Home/Resumos/Resumo: Mercantilismo

Resumo: Mercantilismo

abril 15th, 2011|Resumos|16 Comments


Neste resumo, você vai conhecer as práticas econômicas conhecidas como Mercantilismo. Você vai aprender sobre as características deste sistema e suas repercussões. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

  • Quiz sobre o Mercantilismo: Teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera para provas, vestibulares e concursos.

Antecedentes

O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que surgiu na Europa, a partir do séc. XV, baseado na busca de desenvolvimento econômico de um país através do acúmulo de riquezas. Durante a Idade Média, a terra constituía a chave da fortuna de um indivíduo. Media-se a riqueza pelo tamanho das propriedades que alguém possuía.

Porém, a partir do ressurgimento do comércio e das cidades, a situação começou a mudar. A produção artesanal e o comércio passaram a movimentar a economia. Assim, pouco a pouco, a economia baseada na troca de produtos agrícolas foi sendo substituída pela economia baseada na troca de mercadorias por dinheiro.

Para estimular o comércio e a produção, tornou-se necessário aumentar a quantidade de moedas em circulação. Este fato estimulou a prática mercantilista na Europa.

Características

O mercantilismo tinha uma série de características. O metalismo, ou bulionismo, caracterizou-se por quantificar a riqueza de uma nação pela quantidade de metais preciosos, ou seja, ouro e prata. Buscava-se a balança comercial favorável, ou seja, o esforço para vender (exportar) mais do que comprar (importar), pois desta forma a nação não perderia reserva de metais preciosos.

Adotavam-se medidas de protecionismo, utilizadas pelo estado para diminuir as importações, geralmente através do incentivo à produção industrial interna e taxas alfandegárias. Havia a intervenção do estado na economia, representado pelo rei absolutista. Este determinava a quantidade de impostos e controlava o comércio e o mercado.

A conquista de novas terras estimulou o pacto colonial, que era caracterizado pelo controle de um determinado país europeu – chamado de metrópole – sobre uma região conquistada – chamada de colônia.

Sistema colonial

Dentro do pacto colonial, as colônias conquistadas pelos europeus, no decorrer do séc. XIV, podem ser divididas em colônias de exploração e colônias de povoamento. As colônias de exploração eram caracterizadas pela economia agrícola, produção para a exportação, grandes propriedades, trabalho escravo e monocultura.

Por sua vez, as colônias de povoamento eram caracterizadas pela economia industrial, produção para o mercado interno, pequenas propriedades, trabalho livre e policultura. Neste sentido, podemos dizer que a colonização do Brasil foi caracterizada pelo modelo de exploração. O norte dos Estados Unidos, por outro lado, foi colonizado sob modelo de povoamento.

Vale ressaltar que esta classificação atualmente é questionada por muitos historiadores e pesquisadores.

Colbertismo

Na França, o mercantilismo surgiu durante o século XVI, no contexto do fortalecimento da monarquia nacional absolutista, representada pelo rei Luís XIV. O principal aplicador do sistema mercantilista na França foi o ministro das finanças francês Jean-Baptiste Colbert. Ele ocupou este cargo durante 22 anos.

Durante o período em que ocupou este cargo, Colbert estimulou a industria francesa, incentivou as exportações e reduziu as taxas alfandegárias internas. Estas práticas mercantilistas ficaram conhecidas na França como colbertismo e fizeram com que a economia do país se fortalecesse, equiparando-se à das demais potências européias da época.

16 Comments

  1. Rascunho Geo © 28 de abril de 2009 at 17:10 - Reply

    Retribuindo a sua visita. Quanto a ter meu blog tão atualizado, é a vantagem de se estar desempregado. Talvez seja o lado bom de ter feito uma escolha profissional ruim. Ao menos a gente pode ter um blog… Hehehehe…
    Grande abraço.

  2. Prof_Michel 28 de abril de 2009 at 17:14 - Reply

    Bom, para escrever da maneira com que você faz, tem quer ser apaixonado pelo assunto. Continue a empreitada. Um abraço

  3. Gabriel 22 de maio de 2010 at 12:06 - Reply

    foi vc que fez os slides ? poxaa, parabens

  4. Gabriel 24 de maio de 2010 at 17:41 - Reply

    Os inimigos do mercantilismo falavam que não tinha diferença entre o comércio interno e o comércio externo, porque ? oO

  5. Prof_Michel 24 de maio de 2010 at 17:55 - Reply

    Como assim, Gabriel? Não entendi a pergunta

  6. joaopedrodoamarallisboa 7 de abril de 2011 at 12:56 - Reply

    Muito legal os slides parabens

  7. J.e..N.y..** 10 de maio de 2011 at 17:46 - Reply

    PARABEENSS.. nossa esse resumo me ajudou muuuito .. =) obrigado
    ass:Jeniffer

  8. Prof_Michel 10 de maio de 2011 at 17:47 - Reply

    Obrigado, people. Continuem acessando e recomendando para os friends ;)

  9. deborah 29 de fevereiro de 2012 at 14:33 - Reply

    nossa me ajudou muito obrigado.
    bjs.

  10. Ingrid Larissa 28 de março de 2012 at 13:51 - Reply

    bom amei estudei p meu simulado e a nota foi uma das melhores!!!!

  11. gabrielredede 8 de junho de 2013 at 10:12 - Reply

    bom isso dai é um resumo grande pois dele aprendii coisas gostei muito :)

  12. gabrielredede 8 de junho de 2013 at 10:14 - Reply

    13 14

  13. Beatriz Martins 25 de março de 2014 at 15:13 - Reply

    Muito bom os slides, adorei !!

  14. mokação 6 de outubro de 2014 at 17:41 - Reply

    Bom d+ só q so meio preguiçoso pra copia intão copia pa eu :v heuheue

  15. Juliana Graziela dos Santos 9 de abril de 2015 at 13:48 - Reply

    Muito bem esquematizado este resumo, me esclareceu inúmeras duvidas, muito obrigado :)

  16. Evelyn joana da silva 31 de outubro de 2017 at 12:42 - Reply

    Eu gostei muito da pagina mais nao entendi sobre o mercantilismo ainda me ajuda?

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.