Home/Resumos/Resumo: Mesopotâmia

Resumo: Mesopotâmia

novembro 15th, 2011|Resumos|61 Comments


No Resumo: Mesopotâmia, você vai conhecer as características da civilização que se desenvolveu na região da antiga Mesopotâmia, sua organização social, política a cultura e a vida de seus habitantes. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

  • Quiz sobre a Mesopotâmia: Teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera nas avaliações.

Antecedentes

A estreita faixa de terra localizada entre os rios Tigre e Eufrates foi chamada pelos gregos, na antiguidade, de Mesopotâmia, isto é, “terra entre rios”. Se localizava na região denominada Crescente Fértil, que englobava também outras regiões, como Egito e Israel.

A Mesopotâmia foi o berço da civilização ocidental. Nosso alfabeto, nossa religião, nosso direito e nossas artes são o resultado de uma longa evolução que lá começou. Essa rica planície atraiu uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros. Entre estes povos que formaram a chamada civilização mesopotâmica temos: os sumérios, os babilônios, os hititas, os assírios e os caldeus.

Os sumérios

Os sumérios viveram no sul da Mesopotâmia, entre 4000 a.C. e 1900 a.C. Os pântanos da antiga Suméria foram o berço das cidades-Estado do mundo. Suas principais cidades-Estado foram Ur, Uruk e Nipur. Os antigos agricultores sumérios enfrentaram escassez de chuvas. Para obter água, abriam canais de irrigação. Embora a roda de oleiro tivesse sido inventada nos tempos pré-históricos, foram os sumérios que construíram os primeiros veículos de rodas para facilitar o comércio.

A invenção da escrita é atribuída aos sumérios. Em princípio, foi inventada para registrar transações comerciais. Eles escreviam na argila mole e o traço deixado tem a forma de cunha, daí o nome de escrita cuneiforme. O edifício característico da arquitetura suméria é o zigurate, depois muito copiado pelos povos que se sucederam na região. Era uma construção em forma de torre, composta de sucessivos terraços e encimada por um pequeno templo.

Os sumérios eram muito religiosos. Consideravam o culto aos seus deuses a principal função a desempenhar na vida. Quando interrompiam as orações, deixavam estatuetas de pedra que os representavam diante dos altares, para rezarem em seu nome.

Os babilônios

Os babilônios estabeleceram-se ao norte da região dos sumérios, entre 1900 a.C e 1600 a.C. Centralizaram seu império na cidade de Babilônia. Por volta de 1750 a.C., Hamurábi, rei babilônico, conseguiu conquistar toda a Mesopotâmia, fundando um vasto império ao qual impôs a mesma administração e mesmas leis. Suas leis eram baseadas na lei de talião – olho por olho, dente por dente. É o famoso Código de Hamurábi, o primeiro conjunto de leis escritas da História.

Desenvolvendo conhecimentos adquiridos pelos sumérios, os babilônios fizeram novas descobertas, como o calendário e o relógio de sol. Babilônia, capital do império, tornou-se a cidade mais próspera e rica da época. Com a morte de Hamurábi, o Primeiro Império Babilônico entrou em decadência e acabou por desaparecer, com invasões sucessivas de povos vindos do norte e do leste.

Os hititas

Os hititas estabeleceram grande dominação na região da Anatólia, ou Ásia Menor, entre 1600 a.C. e 1200 a.C. A capital, Hatusa, por sua localização no centro da Anatólia, foi de muita utilidade no controle das fronteiras. A importância dessa civilização reside no fato de ter sido ela que nos legou os mais antigos documentos escritos numa língua indoeuropeia até hoje descobertos.

A maior parte dos textos, que tratavam de história, política, legislação, literatura e de religião, eram gravados em cuneiforme sobre tabuinhas de argila. O domínio hitita também trouxe consigo duas invenções de grande importância para o progresso da humanidade: a utilização do ferro e o uso do cavalo. Além disso, criaram as rodas com raios, utilizadas em carros de guerra.

O rei hitita era o chefe do exército, juiz supremo e sacerdote. As rainhas dispunham de um certo poder. Os hititas criaram um vasto império nas atuais Turquia e Síria, e chegaram mesmo a conquistar a Babilônia.

