Home/Notícias/História Digital no Instituto Claro

História Digital no Instituto Claro

agosto 29th, 2009|Notícias|14 Comments


O História Digital foi apontado como referência pelo Instituto Claro, e isso me deixou muito feliz. Afinal, quem não gosta de ter o seu trabalho reconhecido? Este blog surgiu em fevereiro de 2009. Na época, não tinha grandes pretensões, queria apenas divulgar algumas atividades em sala de aula. No entanto, o projeto mudou o rumo e o foco, naturalmente. Hoje tenho mais de 1200 pageviews por dia e mais de 1000 comentários em 130 artigos. Ou seja, o blog está crescendo, cada vez mais.

Cubos digitais voando

Outro detalhe, que me deixou contente, foram os pré-requisitos que o Instituto Claro utilizou para selecionar a lista de blogs:

  • apresentação de conteúdos interessantes e abordados de forma inédita;
  • textos que refletem uma postura crítica do autor, mas que, ao mesmo tempo, não excedem o limite do opinativo;
  • uso de ferramentas como vídeos, podcasts, além de boas imagens ou ilustrações;
  • lista de links que permite aos visitantes conhecer outros blogs interessantes sobre a mesma temática;
  • rica nuvem de tags;
  • atualização frequente

Legal que o História Digital cumpre com estes pré-requisitos. Legal também estar lado a lado com grandes feras de nossa educação, como o @Novelino, @rafael_parente, @gladislsantos e @miriansalles. O artigo, produzido por Giulliana Bianconi, destaca o seguinte:

Diferente dos blogs citados acima, o História Digital, como próprio nome já sugere, volta-se para uma disciplina específica. Mas, para os professores que já se livraram, ao menos um pouco, das amarras do currículo escolar tradicional, a visita vale a pena independentemente de qual seja “sua disciplina”. Isso porque no blog o professor Michel Goulart, também arqueólogo, oferece dicas diversas como, por exemplo, sobre o Enem. Sem falar que os vídeos, alguns com historiadores consagrados, como Bóris Fausto, podem ser interessantes para a formação de qualquer pessoa. Para estudantes, o blog é uma fonte de games, podcasts, vídeos, mapas. Tudo isso é apresentado ao visitante com uma linguagem despojada, livre de formalidades. Entre os downloads possíveis mais interessantes estão os resumos e podcasts que contêm alguns dos principais pontos de discussão das aulas do professor. Podem também ser acessados na própria página, em slide ou áudio.

Leia o artigo completo

Gostaria de aproveitar e agradecer aos leitores deste blog, pelo apoio, pelas críticas e sugestões que, certamente, contribuem para a melhoria de nosso projeto. Valeu, pessoal!

14 Comments

  1. Sabia 29 de agosto de 2009 at 17:55 - Reply

    É isso ai, eu nem estou surpreso sabe pq ?
    Pq eu sei que isso será normal daqui a pra frente, cada dia que passa o blog vai detonar cada vez mais e sempre será um super exemplo!!

    Michel, parabéns! É isso que este blog merece! 😀

  2. Prof_Michel 29 de agosto de 2009 at 20:02 - Reply

    Valeu, Sabia. Obrigado pelo carinho! Um abração

  3. Sonia Regly 29 de agosto de 2009 at 23:14 - Reply

    Eu te falei que seu blog era muito bom,que vc precisava investir mais, lembra???? Torná-lo mais conhecido e divulgado.Parabéns!!!!

  4. Sonia Regly 29 de agosto de 2009 at 23:14 - Reply

    Amigo,
    Gosto muito de vir aqui.Sempre bons textos, novidades, música boa. Coloquei 2 posts novos.Um falando da malandragem no Congresso e outro sobre o tempo de Rubem Alves.Gostaria de conhecer sua opinião.Beijão

  5. Betty Cires 30 de agosto de 2009 at 6:41 - Reply

    Que bom ver seu trabalho reconhecido. Desejo que seja um dos muitos reconhecimentos e premiações para incentivá-lo a continuar sempre e mais! Seu blog tem qualidade. Isso exige dedicação e tempo gastos para manter sempre o mesmo nível. Parabéns!

  6. Rita Quaresma Avellar 30 de agosto de 2009 at 7:35 - Reply

    Amigo, o professor Adinalzir do Blog Saiba História me indicou para um selo e eu indiquei você.
    Entre no meu blog, pegue o selo e o indique a mais 10 blogs parceiros.
    Não vamos interromper essa corrente de saber!
    Abraços, Rita. (www.navedahistoria.blogspot.com)

  7. LÉA PARAENSE SERRA 30 de agosto de 2009 at 9:48 - Reply

    Quando li a notícia em Blogs Educativos, senti-me lisonjeada, afinal, seu blog está linkado no meu. Posso dizer: eu sigo esse blog. É real! Que honra! Enfim… parabéns prof. Michel!

  8. Prof. Adinalzir 30 de agosto de 2009 at 17:53 - Reply

    É isso aí, Prof. Michel!

    Você e o História Digital merecem. Parabéns!!

    Abraços! 🙂

  9. Prof_Michel 30 de agosto de 2009 at 22:33 - Reply

    Sonia: Suas sugestões são sempre bem vindas. Assim que puder, vou fazer uma visita ao "Compartilhando as Letras".

    Betty, Léa, Adinalzir: Muito obrigado pelo carinho! Vocês me incentivam a buscar sempre o melhor.

    Rita: Fico contente por ter sido lembrado por você. Ocorre que eu já recebi este selo da Miriam. De qualquer forma, parabéns!

  10. True João 7ºB 31 de agosto de 2009 at 21:56 - Reply

    Meus parabéns Prof. Michel!!!

    Fico com orgulho de ser seu aluno, e ter um professor tão dedicado a ensinar e espalhar conhecimento à ponto de criar um BLOG!!

    São raros professores como esses, e tenho muita sorte de ter um assim.

    Estou adoando seus artigos, me ajudam e eu sei que à todas as pessoas que visitam o blog.

    Tank you Prof. Michel!!! E continue crescendo!!!

  11. Instituto Claro 4 de setembro de 2009 at 17:52 - Reply

    Olá, Michel!

    Agradecemos a referência à reportagem e deixamos a "porta aberta" para que você participe muitas outras vezes, sugerindo ferramentas, livros, pautas. Também acompanhamos o seu Twitter e vemos que, assim como o Instituto Claro, acreditas na educação atrelada às novas tecnologias!

    Abraço!

  12. Prof_Michel 4 de setembro de 2009 at 18:29 - Reply

    Muito obrigado a todos os colegas do Instituto Claro, pela referência ao meu blog. Certamente, no que for possível, desejo colaborar para que possamos construir uma educação melhor no Brasil. Um grande abraço

  13. Andreia Christina 12 de setembro de 2009 at 19:48 - Reply

    Olá,Michel!!!

    Parabéns,fiquei muito feliz com o sucesso do seu blog!

    Isso,é reflexo da sua dedicação…

    Bjo grande

    Andreia

  14. Prof_Michel 12 de setembro de 2009 at 20:22 - Reply

    Obrigado pelo carinho, Andreia. Já estava com saudade de vc por aqui. Beijos