Home/Resumos/Resumo: Pré-História Geral

Resumo: Pré-História Geral

dezembro 30th, 2011|Resumos|103 Comments


No Resumo: Pré-História Geral, você vai conhecer sobre a trajetória humana durante a pré-história. Você vai aprender sobre a evolução humana e as principais fases deste período. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

Resumo: Pré-História Geral

  • Quiz sobre a Pré-História: Teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera nas avaliações.

Aspectos gerais

A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos. Pesquisas indicam que o ser humano surgiu na África, há aproximadamente 4 milhões de anos. Vale lembrar que estas datas são motivos de constante discussão.

O estilo de vida nômade fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta. Assim, em tempos e circunstâncias diferentes, outros continentes – Europa, Ásia, Oceania e América –, foram povoados.

Sobre o termo

O termo Pré-História, apesar de muito utilizado, é motivo de discussão entre historiadores, arqueólogos e outros pesquisadores do período. Isto porque “pré” significa “antes”, e passa a ideia de que as populações que viveram neste período não tinham história.

No entanto, quando o ser humano passa a transformar a natureza, já está fazendo história. E isto ocorre desde que os primeiros seres humanos surgiram. Assim, alguns pesquisadores preferem utilizar outros termos como referência às pessoas que viveram neste período. Povos ágrafos, ou seja, sem escrita, é um destes termos.

Ciências da Pré-História

O que aconteceu nesse vasto período pode ser conhecido pelo estudo dos fósseis e de instrumentos, desenhos, restos de habitações e outros vestígios da vida humana. Estes vestígios são objeto de estudo de duas ciências principais: a Arqueologia e a Paleontologia.

A Arqueologia é a ciência que estuda a cultura material humana, num dado tempo e espaço. Esta cultura material é pesquisada nos chamados sítios arqueológicos. A Paleontologia, por sua vez, é ciência que estuda, através de fósseis, os organismos que viveram no planeta, ao longo do tempo geológico.

Origem do homem

Existe um grande debate entre a ciência e a religião, no que diz respeito à origem do homem. As duas principais vertentes desta discussão são o Criacionismo e o Evolucionismo.

O Criacionismo é a concepção ligada ao religioso, baseada na ideia da criação do ser humano por um ser divino. Teve grande predominância até o séc. XIX. O Evolucionismo é a concepção ligada à ciência, baseada nos estudos de Darwin sobre evolução humana.

Considerando que a história é uma ciência, vamos debater aqui as pesquisas relacionadas à ideia de evolução humana.

Evolução Humana

O evolucionismo não defende a ideia de que o ser humano evoluiu do macaco. Ambos tiveram um ancestral comum, mas seguiram caminhos evolutivos diferentes. O estudo dos crânios possibilitou a classificação de diferentes etapas da evolução dos primeiros humanos, pois o volume do cérebro foi aumentando à medida que evoluía.

As principais etapas da evolução humana são: Australopiteco, Homo Habilis, Homo Erectus e Homo Sapiens. O Australopiteco é considerado o ancestral mais antigo do ser humano. Viveu na África, há aproximadamente 3 milhões de anos. O volume de seu crânio era de cerca de 500 cm³, um pouco maior que o dos atuais macacos.

O gênero homo

O Homo Habilis inventou as primeiras ferramentas e viveu há aproximadamente 2 milhões de anos. O volume de seu crânio era de 800 cm³ – o dobro do crânio do chimpanzé. O Homo Erectus viveu há aproximadamente 1 milhão de anos. Sabia utilizar alguns instrumentos feitos de pedra e era um hábil caçador. O volume de seu crânio era de 1.100 cm³, o que equivale ao dobro do crânio dos macacos atuais.

O Homo Sapiens viveu há aproximadamente 200 mil anos. Já era um artesão habilidoso e os seus utensílios eram melhores e mais eficientes do que todos os outros feitos anteriormente. O volume de seu crânio atingia 1.500 cm³, o mesmo volume do crânio do ser humano moderno. O Homo Sapiens Neanderthalensis – ou Homem de Neandertal – viveu há aproximadamente 100 mil anos . Nesta etapa, o ser humano já tinha preocupações espirituais e noção da morte. O volume de seu crânio atingia 1.700 cm³, levemente maior do que os humanos modernos.

No decorrer da evolução humana, a Pré-História se divide em três fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Esta divisão foi feita de acordo com o material utilizado pelos primeiros humanos na fabricação de suas ferramentas.

