Você quer passar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obter uma excelente nota de corte e estar entre os primeiros no SiSU? Então, confira o conteúdo programático da parte de história do Enem. Fiquem ligados que existem várias faculdades e universidades públicas que utilizam parcial ou integralmente a nota do Enem. E este número tende a aumentar! Se você deseja conhecer mais sobre o Enem, clique aqui.

Logo do Enem

Os conteúdos estão ligados, em sua maior parte, aos resumos de história, para que você possa estudar diretamente no blog. Alguns links direcionam à categoria, para que você possa ter uma visão mais abrangente sobre o tema. Uma pequena parte do conteúdo ainda não é abordado diretamente no blog. Nestes casos, você será direcionado para um link externo para complementar seus estudos.

E atenção!!! Se você quer gabaritar na prova, não saia do blog antes de resolver as questões de história do Enem, aplicando os conhecimentos que você aprendeu nos resumos. Confira também os comentários e competências na resolução das questões. Só não passa quem não quer!!!

Conteúdo Programático

Cumpre esclarecer que os conteúdos abaixo apresentam apenas a parte de história. A parte relacionada a geografia foi suprimida e pode ser encontrada neste artigo.

1- Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil.

A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.

História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira.

História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira.

Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.

2. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado

Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa.

Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna.

Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial.

As lutas pela conquista da independência política das colônias da América.

Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação.

O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX.

Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX.

A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.

Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.

Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América.

Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI.

3- Características e transformações das estruturas produtivas

Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.

Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia.

Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial.

Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos.

A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.