Os assírios

Os assírios habitaram a região ao norte da Babilônia, entre 1200 a.C. e 612 a.C. Constituíram vasto império e estabeleceram sua capital ora em Nínive, ora em Assur. Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade.

Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e atrocidades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. A violência militar assíria tinha legitimidade por meio da religião: a conquista de territórios e riquezas era a missão divina dos reis. O Império Assírio não resistiu à pressão exercida pela aliança entre medos e caldeus. Em 612 a.C., os aliados derrotaram os assírios e destruíram Nínive e Assur.

Os caldeus

Os caldeus e sua supremacia representam o estágio final da civilização mesopotâmica, entre 612 a.C. e 539 a.C. O rei caldeu Nabucodonosor e seus seguidores tentaram reviver a cultura da época de Hamurábi. Este estágio é chamado de Segundo Império Babilônico. Os caldeus foram os mais capazes cientistas da história mesopotâmica, tendo deixado importantes contribuições no campo da astronomia.

Em 587 a.C., Nabucodonosor conquistou Jerusalém, após submetê-la a um cerco. Seguiu-se um período de prosperidade na Babilônia. Neste período, surgiram os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel. Em 539 a.C., Ciro, rei dos persas, apoderou-se da Babilônia e transformou-a em mais uma província de seu poderoso império.

Sociedade

A sociedade mesopotâmica era dividida em estamentos. Os estamentos eram camadas sociais, nas quais a posição social dos indivíduos dependia do nascimento. Os sacerdotes, aristocratas, os militares e os comerciantes formavam os estamentos da minoria. A maioria da população era formada pelos artesãos, camponeses e escravos.

Mesmo no interior dos estamentos, havia funções sociais diferenciadas. Existiam artesãos que detinham técnicas tão desenvolvidas que eram considerados mais importantes que muitos sacerdotes. Na Mesopotâmia havia um entrelaçamento entre política e religião. Os reis exerciam as funções de sumo sacerdote, supremo juiz e comandante militar. Esta característica é denominada poder teocrático.

Religião

Os mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, adoravam várias divindades e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. A maior parte dos deuses tinham características antropozoomórficas. Isto significa que eram representados em forma humana e animal. Os deuses se diferenciavam dos homens por serem mais fortes, todo-poderosos e imortais. Representavam elementos da natureza, como o vento, a água, o sol, etc. Cada cidade tinha um deus próprio e, quando uma alcançava predomínio político sobre as outras, seu deus também se tornava mais cultuado.

Política e economia

A Mesopotâmia estava dividida em várias cidades-Estado independentes e com governo próprio e autônomo. Cada cidade mesopotâmica pertencia a um deus, representado pelo rei. Ele era auxiliado por ministros, sacerdotes e funcionários. O rei legislava em nome das divindades, assegurava as práticas religiosas, zelava pela defesa de seus domínios, protegia e regulamentava a economia.

As principais atividades econômicas eram a agricultura e o comércio. Os mesopotâmicos desenvolveram também a tecelagem, fabricavam armas, joias e objetos de metal. Os comerciantes andavam em caravanas, levando seus produtos aos países vizinhos e às regiões mais distantes e trazendo matérias-primas que faltavam na Mesopotâmia.

61 Comments

  1. barbarafpaes 7 de abril de 2011 at 14:27 - Reply

    Um ponto muito importante,é que nao tinham uma religiao definida porque possuia varios povos,e do periodo mais antigo até esse eles ja tinham o dominio melhor do ferro e desenvolveram a tecelagem,e como era uma epoca muito antiga as classes na sociedade eram divididas de acordo com o nascimento do individuo(tendo influencia ou nao),mas o que mais me deixou assustada que ja nesse periodo ja tinha escravidao,pensando que só na idade media poderia ter isso!!!Para ver que o humano evoluiu fisicamente mas ainda tratava as pessoas com despreso,nao ligando com o bem estar da pessoa!!
    bem adorei o conteudo mesmo que o professor nao tenha ainda explicado ele!!

    BARBARA 8A

  2. Prof_Michel 7 de abril de 2011 at 14:33 - Reply

    Que comentário demais, Bárbara. Parabéns!

  3. anna luiza 27 de abril de 2011 at 20:24 - Reply

    Professor eu achei muito interessante esse tópico!!
    Mas a parte que eu mais gostei foi a"religião",onde cada cidade tinha seu próprio
    deus e quando uma se sobressaia politicamente sobre as outras,seu deus também se sobressaia,ganhando mais adeptos que o cultuavam.