Paleolítico

O Paleolítico é também denominado Idade da Pedra Lascada, e abrange um período que vai de 4 milhões a 10 mil anos, aproximadamente. Os indivíduos deste período fabricavam a maior parte dos utensílios com pedras. Destas eram tiradas algumas lascas para formar uma borda cortante.

Neste período, os seres humanos eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um lugar para outro em busca de alimentos. Viviam da caça e da coleta. Alimentavam-se basicamente de frutos, raízes, peixes e pequenos animais. À medida que os utensílios foram se aperfeiçoando, passaram a caçar grandes animais.

Abrigavam-se em cavernas ou choupanas feitas de galhos e cobertas de folhas. Nas paredes das cavernas surgiram pinturas denominadas de arte rupestre, com reprodução de cenas de caça.

Descoberta do fogo

O fogo representa uma descoberta muito importante desse período. Segundo os arqueólogos, teria ocorrido há mais ou menos 500 mil anos, na África. Com o tempo, os seres humanos devem ter perdido o medo do fogo provocado na natureza por combustão espontânea, por raios ou vulcões.

O fogo tinha várias serventias para o homem pré-histórico: aquecer-se do frio, iluminar a noite e as cavernas, defesa dos animais selvagens, cozinhar os alimentos, argila e fundir metais. O uso do fogo para preparar alimentos desempenhou um papel importante na transformação física humana. O fato de a carne cozida ser mais fácil de mastigar do que a crua tornou desnecessárias as mandíbulas potentes e dentes enormes.

A descoberta de como fazer fogo deve ter sido casual. Graças a observação das faíscas resultantes de utensílios de pedra, os seres humanos passaram a fazer fogo com o atrito de duas pedras junto a montes de gravetos secos.

Neolítico

O Neolítico é também denominado Idade da Pedra Polida, e abrange um período que vai de 10 mil a 5 mil anos, aproximadamente. Os indivíduos deste período aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os cada vez mais afiados. Neste período, a relação com o meio-ambiente mudou. O homem já não vivia só da caça, pesca e coleta. Passou a semear as terras férteis e a aguardar a época das colheitas. Surgiu, portanto, a agricultura e a criação de animais.

Os seres humanos passaram a morar permanentemente num só lugar, tornando-se sedentário. Surgiram as comunidades fixas, ou aldeias, compostas de cabanas rodeadas por uma cerca protetora. Como as colheitas agrícolas precisavam ser armazenadas, o homem passou a modelar vasilhas de argila, que depois eram cozidas no fogo. Vem daí a origem da cerâmica. Com o excedente de produção agrícola, surgiu o comércio.

O conjunto significativo de mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas resultantes do surgimento da agricultura, é denominado revolução agrícola ou revolução neolítica.

Idade dos Metais

A Idade dos Metais é o último período da Pré-História, e abrange um período que vai de 6000 a.C. a 4000 a.C., aproximadamente. Este período se refere ao momento em que o ser humano adquiriu seus primeiros conhecimentos sobre a técnica de fundir, ou derreter, metais. Este processo se denomina metalurgia.

O primeiro metal utilizado foi o cobre. De início, era martelado a frio, depois fundido no fogo e moldado em fôrmas de barro ou pedra. Mais tarde, o homem descobriu a liga do cobre com o estanho, obtendo o bronze, que é um metal mais duro. O bronze foi muito utilizado na fabricação de espadas, armaduras, ferramentas e objetos de adorno.

Com o uso de forjas e foles, a metalurgia melhorou, atingindo o ferro, um dos metais que necessita de técnicas mais aprimoradas para ser aproveitado. O ferro era usado principalmente para a fabricação de armas.

103 Comments

  1. Igor Fontana 20 de novembro de 2009 at 16:49 - Reply

    Bom , eu acho que foi criacionismo seguido do evolucionismo .
    Deus criou nós e fomos evoluindo

  2. Prof_Michel 21 de novembro de 2009 at 8:46 - Reply

    A discussão sobre a origem criacionista e evolucionista, nunca vai deixar de ser polêmica, pois a primeira não só é baseada na fé, mas também num conhecimento que foi passado de geração a geração por vários séculos. Já o evolucionismo, é bem mais recente.

