Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre a Escravidão Africana, o início do tráfico negreiro, o transporte de africanos para a América e o cotidiano do trabalho compulsório no Brasil.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Escravidão Africana: neste resumo, você vai conhecer como foi o processo de escravidão africana no Brasil, a viagem, a chegada dos primeiros africanos, o comércio triangular e o trabalho forçado em nosso território.
  • [Teleaula] Trabalho e Escravidão na América Portuguesa: nesta teleaula, você aprenderá por que os negros africanos foram trazidos para trabalhar como escravos e verá como a situação era diferente nas capitanias do Sul do país. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 13m44s]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Escravidão Africana: teste conhecimentos com quizzes e flashcards e confira recursos que ensinam sobre este tema histórico.
  • [Questões] Etnias, Tráfico e Cotidiano no Brasil: este conjunto de questões objetivas aborda os grupos étnicos africanos que foram trazidos à América, a partir do séc. XVI; o funcionamento do tráfico negreiro; o cotidiano, a cultura e as relações de trabalho escravo no Brasil.
  • [Atividades Educativas] Quilombos Brasileiros: estas são atividades educativas infantis variadas, como caça-palavras, cruzadinha e labirinto. O tema é aspectos relacionados à formação dos quilombos, a liderança de Zumbi e a cultura afro-brasileira, como candomblé e culinária.

3- Paródias e Músicas

  • Não disponível ainda

4- Mapas Mentais e Vídeos

  • [Mapa Mental] História da Escravidão: este mapa mental mostra vários aspectos relacionados à escravidão, desde a antiguidade até a contemporaneidade. Na parte da modernidade, aborda a escravidão africana. Traz também informações acerca das leis anti-escravidão hoje.

5- Atlas Histórico e Imagens

  • [Atlas Histórico] Tráfico Negreiro: este infográfico mostra dados do comércio escravocrata de 1502 a 1866; o fluxo de escravos africanos; as regiões brasileiras que mais receberam escravos; e o comércio realizado por diferentes países europeus.
  • [Atlas Histórico] Comércio Triangular: este infográfico mostra o funcionamento do comércio triangular no Atlântico a partir das colônias espanholas no Caribe; os principais produtos comercializados na Europa e na África; e o transporte de escravos para a América.
  • [Imagens] Cotidiano, Cultura e Conflitos: imagens de alguns dos principais artistas que pisaram no Brasil e representaram aspectos do cotidiano da escravidão no país. Também há imagens do tráfico de escravos na África e os navios negreiros.

6- Infográficos e Visitas Virtuais

7- Curiosidades e Biografias

  • [Curiosidade] 25 curiosidades sobre a escravidão: os primeiros navios negreiros foram trazidos pelo português Martim Afonso de Sousa, em 1532. A contabilidade oficial estima que, entre essa data e 1850, algo como 5 milhões de escravos negros entraram no Brasil.

8- Livros e Documentos

  • Não disponível ainda

9- Filmes e Documentários

  • [Documentário] A Rota do Escravo-Uma Visão Global: este documentário é parte do projeto homônimo da ONU, datado de 1994. Aborda o processo de escravidão africana, iniciado há mais de 1500 anos e diferentes tipos de escravos. [Autor: ONU Brasil, Fonte: Youtube, Duração: 11m12s]

10- Quadrinhos e Jogos

  • [Jogo] Capoeira Fighter 3: neste jogo,  pratique a famosa luta brasileira, escolha um entre os diversos lutadores e lute com seus adversários executando incríveis movimentos acrobáticos, usando diferentes técnicas. [Autor: Spiritonin, Fonte: Click Jogos, Em Inglês]