Como Segundo Reinado é cobrado no Enem

Home » Vestibulares » Como Segundo Reinado é cobrado no Enem

Mais um tema quente que cai no Enem! Para quem acompanha nossas postagens, sabe que estamos analisando os temas mais cobrados do Enem. Assim, considerando as questões do Enem analisadas, vamos verificar como Segundo Reinado é cobrado no Enem, os principais tópicos e conceitos.

Segundo Reinado foi o período que ocorreu entre 1840, quando D. Pedro II assume o poder no Brasil, até 1889, data da Proclamação da República. Este momento foi marcado por muitas transformações sociais e econômicas no país.

Segundo Reinado no Enem

Para saber mais detalhes a respeito do período e ficar ligado nos tópicos que vamos abordar abaixo, sugerimos (com força!) que você leia dois resumos sobre o tema: o resumo sobre Política no Segundo Reinado; e o resumo sobre a Economia e Crise da Monarquia.

Escravidão e Abolicionismo

A questão do escravismo e o movimento abolicionista tem sido um dos temas mais recorrentes na prova de história, desde o início do Enem, em 1998. A partir do novo Enem (2009 a 2011), o número de questões diminuiu, mas não quer dizer que não venha a cair nas próximas edições. Fique atento!

Após a Guerra do Paraguai (1865-1870), a escravidão passou a ser cada vez mais questionada e o movimento abolicionista, que defendia o fim da escravidão, ficou ainda mais forte. Isto porque os negros que participaram da guerra tinham a promessa de liberdade quando – e se – voltassem.

Paralelamente ao movimento abolicionista, muitas leis foram criadas com a intenção de acabar com a escravidão ou reduzir seus efeitos. Dente estas leis, estão a Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário, entre outras.

Em 13 de maio de 1888, a escravidão foi abolida. No entanto, o fato não significou uma devida inserção dos negros recém-libertos na sociedade brasileira. A muitos faltou trabalho e moradia, condição indispensável ao exercício da cidadania.

Vinda dos Imigrantes

À medida que o escravismo ia perdendo a força no país, a demanda de uma nova força de trabalho aumentava. A crise econômica na Europa, na segunda metade do século XIX – associada a uma forte propaganda – fez com que vários imigrantes europeus viessem ao Brasil, geralmente para trabalhar nas lavouras de café.

By | 2014-01-25T20:23:40+00:00 26 de outubro de 2012|Categories: Vestibulares|Tags: , , , , |7 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

7 Comments

  1. Marcelo Vieira 30 de outubro de 2012 at 16:40

    Uma curiosidade sobre o período em questão, é que Pedro II foi o último e mais longevo monarca a estar no poder, 49 anos – entre 1840 e 1889.

  2. Michel Goulart 30 de outubro de 2012 at 16:47

    Exato!

  3. Classic 14 de novembro de 2012 at 22:56

    Hello There. I discovered your blog using msn. That is an extremely neatly written article. I will make sure to bookmark it and return to learn more of your helpful information. Thanks for the post. I will definitely return.

  4. IPad 15 de novembro de 2012 at 14:43

    Good job at getting your points across here. I am in agreement with you on most and I think this is a great quality article.

  5. Melodie Lothrop 12 de dezembro de 2012 at 21:25

    Hi, how are you? I hope you are doing well. I wanted to say that I like this post.

  6. Rashad Bohnert 12 de Março de 2013 at 18:41

    Appreciate it for helping out, superb information.

  7. Anyoneovaldo 14 de setembro de 2015 at 21:23

    No segundo reinado as oligarquias regênciais se mantinham no poder usando Pedro 2 de marionete

Leave A Comment