  3. Vitor Guglielmi 3 de março de 2010 at 21:48 - Reply

    Michel, como se sabe tanto sobre a pre – historia, se naquela epoca eles nao eram muito evoluidos, e nao sabiam se comunicar para o " futuro " com oque estava acontecendo naquela epoca? 😀

  4. Prof_Michel 3 de março de 2010 at 22:18 - Reply

    Ok, acho que entendi a tua pergunta. A questão é que a comunicação não depende apenas da escrita. Há muitas formas de se comunicar. Uma delas eram as pinturas nas cavernas. Outra forma de conhecer mais a pré-história, é através das descobertas arqueológicas. É isso aí!

  5. Henrique Moreira 8A 9 de março de 2010 at 16:44 - Reply

    Nossa! Não imaginava que a pré-história durou tanto tempo assim, na história é falado 3 milhões de anos com uma facilidade!

  6. Prof_Michel 9 de março de 2010 at 17:17 - Reply

    Pois é, não é pouco tempo não ;P

  7. João Victor de Mattia 10 de março de 2010 at 17:56 - Reply

    esse resumo so me fez reelembrar do 6ºano que eu ja aprendi sobre isso e assim eu fico me lembrando do 6ºano, com esse resumo eu aprendo mais ainda e ja fico preparado para prova

  8. Prof_Michel 10 de março de 2010 at 21:42 - Reply

    É isso aí, João! 🙂

  9. Murilo Patricio 14 de março de 2010 at 22:42 - Reply

    Quem diriamos que tempos bem atras erámos bichos, o qual hoje estamos numa evolucao..
    tento imaginar a diferencas entre esses dois mundo o deantes e de o agora … quanta diferenca
    sabemos tudo que acontece no mundo oq aconteceu e o que acontecerá :O

  10. Prof_Michel 15 de março de 2010 at 9:41 - Reply

    Murilo, acho que, apesar das diferenças biológicas da evolução, em alguns aspectos estamos até piores que estes "bichos" de antigamente 🙂

  11. Murilo Patricio 17 de março de 2010 at 19:17 - Reply

    o professor apesar de isso ser pré -historia tu disse que ia só cai tempo , vai caí isso também?

  12. Prof_Michel 17 de março de 2010 at 19:58 - Reply

    Não, só o Tempo.

  13. ulissia 25 de março de 2010 at 19:44 - Reply

    eu não conseguie acha o que eu queria

  14. Prof_Michel 25 de março de 2010 at 21:09 - Reply

    E o que vc queria exatamente, Ulissia?

  15. manoela freitas 5 de abril de 2010 at 17:16 - Reply

    Michel adorei o resumo! estou vendo que vou me dar muito bem na prova e amanha. beijoos

  16. Prof_Michel 5 de abril de 2010 at 17:19 - Reply

    É isso aí, garota. Sucesso! 🙂

  17. Manoela Freitas 5 de abril de 2010 at 18:48 - Reply

    Professor Michel fiquei so com uma duvida soobre evolucao do homem. " O homem vem da orgiem primata?" abraco

  18. Prof_Michel 5 de abril de 2010 at 18:50 - Reply

    Como assim? Não entendi a pergunta.

  19. Manoela Freitas 5 de abril de 2010 at 18:57 - Reply

    O vem do macaco? resumindo minha pergunta. bjjbj

  20. Manoela Freitas 5 de abril de 2010 at 18:58 - Reply

    O homem vem do macaco?* resumindo minha pergunta bjbj

  21. Prof_Michel 5 de abril de 2010 at 18:59 - Reply

    Não veio do macaco. A discussão no fórum pode te ajudar:
    http://historiadigital.forumeiros.com/discussoes-gerais-f1/o-homem-surgiu-do-macaco-t3.htm

  22. Manoela Freitas 5 de abril de 2010 at 19:07 - Reply

    Eu tambem concordo com o igor. Deus foi criando agente e nos fomos se evoluindo. Nao vou deixar de creer em Deus mais o evolucionismo tem mais provas

  23. Murilo Patricio 5 de abril de 2010 at 22:07 - Reply

    mas assim , o que significa elo perdido ?
    de que o ancestral do homem é perdido no caso , não é especifico a determinada especie de quem nós viemos ?

  24. Prof_Michel 6 de abril de 2010 at 15:09 - Reply

    Murilo, Elo Perdido, ou Missing Link é nome que se dá ao ancestral mais antigo do homem, que foi o divisor entre a evolução humana e dos macacos. Veja mais aqui: "Cientistas acreditam ter descoberto o 'missing link', o elo perdido que explica a transição entre primatas e a primeira linhagem do Homem".
    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1238498

  25. rafael justi cassettari uru 14 de abril de 2010 at 18:54 - Reply

    maneiro seu blog. tem me ajudado muito nos estudos.

