Home/Resumos/Resumo: Política no Segundo Reinado

Resumo: Política no Segundo Reinado

março 15th, 2010|Resumos|39 Comments


Neste resumo, você vai conhecer sobre a organização política no Segundo Reinado, assim como as relações diplomáticas entre o Brasil e outros países no período. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

Antecedentes

Segundo Reinado foi o período em que o Brasil foi governado por D. Pedro II, de 1840 a 1889.No fim do Período Regencial, muitas revoltas ameaçavam a unidade territorial do país. Alguns grupos políticos consideravam que apenas Pedro de Alcântara poderia conter estas revoltas.

No entanto, ele tinha 14 anos, e a Constituição permitia ao rei governar somente com 18 anos. Para resolver este problema, foi feita uma alteração na Constituição, declarando a maioridade de Pedro de Alcântara, que recebeu o título de D. Pedro II.

Esta alteração na Constituição é denominada Golpe da Maioridade. Inicia-se, assim, o Segundo Reinado, em 1840. Neste resumo, vamos aprender como foi a política interna e externa neste período.

Grupos políticos

Os grupos políticos que predominaram, no Segundo Reinado, foram os Liberais e Conservadores. Na teoria, Liberal significa aquele que busca mudanças significativas no país, nos aspectos políticos, sociais e econômicos.

Conservador, por sua vez, significa aquele que não deseja mudanças profundas, preferindo manter as coisas como estão. No entanto, na prática, Liberais e Conservadores tinham muito em comum, pois pertenciam a grupos da elite brasileira, e geralmente eram fazendeiros e donos de escravos.

Por este motivo, se diz que eram “farinha do mesmo saco”, ou seja, não havia muita diferença entre eles.

Parlamentarismo às avessas

Para agradar aos grupos políticos durante seu governo, D. Pedro II aceitou reduzir o seu poder, adotando o Parlamentarismo, em 1847.O Parlamentarismo é um sistema de governo, caracterizado por concentrar o poder executivo nas mãos de um primeiro-ministro.

O Brasil procurou imitar o modelo parlamentarista inglês. Porém, o Poder Moderador ainda mantinha o controle político nas mãos de D. Pedro II. Assim, o modelo parlamentarista brasileiro foi chamado de “Parlamentarismo às avessas”, pois foi o contrário do modelo inglês.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira pode ser considerada uma extensão dos conflitos que aconteceram no Período Regencial. Seu nome deriva da rua da Praia, onde se concentrava o jornal Diário Novo, principal apoiador da revolta. Ocorreu na província de Pernambuco, de 1848 a 1850. Foi uma revolta de caráter popular, liberal e separatista. Liderados por Pedro Ivo Veloso, os praieiros foram derrotados pelas tropas do imperador, em 1850.

Dentre as causas da revolta, podemos destacar o descontentamento dos políticos liberais diante do presidente conservador nomeado para a província. Além disso, a população se revoltava contra a família Cavalcanti, que era do partido conservador e concentrava a maior parte das terras.

O povo também não aprovava o controle do comércio pelos portugueses e defendia o fim do Império e a implantação de uma República, de acordo com as ideias liberais iluministas.

Questão Christie

A Questão Christie foi um problema diplomático, entre o Brasil e Inglaterra, que ocorreu de 1862 a 1865.Em 1862, alguns marinheiros ingleses foram detidos na cidade do Rio de Janeiro, por motivos de embriaguez e arruaças na rua. Devido a esta prisão, o embaixador inglês William Christie exigiu pedido de desculpas, por parte do governo brasileiro.

Além disto, exigiu indenização pelo naufrágio de um navio cargueiro inglês, Prince of Wales, na costa do Rio Grande do Sul. Sob protestos, o governo brasileiro pagou o custo da carga. No entanto, em 1863, uma esquadra de guerra inglesa procedeu ao apresamento de cinco navios mercantes brasileiros. D. Pedro II exigiu indenização e desculpas pela violação do território nacional.

Diante da recusa inglesa, o Brasil cortou relações diplomáticas com a Inglaterra, neste mesmo ano. Estas relações foram reatadas quando, em 1865, a Inglaterra pediu desculpas ao governo brasileiro.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai, que ocorreu de 1864 a 1870, é considerada o maior conflito armado da América do Sul. Envolveu o Paraguai, governado por Solano López, contra a denominada Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra ocorreu devido a uma série de interesses entre os países envolvidos. O Paraguai, em 1862, era praticamente autossuficiente. Como não tinha saída para o mar, desejava ampliar seu território para vender seus produtos.

Este aumento de território tinha, como objetivo, a conquista de uma importante rota fluvial, o rio Paraná, cujo controle também era interesse do Brasil. A Argentina, por sua vez, não só desejava frear os interesses expansionistas do Paraguai, como também desejava parte do território paraguaio.

