Home/Resumos/Resumo: República da Espada

Resumo: República da Espada

janeiro 15th, 2010|Resumos|40 Comments


Neste resumo, você vai conhecer as características políticas, sociais e econômicas da República da Espada. Você vai aprender sobre a proclamação da república e os presidentes do período. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

  • Quiz sobre a República da Espada: Teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera nas avaliações.

Conceito

República da Espada é o nome dado ao primeiro período republicano no Brasil, de 1889 a 1894. O termo “Espada” faz referência à atuação dos militares na transição entre a Monarquia e a República.

Além disso, os presidentes deste período eram militares. Este período, juntamente com a República Oligárquica, faz parte da República Velha.

República

República é uma forma de governo na qual um representante, geralmente denominado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de país. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.

Porém, existem variações políticas no regime republicano, como eleições indiretas, voto não secreto, adoção do parlamentarismo, entre outras.

Antecedentes

A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889, dando fim a uma Monarquia em crise. Afastado do poder, D. Pedro II teve que deixar o Brasil. Alguns historiadores consideram que o povo não estava preparado para a República. Defendem, assim, que houve pouca participação popular.

Neste contexto, um jornalista chamado Aristides Lobo relatou que, no ato da Proclamação da República, o “povo assistiu bestializado”. Os dois presidentes que governaram, neste período, foram os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Deodoro da Fonseca

O marechal Deodoro da Fonseca governou de 1889 a 1891. O primeiro presidente da República foi eleito indiretamente, tornando-se um governante provisório.

Durante seu governo, Rui Barbosa foi ministro da fazenda, levando o país a uma crise econômica denominada encilhamento. Neste período foi criada uma nova Constituição para o país, denominada Constituição de 1891.

Deodoro da Fonseca renunciou ao cargo de presidente em 1891, devido a fortes pressões internas. Foi substituído pelo também marechal Floriano Peixoto.

Constituição de 1891

A Constituição de 1891 foi a primeira Constituição republicana e a segunda na história do país. Inspirada na Constituição dos Estados Unidos, estabelecia algumas diretrizes, como tornar o Brasil uma República Federativa e Presidencialista.

Esta constituição promovia a separação entre a Igreja e o Estado. Reduziu, assim, o poder e a influência que a Igreja tinha sobre o governo. Ela estabelecia voto universal. Porém, só uma pequena parcela tinha este direito. Mulheres, analfabetos, mendigos, sacerdotes e soldados não podiam votar.

Floriano Peixoto

O marechal Floriano Peixoto governou de 1891 a 1894.Por seu jeito de governar, ficou conhecido como “marechal de ferro”.

Durante seu governo, enfrentou duas revoltas: a Revolta da Armada e Revolução Federalista. Morreu em 1895, pouco tempo depois de entregar o governo para Prudente de Morais. O governo de Morais inicia o que se denomina República Oligárquica.

Revolta da Armada

A Revolta da Armada ocorreu no Rio de Janeiro, entre 1891 e 1893.Foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o Exército e o governo de Floriano Peixoto. Os líderes da Marinha e integrantes do movimento foram derrotados pelas tropas do governo.

Revolução Federalista

A Revolução Federalista ocorreu no Rio Grande do Sul, com reflexos em Santa Catarina, entre 1893 e 1895. A luta ocorreu entre os denominados pica-paus, favoráveis ao governo, e maragatos, contrários ao governo. Os pica-paus desejavam mais centralização do poder, enquanto os maragatos queriam mais autonomia para os estados.

A revolução teve reflexos em Santa Catarina. Floriano Peixoto mandou matar 185 maragatos na fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na então Ilha de Nossa Senhora do Desterro. Em 1894, o então governador Hercílio Luz mudou o nome da capital: Nossa Senhora do Desterro passou a se chamar Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto.

O nome é alvo de discussão até hoje, pois existem segmentos na capital catarinense, que consideram injusto a homenagem a Floriano Peixoto, que mandou matar os catarinenses na fortaleza.

40 Comments

  1. DESCOBRINDO-SE VIA LITERATURA 17 de setembro de 2009 at 21:00 - Reply

    PROFESSOR, PARABÉNS PELO TEU BLOG. SOU PROFESSORA DE PORTUGUÊS, TENHO CERTEZA QUE MUITO APRENDEREI CONTIGO. VOU ENTRAR SEMPRE PARA SABOREAR COM PRAZER…

    ABRAÇOS
    QUERO SER SEGUIDORA. POSSO?

  2. Prof_Michel 17 de setembro de 2009 at 21:15 - Reply

    Olá, seja muito bem vinda! Pode saborear como bem desejar e seguir o quanto quiser :)

    Aproveite para assinar os feeds. Este blog é atualizado todos os dias.

    Um grande beijo.

