Home/Resumos/Resumo: Primeira Guerra Mundial

Resumo: Primeira Guerra Mundial

dezembro 30th, 2009|Resumos|22 Comments


Neste resumo, você vai conhecer sobre a Primeira Guerra Mundial, os motivos que levaram ao conflito, os países envolvidos, a guerra de trincheiras, as etapas da guerra e suas consequências. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

  • Quiz sobre a Primeira Guerra: Teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera nas avaliações.

Antecedentes

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que ocorreu entre 1914 e 1918, do qual tomaram parte vários países da Europa e Estados Unidos. O imperialismo e a forte industrialização, havia levado a Europa, entre 1870 e 1914, a um momento de euforia econômica denominado Belle Époque.

Confiantes no progresso, os países europeus acreditavam ter chegado ao topo da civilização. Porém, este otimismo escondia grandes tensões. Estas tensões estão entre as causas da Primeira Guerra Mundial.

Causas

Podemos destacar várias causas que levaram ao conflito. O ultranacionalismo separava diversos países europeus e criava um clima de tensão e hostilidade. Esta tensão se acentuou com a corrida armamentista, ou seja, a disputa pela fabricação de armas potentes. Isto acentuou a apreensão e o medo na Europa.

O imperialismo também levou algumas regiões da Europa a grandes divergências, pois países como Alemanha e Itália disputavam territórios coloniais com outros países, como Inglaterra e França. A França e Alemanha tinham outras rivalidades. A França havia perdido, no final do século XIX, a região de Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco-Prussiana. Isto acabou despertando o revanchismo francês.

Devido a este clima tenso e as grandes diferenças no continente europeu, foi criado uma política de alianças, que agrupou os países em dois blocos principais.

Política de alianças

A hostilidade entre as nações acabou dando origem a dois grandes blocos de países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. A Tríplice Aliança agrupava a Áustria-Hungria, a Alemanha e a Itália. Por sua vez, a Tríplice Entente agrupava a Rússia, a Inglaterra e a França.

O clima desfavorável na Europa acabou gerando uma expectativa de guerra, que ficou conhecida como paz armada. Enquanto isso, Áustria-Hungria e Alemanha defendiam o pangermanismo, ou seja, a união dos povos germânicos da Europa. Rússia e a Sérvia, por sua vez, defendiam o pan-eslavismo, ou seja, a união dos povos eslavos na Europa.

Estas ambições acabaram levando à morte o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro. Sua morte pode ser considerada causa imediata da guerra.

Morte do arquiduque

As ambições territoriais da Áustria-Hungria levaram este país a conquistar a Bósnia, disputada também pela Sérvia. O arquiduque Francisco Ferdinando, que estava em visita oficial a Sarajevo, capital da Bósnia, foi assassinado enquanto desfilava em um carro aberto pelas ruas da cidade.

As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo sérvio denominado mão-negra, contrário à influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. A Áustria-Hungria não aceitou as medidas tomadas pelo governo sérvio com relação ao crime. Em 28 de julho de 1914, a Sérvia foi invadida pelo exército austro-húngaro.

Em 29 de julho, a Rússia, que era aliada da Sérvia, resolve mobilizar seus exércitos. Em resposta, a Alemanha declara guerra à Rússia. Estava formado o cenário que levaria a Europa à Primeira Guerra Mundial.

Etapas da guerra

A primeira etapa da guerra, em 1914, foi caracterizada pela movimentação de grandes exércitos. As vitórias e derrotas de ambos os lados demonstraram o equilíbrio de forças. Na segunda etapa, entre 1915 e 1916, o equilíbrio de forças resultou em uma guerra de trincheiras, em que o território era disputado palmo a palmo. Em 23 de maio de 1915, a Itália rompeu com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da França e da Inglaterra.

Enfim, na terceira etapa, entre 1917 e 1918, ocorreram dois acontecimentos importantes. A Rússia saiu da guerra devido a uma revolução que instalou um regime socialista naquele país, a chamada Revolução Russa. Outro acontecimento importante foi a entrada dos Estados Unidos no conflito ao lado da Tríplice Entente, fortalecendo as posições dos inimigos da Alemanha e contribuindo para o fim da guerra.

Em 1918, derrotadas, a Áustria-Hungria e a Alemanha foram obrigadas a assinar o armistício, ou seja, o acordo pelo fim definitivo da guerra.

