Nesta atividade, você deve responder as questões considerando o teor da tirinha exposta na imagem. A atividade é adequada para se tratar do tema filósofos pré-socráticos nas aulas de Filosofia, tema relacionado ao surgimento da filosofia na Magna Grécia, antes de Sócrates.
Os pré-socráticos – também conhecidos como filósofos da natureza – tinham como característica a busca por um princípio original (arché) para compreender o surgimento da vida e da natureza (physis).
Clique na imagem para ampliar
[toggle title=”Confira a resposta”]
a) Tales de Mileto.
b) Tales percebeu a importância vital que a água tem na vida das pessoas, além do fato de compor a maior parte do corpo humano. Além disso, em suas viagens, Tales visitou o Egito e verificou a forma como o rio Nilo garantia a fertilidade da terra.
c) Anaxímenes de Mileto (Ar), Heráclito de Éfeso (Fogo).
[/toggle]
Bem legal, as questões, mas a tirinha é bem non-sense e sem humor.
É interessante notar que principalmente a geraçao de filosofos logo a seguir de Tales estao sediados na Asia Menor(=Anatolia) hoje Turquia, na epoca era parte do imperio persa, que sempre é posto como coisa maligna, ou autoritária e avesso a sabedoria. Mas a filosofia grega pre-socratica nasce sob governo persa. Na época a Magna Grecia também desfrutava de mais riqueza e consequentemente de mais filosofia. Atenas só se torna a “Escola da Grecia”, centro indisputado do mundo helenico ,mais tarde, seculo V aC quando sai considerada principal heroina na vitoria sobre persas nas Guerras Medicas. O relativismo e o racionalismo que permeiam a Filosofia só poderiam nascer em local com barriga cheia (riqueza material), paz e uma intensa troca de ideias, produtos e deuses diferentes, exatamente o que imperio persa proporcionava a todo Oriente Medio no seculo VIaC. Pelo mesmo motivo, o segundo local a filosofar foi o sul da Italia do sec VI aC. Enquanto isto , na Grecia “original”, o clima não era propicio: Mentalidades paroquianas, guerra cronica, fome e pobreza.