  3. Sonia Regly 18 de setembro de 2009 at 0:31 - Reply

    Michel,
    Adorei seus comentários, fiquei muito feliz.Pode voltar todos os dias, ok?? Esse Blog aqui continua um Espaço recheado de cultura e informação.Aprendo muito quando passo por aqui. Nesse compartilhar de informações, vamos crescendo.Obrigada, vc é um amigo querido.

  4. Anonymous 2 de novembro de 2009 at 11:47 - Reply

    Brigada Prof_michael vs salvou o meu dia!Brigadão mesmo =D

  5. [email protected] 19 de maio de 2010 at 11:49 - Reply

    PROFESSOR, PARABÉNS PELO TEU BLOG. SOU PROFESSOR EM FORMAÇÃO DE HISTORIA.ESTOU APRENDENDO MUITO CONTIGO. E TENHO CERTEZA QUE VC TEM MUITO MAIS PARA ENSINAR.

  6. [email protected] 19 de maio de 2010 at 11:51 - Reply

    PROFESSOR, PARABÉNS PELO TEU BLOG. SOU PROFESSORA EM FORMAÇÃO DE HISTÓRIA, TENHO APRENDIDO MUITO COM VC E COM CERTEZA MUITO TENHO DE APRENDER CONTIGO. ESTAREI SEMPRE TECLADO.

  7. Prof_Michel 19 de maio de 2010 at 15:04 - Reply

    É um prazer tê-la por aqui, Ray. Seja bem vinda! :)

  8. rafael souza 6 de agosto de 2010 at 10:14 - Reply

    olá achei muito legal essa "aula" aprendi muito.e gostaria de saber se poderia enviar mais sobre a República da espada para meu e-mail pois tenho que fazer uma redação de 5 páginas meu e-mail é:[email protected]

  9. Prof_Michel 6 de agosto de 2010 at 17:55 - Reply

    Sem problemas, Rafael! Te mando agora mesmo.

  10. anna luiza 14 de setembro de 2010 at 21:02 - Reply

    oi professor,esse resumo me ajudou muito,me ajudou a estudar para a prova ainda mais e saber sobre mínimos detalhes de um período da história do brasil.
    obrigada ,beijos anna luiza accasto

  11. Prof_Michel 14 de setembro de 2010 at 21:10 - Reply

    Blz, Anna! :)

  12. Anonymous 15 de setembro de 2010 at 14:32 - Reply

    oi prof adorei esse resumo pois ele me fez entender um pouco mais sobre o conteúdo e tenho certeza que vou me da bem na prova.
    Abraços
    DE João Carlos Zanelatto de Souza.

  13. [email protected] 15 de setembro de 2010 at 14:40 - Reply

    Oi professor, adorei ler seu resumo da república da Espada.
    Estudei só pelo resumo e me ajudou muito.
    Abraços
    Ass: João Victor Vicente Costa 7°B

  14. Lara.V.Amorim 15 de setembro de 2010 at 15:59 - Reply

    Lara Amorim VAsconcelos 7ºB

    Professor adorei seu blog ,me ajudou a estudar para prova e todos os teus resumos são ótimos Parabéns!!
    Beijoos

  15. Lara.V.Amorim 15 de setembro de 2010 at 16:00 - Reply

    Provessor continue Assim sendo essa pessoa tão Sábia e histórica HEHEHEHHEEH
    Beijoss!

  16. Cintia e Marcela 15 de setembro de 2010 at 17:35 - Reply

    Professor gostei muito do post concerteza isso será util na hora de esatudar , ache bem interessante. Obrigada

    Ass.: Marcela Letícia Horst Martinez

    Obs.: Usei o e-mail que eu e a cintia criamos juntas pois o outro deu um probleminha , ok , tchau ! =)

  17. Aninha 15 de setembro de 2010 at 18:49 - Reply

    Prof Michel,eu li três vezes este resumo sobre a República da espada e adorei!
    Achei muito interessante principalmente o fato de ele explicar tudo e com detalhes.
    Assisti também um pedaço do vídeo de Boris Fausto sobre a República Velha! Me chamou a atenção o ínicio, foi o que eu mais gostei.
    Mas não poderia de deixar de falar do blog, adorei muito! Principalmente os resumos, que mais me ajudam,…
    Parabéns pelo seu trabalho e continui assim!

    Beijos e abraços!
    Ana Luiza Matos – 7°B

  18. Jéssica 15 de setembro de 2010 at 18:54 - Reply

    Jéssica Candinho 7ºA

    Oi professor eu gostei muito do seu resumo da republica da espada, muito interresante. Vou usar isso nos meus estudos.
    BJS!!

  19. Leticia 15 de setembro de 2010 at 19:22 - Reply

    Professor,adorei os seus resumos,eles me ajudaram a estudar pra prova e eu não vou deixar de postar comentários no seu blog quando eu entrar.

    beijos,Leticia Mendes Da Agostin.

