de 2012 at 9:59

    Ixi, desculpe, Samara! kk

  6. aline ferrira goncalve quiterio de silva marques bochosk 25 de junho de 2012 at 11:01

    muito emteresante

  7. Brendo 12 de Fevereiro de 2018 at 16:18

    A visão que aprendemos nos livros é a heróica batalha do riachuelo e a ascensão do exército brasileiro (o que desqualifica a alternativa ” A ” ) porém o que não vimos em alguns livros é a real intenção da Inglaterra, e é isso que o éneo aborda na questão.

Leave A Comment