    Abraços, anna luiza

  4. Claudio Moreira Pereira Júnior 7 de maio de 2011 at 20:34 - Reply

    Babilonios =S Professor matéria super bem explicada,Religião meio estranha né? hauahua

  5. Luisa 10 de maio de 2011 at 13:00 - Reply

    Bem legal esse tópico, professor. Eu não sabia que nosso alfabeto a nossa religião começou lá.
    Luisa Serafim

  6. Luisa 16 de maio de 2011 at 19:55 - Reply

    Eu não vejo a hora de a gente aprender esse assunto professor, tem tantos povos com costumes e religiões diferentes.
    Luisa Serafim

  7. Luisa 18 de maio de 2011 at 18:04 - Reply

    Ótimo resumo professor, adorei.
    Luisa Serafim

  8. anna luiza 22 de maio de 2011 at 13:23 - Reply

    Ótimo resumo professor!
    Parabéns!

    Anna Luiza

  9. anna luiza 22 de maio de 2011 at 13:28 - Reply

    Professor, os deuses eram realmente mais fortes e imortais do que os outros homens?

    Anna Luiza

  10. anna luiza 22 de maio de 2011 at 13:38 - Reply

    Professor, este é um assunto muito interessante de se aprender, porque tem diferentes características em relaçao aos costumes, ao povo e principalmente a religiao.

    Anna Luiza

  11. anna luiza 22 de maio de 2011 at 13:52 - Reply

    Professor eu fiz o quizlet e acertei 93% do teste.
    Ja esta bom mas eu ainda vou melhorar para chegar a 100%.

    Anna Luiza

  12. Prof_Michel 22 de maio de 2011 at 18:08 - Reply

    A questão dos deuses é mais forte na mitologia grega, onde a relação com os homens e suas limitações criou a representação de deuses poderosos e imortais.

  13. Vitor 24 de maio de 2011 at 17:53 - Reply

    Gostei desse tópico porque fala sobre o inicio do alfabeto e dos numeros também gostei muito da parte onde fala sobre religião mas achei meio esquisito pois cada uma cidade tinha um Deus
    Parabéns Michel

  14. Vitor 24 de maio de 2011 at 17:58 - Reply

    Também fiz o quislet achei meio difícil estou tentando melhorar

  15. Prof_Michel 24 de maio de 2011 at 18:31 - Reply

    Você chega lá, rapaz. Continue insistindo!

  16. Bruna 1 de junho de 2011 at 13:06 - Reply

    Blog é parada Obrigatória..dando uma revisadinha,e logo depois fazer o quizlet!!hehe =)
    Bruna Praessler

  17. Prof_Michel 1 de junho de 2011 at 15:38 - Reply

    É isso aí, Bruna! Sucesso na prova!

  18. Bruna Praessler 1 de junho de 2011 at 22:40 - Reply

    Obrigada!

  19. Bruna Praessler 1 de junho de 2011 at 22:57 - Reply

    Obrigada!Bom,consegui acertar todo o quizlet…espero que isso aconteça na hora da prova e que nao me dê um "Burn out"
    eheheh =)

  20. Prof_Michel 2 de junho de 2011 at 10:50 - Reply

    Burn out me pegou ontem, hehehe

  21. www.bielzapelini.com.br 2 de junho de 2011 at 16:58 - Reply

    PARABÉNS PROF ADOREI ESSE RESUMO ME AJUDOU MUITO PARA ESTUDAR PARA PROVA MAS EU NAO ENTENDI A POLÍTICA PODE ME EXPLICAR ESPERO SUA RESPOSTA

  22. Prof_Michel 2 de junho de 2011 at 17:15 - Reply

    Oi, Biel, o que você não entendeu?

  23. Luisa 5 de junho de 2011 at 12:08 - Reply

    Professor, eu acho que eu fui bem na prova graças a esse resumo.
    Luisa Serafim

  24. anna luiza 12 de junho de 2011 at 14:03 - Reply

    Professor, qual a principal característica da Crescente Fértil?

    Aguardo a resposta anna luiza

  25. anna luiza 12 de junho de 2011 at 15:54 - Reply

    Achei muito interessante aprender essa matéria!!!