  20. Diego 15 de setembro de 2010 at 19:35 - Reply

    Porque o professor não passa na sala igual tá no blog, porque aqui é mais facil de entender?

  21. Prof_Michel 15 de setembro de 2010 at 19:37 - Reply

    Boa pergunta, garoto! O melhor é dar uma olhada no resumo antes da aula, pois assim fica mais fácil de entender.

  22. shirlei 15 de setembro de 2010 at 19:45 - Reply

    prof e a maria julia do 7 b muito legal o resumo da ele me ajudou nos estudos posso tirar nota baixa mais entendo sua aula muito legal mesmo apartir de hoje vou começar ver seus resumos beijos até amanhã

  23. Maria Julia 15 de setembro de 2010 at 20:09 - Reply

    Prof para a prova eu estudei sobre esse resumo foi ótimo ele é bem resumido e a maioria das coisas foi o que nós aprendemos em sala
    e eu adorei esse conteudo pq adoro o exército!
    Bjks até!

  24. Cintia Frese 15 de setembro de 2010 at 20:20 - Reply

    Oi Professor adorei o blog é muito bom pois aqui tem os resumos de todos os conteudos e fica muito mais facil para a gente estudar.
    Adorei continue melhorando cada vez mais.
    Beijos
    Ass:Cintia

  25. brida 15 de setembro de 2010 at 22:33 - Reply

    prof. eu achei esse resumo muito bom.
    eu gosto muito de estudar pelo blog, me ajuda muito.
    e eu queria falar que eu sou contra o nome Florianópolis, porque está homenagiando uma pessoa horrível e ainda na capital de santa catarina onde foram fuziladas pessoas daqui (maragatos)e eu queria que mudassem.
    mas também se eles mudassem iam confudir muito as pessoas e eu acho que é por isso que eles nao trocam.
    ja é conhecida como floriipa.
    e é isso prof.
    beijões.

  26. [email protected] 16 de setembro de 2010 at 8:57 - Reply

    professor mlchel a republica da espada foi o conteudo que eu mis entendi, eu sempre estudo por aqui.
    seu blog e muito legal.
    ass:joao victor benedet 7 ano a

  27. brenno_ff 16 de setembro de 2010 at 11:35 - Reply

    prof gostei muito dos resumos
    me ajudou muito a estudar para
    as provas gosto muito do seu
    blog

    ass:brenno 7b

  28. brenno_ff 16 de setembro de 2010 at 11:37 - Reply

    prof adorei os resumos me ajudou
    muito para estudar pra prova
    gosto muito do seu blog

    ass:brenno 7b

  29. Prof_Michel 16 de setembro de 2010 at 14:39 - Reply

    Brida, existem várias pessoas na nossa capital que pensam da mesma forma que você. Mas acho que trocar seria inviável no momento.

  30. vinicius 19 de setembro de 2010 at 11:41 - Reply

    Ola professor, entao gostei de verdade do seu blog ! E agora eu entendo porque ele esta num dos melhores do Brasil e tambem porque devemos votar nele !
    Os resumos ajudaram bastante, pois tinha aquele conteúdo do Deodoro da Fonseca que eu tinha perdido pois faltei a aula e agora consegui entender certinho :)

    |Vinicius 7B|

  31. karine 7 de março de 2012 at 8:39 - Reply

    muitoo bom

  32. ademilton 7 de março de 2012 at 8:41 - Reply

    GOSTEI DO SEU BLOG PROFESSOR,PARABÉNS APRENDIR MUITO MAIS.

  33. thaysa 28 de maio de 2012 at 10:45 - Reply

    gostei muito mim ajudou demais

  34. Maria do socorro carvalho cunha 27 de fevereiro de 2013 at 9:34 - Reply

    Professor, pode passar todo o resumo para o meu email? [email protected].

    Muito bom parabéns!

  35. Dener Flipe 13 de março de 2013 at 10:31 - Reply

    Valeu pela ajuda ai professor vou tirar pelomenos uns 9,8
    …………………………………..

  36. Rafaela 1 de abril de 2013 at 20:55 - Reply

    Olá prof º gostei muito deste resumo …
    tenho um seminário para fazer e precisava de mais algumas informações sobre a republica da espada e gostaria de saber se poderia me enviar um e-mail com as informações …
    segue o e-mail : [email protected]
    grata bjoos rafa

  37. Yuri Barros 1 de agosto de 2014 at 9:56 - Reply

    Bom dia, Professor Michel !
    Quero parabeniza-lo pelo exelente blog, pois apresenta um exelente conteúdo que aqui está ministrado.

    Estudante – Convênio

  38. monique 6 de julho de 2017 at 16:45 - Reply

    oi

  39. monique 6 de julho de 2017 at 16:47 - Reply

    muito interessante o resumo, mas aqui nao fala como acabou essa republica, o resumo acabou nas revoltas :(, vai postar algo mais sobre isso ?

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.