  26. Prof_Michel 14 de abril de 2010 at 18:57 - Reply

    Grande Rafael! É isso aí! 🙂

  27. Rafaella B- 8° Urussanga 15 de abril de 2010 at 14:44 - Reply

    Estudo história mais pelo resumo do seu blog prof. Quando tem muita coisa para ler na apostila eu até desanimo, mas agora temos o resumo. Está muito melhor para estudar história agora.

  28. Ana Carolina Gastaldon 15 de abril de 2010 at 14:49 - Reply

    Muito bom seu blog,me ajudou a estudar pra prova!:D

  29. Ana Carolina Gastaldon 15 de abril de 2010 at 14:51 - Reply

    Acho que o evolucionismo é mais concreto,pois poder ver,mas tbm concordo com o criacionismo acho sim que exista um ser superior!

  30. Prof_Michel 15 de abril de 2010 at 16:14 - Reply
  31. Gabriel Biz 17 de maio de 2010 at 13:29 - Reply

    Estudo história mais pelo resumo do seu blog prof. Quando tem muita coisa para ler na apostila eu até desanimo, mas agora temos o resumo. Está muito melhor para estudar história agora.

  32. Prof_Michel 17 de maio de 2010 at 14:08 - Reply

    Mas o resumo é apenas isso… resumo. Um pouco superficial. É sempre bom complementar com outras leituras, se possível.

  33. Murilo Patricio 31 de maio de 2010 at 15:09 - Reply

    o professor eu botei na prova que o fogo tambem vinha de alguns raios , trovões já que estes tavam no site como explicação do domínio do fogo , os raios caiam atingiam alguma coisa e dali surgiam o fogo , ta certo ? iauhaiua

  34. Prof_Michel 31 de maio de 2010 at 15:27 - Reply

    Tá certo, sim!

  35. haniel 19 de julho de 2010 at 17:34 - Reply

    prof michel eu gostaria de saber sobre os vasos ceramicos e a produção de alimentos na pré-historia da Africa e todo esse texto que ta ai em cima não fala nada disso é uma pesquisa da apostila de historia da 5° série e eu procurei em varios lugares e nao achei so achei sobre os vavos ceramicos mais da produçao de alimento da pré-historia nao!

    voce poderia me ajudar?

  36. Prof_Michel 19 de julho de 2010 at 17:46 - Reply

    Oi, Haniel, vê se vc encontra alguma coisa neste link. Mas vai ter que fuçar um pouquinho:
    >>> Recursos sobre a Pré-História <<<

  37. Helô 23 de julho de 2010 at 20:39 - Reply

    Já tem uma hora que o site está transformando e até agora não apareceu nada. O que faço?

  38. Prof_Michel 23 de julho de 2010 at 22:52 - Reply

    Helô, experimente clicar F5. A página carrega de novo e tudo funciona legal. Às vezes, o problema é da péssima conexão que temos no Brasil. Beijos e sucesso!

  39. www.bielzapelini.com.br 2 de março de 2011 at 17:20 - Reply

    PROF ADOREI ESSES RESUMOS FICOU SHOW E TAMBEM ADOREI A CIENCIA DA PRE HISTORIA

  40. barbarafpaes 23 de março de 2011 at 13:10 - Reply

    A pré-história se dividi em três tempos,nesses três tempos o humano evolui de forma em que a capacidade de absorver certos conhecimentos de acordo com a natureza forçando para a sobrevivência dele,mas com o passar do tempo eles começaram a desenvolver o sentimento em que pudesse se importar com a sobrevivência e bem estar do outro ou de sua a tribo que no caso é no período neolítico,mas o que quero questionar nesse pequeno trecho é que o que aconteceu antes do período Paleolítico? Claro que destaco quando o humano surgiu.Eles ja nasceram com essa sabedoria?Como desenvolveram essa técnica de caça?Essas pinturas que retratam mais ou menos seu dia dia servia para que?Será que a natureza o forçou a ele desenvolver o pensamento ao inves do instinto?
    São tantas perguntas que ainda faltam para estudar muito,mas será também estamos em um período de avanço? Que ainda podemos mudar nossos físicos e o tamanho do nosso cérebro?
    Vou parar por aqui!!!Mas adorei o assunto que estamos estudando!!Quanto mais estudamos mais sobre o assunto mais desperta as perguntas e curiosidade!!!