Fim da guerra

A Inglaterra tinha interesse em abrir o mercado paraguaio aos seus produtos industrializados. Assim, apoiou a Tríplice Aliança.Com dinheiro emprestado da Inglaterra, a guerra teve início, com prejuízos reais a todos os envolvidos diretos. Em 1870, com a morte de Solano López, o Paraguai foi derrotado.

Brasil e Argentina tiveram grandes dívidas com a guerra, assim como baixa de muitos soldados. A Inglaterra, por sua vez, teve lucros. O Paraguai contabilizou 600 mil mortos, perdeu grande quantidade do seu território, e ainda teve que pagar indenização aos vencedores.

39 Comments

  1. Murilo Patricio 20 de agosto de 2009 at 18:23 - Reply

    noossa ajudou muito a fazer as tarefas!!! muito bom professor :D

  2. helton 20 de agosto de 2009 at 20:01 - Reply

    muito legal gostei muito maneiro

  3. vitoria zaniboni 27 de agosto de 2009 at 15:03 - Reply

    professor seu blog esta muito legal parabens

  4. vitoria zaniboni 27 de agosto de 2009 at 15:08 - Reply

    é bem mais facil de estudar assim
    e tambem eata mais facil de acessar seu blog

  5. True João 7ºB 31 de agosto de 2009 at 12:20 - Reply

    Gostei do novo layout do blog.

    Ficou mais dinâmico e mais fácil de ser pesquisas e tarefas.

    Agora na busca do Google, também ficou mais fácil, pois ninguém iria procurar "webdigitaleducator".

    Parabéns Prof. Michel!!!!!

  6. Prof_Michel 31 de agosto de 2009 at 12:57 - Reply

    Obrigado, João :)

  7. helton 1 de setembro de 2009 at 17:35 - Reply

    fico muito 10 o podcast ainda somando com aqueles slides ficou perfeito meus parabens
    E AGRADECIMENTOS por fazer postagens da materia do segundo reinado

    VALEU!!!!!!

  8. Prof_Michel 1 de setembro de 2009 at 17:38 - Reply

    Valeu, garoto! Ainda vem muita coisa boa por aí. E ouça o podcast: Histórias do Brasil Império, do Nerdcast.https://historiadigital.org/2009/09/tem-historia-no-nerdcast.html

  9. Anonymous 19 de setembro de 2009 at 18:38 - Reply

    Nossa que legal, adorei tudo. Me ajudou a fazer os exercícios, e a esudar para as provas. Eu gostaria de pedir que você colocasse algo sobre o período regencial 1831-1840.

  10. Prof_Michel 20 de setembro de 2009 at 19:00 - Reply

    Ok, amigo, vou postar o resumo sobre o período regencial. Enquanto não vem, dê uma olhada neste artigo:
    https://historiadigital.org/2009/09/atlas-historico-brasil-imperio.html

  11. Fabio Costa 20 de outubro de 2009 at 16:47 - Reply

    Professor nao conheço o senhor mais quandu o senhor tiver a oportunidade de ler esse comentario se puder entrar em contato comigu,, meu nome e Fábio email [email protected]
    se o senhor pode me ajudar to com um trabalho pra apresentar do periodo de 1822 a 1889 do brasil imperio, se o senhor puder me ajudar com algum material que possa ta anexado ao trabalho escrito ficaria muito grato ao senhor pois to com o pouco de dificuldade com material.. adorei essa parte da politica externa e interna.. ja vou adequar no meu trabalho e colocarei o blog do senhor como referencia na minha sala e na bibliografia do meu trabalho.. abraços
    espero que o senhor possa me da essa ajuda
    um resumao bem bacana dessa epoca…

  12. Prof_Michel 20 de outubro de 2009 at 16:56 - Reply

    Oi, Fábio, o resumo está aí. Existem outros recursos que vc pode inserir. É só procurar no blog!

  13. jéssica carine 7 de julho de 2010 at 20:57 - Reply

    oi meu nome é jéssica e eu to com um trabalho sobre a política interna e externa de getúlio vargas em 1937 a 1945 profªse poder me ajudar preciso disso para sexta muito obrigada!

  14. Prof_Michel 7 de julho de 2010 at 21:35 - Reply

    Oi, Jéssica, veja se tem alguma coisa que possa interessar neste link:
    https://historiadigital.org/search/label/Era%20Vargas

  15. fabiana 27 de novembro de 2010 at 21:21 - Reply

    estabeleça a relaçao existente entre a abdcaçao de don pedro com as facçoes politicas com o golpe da maioridadeprof. me ajuda manda um [email protected]

  16. Prof_Michel 28 de novembro de 2010 at 1:33 - Reply

    Fabi, não deu para entender a sua pergunta

  17. ?Éven? 2 de dezembro de 2010 at 23:06 - Reply

    Nossa! Parabéns e Obrigada! Ajudou-me bastante esse resumo.