Consequências

A guerra gerou, aproximadamente, 10 milhões de mortos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias e disseminou a Gripe Espanhola pelo mundo inteiro. Além disso, os combates introduziram novas tecnologias militares, como armas de gás, tanques e aviões. O Barão Vermelho foi um aviador alemão que se destacou durante o conflito ao vencer 80 combates aéreos.

Os Estados Unidos se beneficiou com a guerra. O país lucrou com os juros dos empréstimos de ajuda aos países devastados. Assim, se tornou uma grande potência mundial. As mulheres começaram a conquistar maior parcela no mercado de trabalho. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, elas trabalhavam nas indústrias bélicas e outros setores.

Temendo um novo conflito, as nações vencedoras obrigaram as nações derrotadas a assinar uma série de tratados. O mais conhecido foi o Tratado de Versalhes.

Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi um conjunto de medidas impostas pelas nações vencedoras à Alemanha, em especial. Por este tratado, a Alemanha foi responsabilizada pela guerra e obrigada a aceitar uma série de punições.

Ela teve que ceder parte de seu território e colônias a países como França, Inglaterra e Bélgica. Além disso, foi proibida de rearmar o seu exército e teve que entregar material bélico e pagar uma grande indenização aos vencedores.

O Tratado de Versalhes foi um dos fatores que conduziu a Europa à Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.

22 Comments

  1. Vinicius Jr Pereira 19 de março de 2012 at 22:27 - Reply

    Muito bom michel ! Sempre soube que o teu blog faz o cara conseguir fazer qualquer prova sem nenhuma duvida ! Vinicius do Antigo Colégio Energia 8B

  2. Rosana 24 de março de 2012 at 17:48 - Reply

    Valeu colega!
    Você continua fazendo História.
    Obrigado pelas incríveis sugestões

  3. lauriane 24 de abril de 2012 at 16:16 - Reply

    esse resumo me ajudou muito

  4. maria bruna 19 de maio de 2012 at 15:22 - Reply

    gostei muitooo me ajudou muito valeu !!!

  5. bruninha 22 de junho de 2012 at 20:57 - Reply

    gosteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei valeu

  6. Dani 26 de junho de 2012 at 1:39 - Reply

    Vc está de parabéns …continue assim postando resumo no seu blog…pq ajuda muitas pessoas concerteza…
    esse resumo me ajudou de verdade…valeuuuuuu vc é 10

  7. Félix José Araújo Veloso Junior 4 de setembro de 2012 at 15:50 - Reply

    Excelente trabalho!Genial!

  8. maykon 1 de outubro de 2012 at 23:38 - Reply

    Só não entendi o porquê de os termos como corrida armamentista e paz armada estarem nesse resumo. Não são termos da guerra fria?

    • Michel Goulart 2 de outubro de 2012 at 5:07 - Reply

      A corrida armamentista ocorreu também no contexto da Primeira Guerra.

  9. mariana 11 de outubro de 2012 at 21:58 - Reply

    muito obrigada, só faltou fazer um resumo sobre a paz armada.

  10. silmara 31 de outubro de 2012 at 13:43 - Reply

    Gostei muito, embora ainda tenho muita dificuldade em responder perguntas dissertativas, como faço para desenvolver esse ponto negativo? alguem pode me ajudar?

    • Michel Goulart 31 de outubro de 2012 at 15:23 - Reply

      Oi, Silmara, em questões dissertativas, você deve ser objetiva e direta na resposta. Procure incluir as palavras-chave na resposta.

  11. jessyane souza souza silva 13 de julho de 2013 at 10:57 - Reply

    gostei muito,obrigada estou estudando para apresentar um trabalho de historia.(colegio estadual nemisia ribeiro dos santos).

  12. Vitor Silva 10 de abril de 2015 at 7:08 - Reply

    Pena não ter podido mais copiar e colar pra imprimir o material pra estudar.
    No mais, parabéns pelo trabalho.

  13. Jaciara 26 de abril de 2015 at 13:49 - Reply

    Muito interessante!
    belo resumo

  14. Pablo Six 14 de maio de 2016 at 10:53 - Reply

    Um bom complemento em musica
    https://youtu.be/C6xhjuIZZt0

  15. Laila 23 de agosto de 2018 at 23:31 - Reply

    Obrigada mim ajudou bastante com esse resumo ainda mais que esqueci meu caderno na escola obriga mesmo foi de muita utilidade o resuminho

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.