    Abraços anna luiza

  26. Luisa 16 de junho de 2011 at 14:16 - Reply

    Foi muito bom aprender esse assunto professor, pena que acabou.
    Luisa Serafim

  27. Prof_Michel 16 de junho de 2011 at 14:17 - Reply

    Eu também gostei. Mas sou suspeito, hehe

  28. anna luiza 16 de junho de 2011 at 21:23 - Reply

    Professor, todas as civilizações da Crescente Fértil ficavam entre rios?

    Aguardo a resposta, anna luiza

  29. Renata 10 de março de 2012 at 16:26 - Reply

    Gostaria de saber um pouco mais sobre os Acádios e os Amóritas que não foram citados no Resumo a cima.

    • Michel Goulart 11 de março de 2012 at 9:26 - Reply

      Renata, os acádios foram tribos nômades que se estabeleceram na Mesopotâmia e conquistaram o território dos sumérios, criando a civilização sumério-acadiana. Posteriormente, os acádios foram conquistados pelos Guti (haja guerra…).

      Os amoritas, por sua vez, fundaram a Babilônia. Hamurábi, posteriormente, criou um império chamado Primeiro Império Babilônico.

  30. klaus do iate 21 de março de 2012 at 9:16 - Reply

    Acho fantastico o que os sumerios realizaram. Os primeiros Estados, a roda, a escrita, a astronomia, drenagem/irrrigacao, sistemas de numeracao de base 12, bronze.
    Agora porque a regiao parce ter perdido valor entre a conquista mongol e a descoberta do petroleo no local?
    Houve desatre ecologico?

  31. gabi brito 19 de abril de 2012 at 13:57 - Reply

    muito legal para os estudantes assim podemos aprender melhor

  32. klaus provenzano 10 de maio de 2012 at 11:32 - Reply

    Acadianos foram o primeiro pvo d elingua semita a dominar a região.
    Gutitas foram o primeiro povo de lingua indoeuropeia a dominar a regiao
    Mitanios e cassitas introduziram a biga no Oriente Medio e o arco recurvo composito.
    Hititas tratavam a siderurgia como segredo de estado e o poder de seus reis era severamente limitado pela lei.
    Os arameus invadiram o Crescente Fertil logo apos os Povos do Mar. detonaram os restos dos hititas, tomaram o sul da Mesopotamia dos babilonios, mas passaram anos a fio em guerra com assirios no norte da Mesopotamia. No sul acabaram se babilonizando, no norte foram expulsos.

  33. klaus provenzano 10 de maio de 2012 at 11:37 - Reply

    Ha estudiosos que dizem que os assirios se tornram crueis apos estas guerrilha sangrenta com os arameus que durou muito tempo.
    O fato que os povos imperialistas de então não tinham força para administrar diretamente os povos que eles derrotavam. Então apelavam para o saque, o medo, os filhos-refens das elites derrotadas.
    Somente Tilglat Falaser III , constatando que todo o trabalho tinha que ser refeito logo apos exercitosa assirios voltarem para casa resolveu passar de predador a postor de povos. Anexar e administrar diretamente os povos vencidos, porem constatando que noa havia assrios suficientes no mundo para conquistar o mundo, resolveu cooptar a etnia mais numerosa do Crescente Fertil para ser socia na conquista do mundo. Ele encontrou muita oposição, mas o imperioassirio posterior se tornou o primeiro imperio assente em bases supranacionais.

  34. klaus provenzano 10 de maio de 2012 at 11:39 - Reply

    O imperio assirio se aramicizou, o aramaico se tornou uma das linguas oficiais do posterior imperio persa e na Judeia romana, não se falava hebraico exceto dentro de rituais, mas aramaico. Jesus falava aramaico. Em1948DC, comtrabalho de historiadores e linguistas, o hebraico foi ressucitado e hoje é lingua do estado de Israel!!! Uma lingua que ficou eclipsada desde TilgatfaleserIII !

  35. iorrana 11 de junho de 2012 at 8:48 - Reply

    tudo chato!!!

  36. klaus do iate 13 de junho de 2012 at 16:43 - Reply

    Nao é nao

  37. Luuana Magalhães 26 de fevereiro de 2013 at 13:01 - Reply

    muitu boa a explicação ameeeeeeeeei! espero qe continue assim!