    Ass:.Barbara Fernandes Paes 8A

  41. Prof_Michel 23 de março de 2011 at 14:35 - Reply

    Realmente, várias questões ainda não têm resposta. Afinal, estamos falando de um período muito antigo, ainda que o surgimento do ser humano no planeta seja algo relativamente novo.

    Quanto às mudanças físicas, com certeza ainda estão ocorrendo, pois a evolução não acaba nunca. Um doce para quem advinhar quais serão as mudanças corporais nos seres humanos nos próximos séculos.

  42. anna luiza 23 de março de 2011 at 21:47 - Reply

    Professor,eu acho muito interessante a forma na qual você ensina e explica fatos que aconteceram no passado,fatos que devem ser estudados e discutidos por todos!!!

    Abraços Anna Luiza Accasto

  43. Prof_Michel 24 de março de 2011 at 11:33 - Reply

    Obrigado, krida 🙂

  44. Primos 30 de março de 2011 at 19:26 - Reply

    Ooi professor, é a Lara Vasconcelos do 8 ano B.
    Essa matéria postada no blog me ajudou muito na prova bimestral do primeiro bimestre, espero que os outros resumos me ajudem também.
    E eu acho que com resumo da mais animo para estudar.
    Bj Lara

  45. Luisa 30 de março de 2011 at 20:41 - Reply

    Oi professor
    Esse resumo sobre a Pré-Histótia e o quizlet me ajudaram bastante na hora de estudar para a prova
    Obrigada
    Luisa Serafim

  46. joaopedrodoamarallisboa 7 de abril de 2011 at 12:46 - Reply

    Achei muito legal principalmente o periodo neolitico e paleolitico!!

  47. Veronica 7 de abril de 2011 at 20:54 - Reply

    oi prof
    seu site é demais e demais o império romano é fascinante
    bjks veronica

  48. anna luiza 8 de abril de 2011 at 21:35 - Reply

    Professor o "Quizlet" e os "resumos" me ajudaram bastante na prova!!

    Anna Luiza Accasto

  49. anna luiza 8 de abril de 2011 at 21:43 - Reply

    Muito divertidos os jogos "Pré-históricos"!!
    Ótima idéia professor!

    Anna Luiza Accasto

  50. Aninha 9 de abril de 2011 at 17:00 - Reply

    Concordo plenamente com quem disse que o termo pré-história é errado, porque se fosse certo nós não teríamos nenhum conhecimento sobre este período.

  51. Cintia Frese 11 de abril de 2011 at 19:47 - Reply

    Eu acho tao interessante estudar isso e fico me imaginando naquela época sem computador,internet,TV,musica, devia ser meio complicado se divertir neh.
    Bjs prof.
    🙂

  52. Prof_Michel 12 de abril de 2011 at 9:44 - Reply

    kkk, boa pergunta Cíntia. Mas pode ser que eles se divertissem até mais que a gente, considerando a liberdade e o contato maior com a natureza.

    Claro que a ideia de diversão há 50 mil anos atrás é bem diferente da nossa. Perseguir mamutes deixou de ser divertido há muito tempo! 🙂

  53. Lariinha.. 12 de abril de 2011 at 17:12 - Reply

    Prof, eu concordo contigo diante do termo pré-história se ler o texto certinho, agente ve que como nois eles ainda fizeram história ou ainda um pouco mais que nois. Beijãooo
    Lara 8 b

  54. Claudio Moreira Pereira Júnior 27 de abril de 2011 at 14:12 - Reply

    Na época em que os deuses eram mais de um…

    Muiito boom o post =D

    Quer fazer parceria comigo Professor?

  55. anna luiza 3 de maio de 2011 at 19:23 - Reply

    Ótimo resumo professor!Eu estava olhando os jogos e achei todos bem divertidos!

    Abraços anna luiza

  56. anna luiza 3 de maio de 2011 at 19:28 - Reply

    Eu também concordo que o termo "Pré-história" é errado, porque esse termo fala como se naquela época não houvesse história,mais havia,na verdade o termo certo deveria ser "Pré-escrita".