  18. Blog Do Ramonzinho 23 de fevereiro de 2011 at 14:37 - Reply

    Muito legal,por isso que é bom ter um proff ligado na net.suahushua

  19. samantha_capetinha_rayelle 16 de março de 2011 at 22:23 - Reply

    Nossa professor, eu amo historia e com seu blog fica muito mais facil, faço o 2º ano, e o metodo da apostila e mto complicado!
    Valew msm, vou te seguir no twitter ai, vc me segue tb abraços…[email protected]

  20. katyane 1 de abril de 2011 at 9:03 - Reply

    oi Profº:
    gostaria de um mini resumo sobre o primeiro reinado o mais rapido possivel se p uder me ajudar ficarei muito agradecida…

  21. Ramonzinho 11 de maio de 2011 at 16:28 - Reply

    Ja to me preparando para a prova o conteudo ta bem legal um pouco dificil mas assim vai!

  22. Ramonzinho 13 de maio de 2011 at 14:05 - Reply

    Proff esse é o nosso proximo conteudo neh?
    Ja Vo comessa a estuda para acerta alguma perguntinha de PontO.
    suhahu

  23. Sofia Maria 1 de junho de 2011 at 16:14 - Reply

    gostei muito deste resumo me ajudou muito muito
    a estudar para a prova

  24. Claudio Moreira Pereira Júnior 2 de junho de 2011 at 15:13 - Reply

    Eu sempre fiquei em dúvidas na parte das Guerras Sabinada,Balaiada,Cabanagem e Guerra dos Farrapos, agora eu entendi um pouco mais a matéria :D

  25. Bebéti 2 de junho de 2011 at 15:40 - Reply

    nossa prof muito bomm esse top resumo me ajudou bastante a estudar o podquest e o quizlet tambem!

  26. Claudio Moreira Pereira Júnior 2 de junho de 2011 at 17:12 - Reply

    Ótimo post professor, eu ainda não me conformo com a alteração na constituição srsrs.
    OBS: um erro no final do Podcast ;D

    abraços
    http://www.gamblegamer.blogspot.com

  27. Prof_Michel 2 de junho de 2011 at 17:13 - Reply

    Tem erro é? Vou verificar!

  28. Claudio Moreira Pereira Júnior 12 de junho de 2011 at 14:24 - Reply

    ótimo post, D.PEDRO não teve infância porque os regentes estavam cansados de governar.(meu ponto de interrogativo nao esta funcionando)

  29. Sophia Abreu 10 de dezembro de 2012 at 21:37 - Reply

    Muito bom o resumo! Eu aprendi muito!

  30. Ruty Rocha 31 de maio de 2013 at 15:53 - Reply

    legalzinho
    ate q eu gostei

  31. Reginaldo de Souza 7 de junho de 2013 at 11:34 - Reply

    “Ao estudar história percebo que: Sem Revolução não há Evolução.”
    Em Educação, sem dúvida, é um dos melhores sites da Internet. Parabéns!

  32. Daniele Pimentel 13 de agosto de 2013 at 11:59 - Reply

    O pessoal do Nerdcast deveria morar fordo do Brasil! Achei um belo saco!

  33. Lila 3 de outubro de 2013 at 13:46 - Reply

    Esse site está de parabéns! Muito bom mesmo!!

  34. Alessandra 14 de setembro de 2014 at 20:38 - Reply

    Excelente site!!! Resumos são bem elaborados; adoro desenvolver o Quiz de cada um deles. Parabéns!!!!

  35. Deyze Barbosa 20 de outubro de 2016 at 0:00 - Reply

    Muito bom, excelente site, Parabéns!..

  36. Alexandre 23 de fevereiro de 2017 at 14:05 - Reply

    A Guerra do Prata não é sequer mencionada, e tem fundamental importância estratégica na política externa brasileira.

  37. Eduardo 27 de novembro de 2018 at 15:22 - Reply

    Os conservadores eram CONTRA a escravidão e lutaram até conseguir abolir. Eram RARÍSSIMOS os que tinham escravos. Ao contrário dos liberais.

    O golpe republicano foi dado justamente pelos liberais que se juntaram com a maçonaria da época, de viés positivista, para destituir o Imperador justamente por ele e os conservadores terem abolido a escravidão no Brasil.

    Como você me coloca que liberais e conservadores eram farinha do mesmo saco e eram donos de fazenda com escravos?

    • Michel Goulart 27 de novembro de 2018 at 15:57 - Reply

      De fato, este aspecto será corrigido. O próprio José Bonifácio, grande representante do conservadorismo brasileiro, era contra a escravidão.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.