Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre a Roma Antiga, as diferentes fases de sua história, o expansionismo territorial, a política no período republicano e os fatos ligados ao governo dos imperadores romanos.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Roma Antiga: neste resumo, você vai conhecer sobre a Roma Antiga, uma das maiores civilizações da antiguidade e um dos maiores impérios que já existiu. Vai aprender sobre sua cultura e organização política, social e econômica.
  • [Teleaula] O mundo romano-Da Monarquia à República: nesta teleaula, você conhecerá a lenda que se mistura com a história da fundação de Roma e saberá como a cidade passou de Monarquia a República. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 14m14s]
  • [Teleaula] Da crise da República ao fim do Império Romano: nesta teleaula, você verá que as desigualdades sociais provocaram uma crise na República romana e o partido senatorial impediu reformas propostas pelo partido popular. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 15m30s]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Roma Antiga: teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera para provas, vestibulares e concursos.
  • [Cartões] Roma Antiga: cartões com mais de 35 conceitos sobre os romanos, para você aprender mais sobre esta importante civilização e detonar em provas e vestibulares.
  • [Atividades Educativas] Roma Antiga: estas são atividades educativas infantis variadas, como caça-palavras, cruzadinha e labirinto. O tema é aspectos relacionados a formação militar e as legiões, as arenas romanas como o Coliseu e o mapa do Império Romano.

3- Paródias e Músicas

  • Não disponível ainda

4- Mapas Mentais e Vídeos

Clique na imagem para ampliar

    • Não disponível ainda

5- Atlas Histórico e Imagens

  • Não disponível ainda

6- Infográficos e Visitas Virtuais

  • [Visita Virtual] As ruínas de Pompeia: nesta visita virtual, confira os impressionantes restos das cidades de Pompeia e Herculano e suas vilas associadas, soterradas pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 a.C.

7- Curiosidades e Biografias

  • [Curiosidade] 10 terríveis trabalhos romanos: nesta lista, conheça terríveis trabalhos romanos que você não gostaria de exercer, como os nomenclatores, os traficantes de escravos, as virgens vestais, os pregustadores, depiladores de axilas, entre outros.
  • [Curiosidade] 5 tipos de gladiadores romanos: nesta lista, conheça os famosos gladiadores, que se enfrentavam para entreter o público, e cujos duelos só terminavam quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater.
  • [Curiosidade] 5 imperadores romanos malucos: nesta lista, surpreenda-se com a loucura de grandes imperadores romanos, dentre aquelas que tornaram célebres alguns destes imperadores, e aquelas que só foram descobertas séculos depois.

8- Livros e Documentos

  • Não disponível ainda

9- Filmes e Documentários

  • [Filme] Gladiador: neste filme, após vencer várias batalhas, o general romano Maximus quer apenas voltar para casa e rever sua família. Mas com a morte do Imperador Marcus Aurelius, Maximus é perseguido por Commodus, filho do soberano.  [Direção: Ridley Scott, Duração: 155 min, Ano: 2000, Trailer: Youtube]
  • [Filme] Filmes sobre a Roma Antiga:  lista de filmes sobre a Roma Antiga, com temas que vão da política republicana aos grandes imperadores romanos. Além disso, os gêneros são variados, como comédia, drama, ação, animações, entre outros.

10- Quadrinhos e Jogos

  • [Jogo] Cradle of Rome: neste jogo de puzzle, você deve encaixar as pedrinhas corretamente visando coletar recursos com o objetivo de desenvolver a Roma Antiga, a cidade mais lendária de todos os tempos. [Autor: AWE Studios, Fonte: ClickJogos, Em Inglês]