    Abraços anna luiza

  57. gabinha 6 de maio de 2011 at 14:21 - Reply

    prof eu adroo o jeito que vc ensina e por isso foi muito facil entender essa materia é interessante saber como o homen evoluiu do macaco
    e tambem a linha do tempo,etc…
    otimo resumo
    GABRIELLE D. GOLLE-8°A

  58. Prof_Michel 6 de maio de 2011 at 15:50 - Reply

    Obrigado, Gabinha. Bjs

  59. thomas penedo 24 de maio de 2011 at 16:28 - Reply

    eu estou no 6ano e a minha professora e eu temos estudando isso

  60. www.bielzapelini.com.br 2 de junho de 2011 at 16:53 - Reply

    Michel estava lendo os resumos e li este aqui e adorei os tópicos estão muito bem elaborados e tudo mais. Continue assim que vc vai longe Parabéns e continue assim

  61. Sushi 23 de junho de 2011 at 14:04 - Reply

    Esses resumos aprimoram muito o meu conhecimento produzido em sala de aula! Realmente passei a gostar mais de História… Parabéns! Mas o professor não acha que deveria abordar algo sobre o meio período Mesolítico? Um abraco!

  62. Prof_Michel 23 de junho de 2011 at 18:18 - Reply

    O mesolítico está ali. Só não é destacado o nome! Abs

  63. Perino Raydan Monteiro Neto 17 de fevereiro de 2012 at 16:32 - Reply

    Sou professor de história e gostaria de lhe parabenizar pela sua relevante contribuição para o ensino e aprendizagem no ensino de história. O Brasil necessita de educadores desde porte.

  64. Iris 22 de fevereiro de 2012 at 17:23 - Reply

    Sou da teoria que somos seres cósmicos, que a origem do homem no universo esta relacionada a metafísica. Visto que as pessoas preferem criar uma história, que era passada oralmente, e assim uma construir uma ideologia que fica mais fácil de ser manipulada. Aviso sempre aos meus alunos tudo é questionável e o que sabemos e o que os livros e historiadores por deduções acabam fazendo com que venhamos a acreditar. Por isso deixo que eles pesquisem tudo, o que vem pela frente e tirem as suas próprias opiniões. Acredito que seja mais fácil trabalhar com o tema.

    • Michel Goulart 23 de fevereiro de 2012 at 6:22 - Reply

      Concordo, Iris. Legal a sua postura. Pena que nem todos os historiadores ou professores de história pensem assim. Muitos acham que sala de aula é lugar para doutrinar alunos.

  65. Helena. 11 de maio de 2012 at 11:16 - Reply

    Um assunto super interessante de se estudar.

  66. VItor Carvalho 24 de julho de 2012 at 16:39 - Reply

    Acrescenta o papel da mulher na pré-história.

  67. claudio 24 de agosto de 2012 at 13:47 - Reply

    ok,acho q eu entendi bem mais ñ sei direito o q é

  68. Wesley 4 de novembro de 2012 at 21:02 - Reply

    ei, quero estudar pro ifsul e quero saber quando surgiu a escrita e em qual período ???

    • Michel Goulart 5 de novembro de 2012 at 11:47 - Reply

      Wesley, as pesquisas sobre o surgimento da escrita divergem entre os arqueólogos. Porém, tradicionalmente, é dito que a escrita surgiu entre os sumérios, na Mesopotâmia, por volta de 4 mil a.C.

  69. Wesley 5 de novembro de 2012 at 19:48 - Reply

    e o período da mesopotâmia é na idade dos metais ? ..

  70. antonio 4 de fevereiro de 2013 at 13:21 - Reply

    ja que os primeiros seres humanos surgiram na africa entao independente de cor, somos todos afro-descendentes.ou nao?

    • Michel Goulart 4 de fevereiro de 2013 at 13:44 - Reply

      Que pergunta excelente! Vamos lá! De um ponto de vista evolutivo, sim, pois as evidências arqueológicas (v. Richard Leakey) comprovam que os seres humanos surgiram na África e evoluíram a partir de lá. Do ponto de vista etimológico, o termo afro-descendente é anacrônico e não é adequado, pois o nome África para o continente surgiu milhões de anos depois dos primeiros homínideos. Além disso, o termo afro-descendente é recente e, geralmente, atribuído a pessoas de pele negra. Logo, acho que não é adequado dizer que somos todos afro-descendentes.