  38. Gabriele Lopes 21 de abril de 2013 at 18:29 - Reply

    Gostei muiito e me ajudou muito também 🙂

  39. camila fernanda 4 de maio de 2013 at 16:46 - Reply

    Otima mas eu queria os povos e aki não tinha mais mim ajudou pouco mais ajudou bjs 🙂

  40. Paulo 21 de maio de 2013 at 19:46 - Reply

    Muito bom para a prova do ENEM. Vlw ! 🙂

  41. LIB 10 de junho de 2013 at 15:15 - Reply

    nossa não gostei não tem resumo nem o nome da imagem

  42. renata moreira 30 de outubro de 2013 at 18:55 - Reply

    Nossa muito bons os resumos!! Parabéns ao professor q faz!!

  43. Maria Vitória 18 de maio de 2014 at 16:07 - Reply

    muito legal esse slaid prof

  44. Marta Vanda 6 de junho de 2014 at 18:12 - Reply

    Muito bom este resumo… obrigado pela dedicação, adorei pois muito me valeu.

  45. Cristina 17 de junho de 2014 at 19:49 - Reply

    Parábens pelo seu trabalho, eu e meu filho Rafael adoramos

  46. Zizi 18 de fevereiro de 2015 at 18:45 - Reply

    Olá professor Michel Goulart, muito obrigada pelos resumos, eles são ótimos.
    Uma dúvida que sempre me ocorre em história e da qual eu acabo não entendendo é o fato das datas, por exemplo: Os Sumérios viveram no Sul da Mesopotâmia entre 4000 e 1900 a.C, certo, isso q dizer q dentre as civilizações nesse época eu só tinha os sumérios habitando a região? e somente na parte sul? Quem estava na parte digamos restante da mesopotâmia? Depois vem os Babilônios na região Norte, porém os sumérios continuavam a “viver” lá no Sul? As datas me dã a impressão de limitação, que sumérios viveram só tal ano, depois sumiram e já tinham outra civilização.

    • Michel Goulart 19 de fevereiro de 2015 at 13:46 - Reply

      Oi, Zizi, boa pergunta. Uma coisa não invalida a outra, ou seja, o fato de existirem outros povos em períodos posteriores não significa que os anteriores deixaram de existir. O que ocorre é que as civilizações são indicadas no tempo do seu esplendor. No caso da Mesopotâmia, civilizações tiveram apogeu e decaíram, pois a proximidade entre elas favorecia a constante conquista territorial.

  47. wilson 16 de março de 2015 at 17:07 - Reply

    Boa tarde Prof. Michel, como eu faço para realizar um download para imprimir um resumo?
    Obrigado, Abraço.

  48. vanessa 8 de maio de 2015 at 16:27 - Reply

    interessante…
    pois achei muitos interessante

  49. germana 17 de junho de 2015 at 23:10 - Reply

    muito bom

  50. bianca 15 de setembro de 2015 at 20:26 - Reply

    oi sou a bianca tenho 17 anos e estudo no adventista o meu professor de historia que falou desse blog e eu estou aqui por causa que quinta feira vai te a prova dele e ai eu vim aqui que tinha alguma coisa do meu conteudo mais eu acho que achei kkkkk

  51. Marina 29 de fevereiro de 2016 at 22:16 - Reply

    Achei muito interessante, me ajudou muito na prova! Obrigada

  52. Maria Vitória ✌ 20 de outubro de 2016 at 17:08 - Reply

    Nossa muito bom esse resumo ajuda mesmo

  53. Maria Vitória ✌ 20 de outubro de 2016 at 17:08 - Reply

    Ajuda muito para quem vai fazer prova

  54. maria clara 8 de fevereiro de 2017 at 20:46 - Reply

    ajudou muito esse resumo…muito bom….!!!

  55. rosangela lima 11 de junho de 2017 at 20:26 - Reply

    muito bom e me ajudou muitooo

  56. Isabelly 6 de agosto de 2017 at 22:33 - Reply

    Me ajudou demais e o melhor resumo da internet!!! muito obrigado mesmo!

  57. joao pedro 23 de novembro de 2017 at 14:30 - Reply

    olha eu gostei muito mesmo professor

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.