  71. Marco Aurélio Corrêa Pizzollo 21 de fevereiro de 2013 at 15:20 - Reply

    prof Michel é o marco da 63 marista gostei muito e achei interessante o conteúdo do blog

  72. gabriel 5 de março de 2013 at 18:34 - Reply

    isso não mostra o tempo!!!!!!!!!1 que raivs

  73. kleyton 10 de março de 2013 at 22:19 - Reply

    parabens, pelo blog.
    michel completa aí os resimos que estão faltando amigo!! …astecas, maias, revoluçao inlesa dentre outros . abç.

  74. BEATRIZ 5 de abril de 2013 at 18:49 - Reply

    MUITO BOM

  75. Guilherme 24 de abril de 2013 at 14:09 - Reply

    Muito bom já da para estudar para a prova de amanhã dia 25/04.

  76. heloisa bermardes rocha 2 de maio de 2013 at 9:05 - Reply

    Esta muito legal porque e sopre minha prova ]

  77. Vinicius mendes 9 de agosto de 2013 at 16:04 - Reply

    ISSO ME AJUDOU NA PROVA DO PROFESSOR MICHEL

    VALEU 🙂

  78. Túlio Carlos 14 de agosto de 2013 at 17:46 - Reply

    Não tinha como vs fazer um resumo, ou artigo sobre a História da Pré-Historia, sou seja, como ela se tornou ciência e disciplina autônoma, Muito obrigadooo.

  79. bianca 16 de agosto de 2013 at 23:43 - Reply

    eu achei muito legal:)

  80. Joaquim Caldas 24 de agosto de 2013 at 4:17 - Reply

    Por onde anda os intelectuais do nosso querido Brasil? Só se fala em Lula e Dilma? Que vexame!!!

  81. Daniele Pimentel 3 de setembro de 2013 at 9:39 - Reply

    É mais fácil acreditar no “Evolucionismo”, é mais cômodo! O Criacionismo choca as mentes que precisam ver para acreditar. Darwin e suas teorias que me desculpem, mas para mim não passam de falácias humanas.

    Sem contar que, em matéria de evolução os homens perdem feio para os animais. Sinceramente, este é um termo infeliz para se atribuir aos homens. Certamente não foi a evolução que nos tornou o que somos hoje e o que na realidade sempre seremos diante do Criador.

  82. Viagem e Destinos 17 de janeiro de 2014 at 3:02 - Reply

    Really excellent write-up. I merely came across your web site plus want to mention that We have actually liked searching your blog post content. At any rate I’ll be signing up on your feast and I’m expecting you’re writing all over again very soon!

  83. Thais Carvalho 26 de março de 2014 at 18:51 - Reply

    Muito bom este conteúdo, pois irá ajudar-me em avaliações futuras.. Adorei!

  84. Larissa 28 de abril de 2014 at 19:22 - Reply

    Muito bom os resumos,me ajudou bastante a estudar para a prova e aprendi mais sobre o conteúdo…
    obrigado.. 🙂
    Larissa Tenroller

  85. Deborah 20 de maio de 2014 at 15:29 - Reply

    É muito muito bom, esta ajudando muito!e a minha prova é hojje Acho que vou tirar uma nota ótimaa!VALEUU PESSOAL

  86. bruna 21 de maio de 2014 at 12:25 - Reply

    Oii , sou a Bruna da turma 62 do Colégio Marista ,
    gostei bastante ajuda muito pra estudar , Parabéns pelo Blog !!!

  87. Gabriela Silva 6 de agosto de 2014 at 20:37 - Reply

    Gostei muito do site professor Michel!Abraços

  88. nelson 1 de outubro de 2014 at 16:44 - Reply

    A minha professora soube que era da internet

  89. Mateus Leal Hemkemeier. 31 de março de 2015 at 19:25 - Reply

    isso e bom para estudar não para dar resposta no roteiro
    mas e do resposta no roteiro:D

  90. Pedro simoes 21 de março de 2016 at 22:43 - Reply

    Desculpe o incomodo, mas você poderia me responder se o fogo fazia parte da cultura ou política do ser humano vivente no paleolítico

  91. Pedro 22 de março de 2016 at 0:47 - Reply

    Você poderia citar a política cultura e economia do paleolítico

  92. Pedro 23 de abril de 2016 at 10:40 - Reply

    Hoje em dia tamos muito avançados.

  93. marciacassal 9 de maio de 2018 at 16:14 - Reply

    porque a escrita foi escolhida como marco divisor da historia e da pre- historia

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.