Home/Atividades/Jogo: Tipos de Colonização

Jogo: Tipos de Colonização

março 23rd, 2012|Atividades|3 Comments


Neste jogo de relacionar, você deve encontrar as principais características de dois modelos de colonização que existiam na América: colônias de exploração e colônias de povoamento. As diferentes regiões da América conheceram modelos distintos de colonização, impostos por países como Portugal, Espanha, Inglaterra e França.

Para jogar, clique na imagem abaixo

Jogo sobre os tipos de colonização

O sistema de colonização que a Europa impôs aos povos recém-conquistados da América iniciou a partir da Expansão Marítima. Uma vez na América, as coroas europeias – principalmente Portugal e Espanha – iniciaram a exploração da terra, pois o pacto colonial fazia parte da lógica mercantilista.

O sistema de exploração também ficou conhecido como plantation em algumas regiões. A Inglaterra, no norte das treze colônias, adotou um sistema que ficou conhecido como colônia de povoamento.

Quer saber a resposta? Leia o resumo sobre o sistema mercantilista.

3 Comments

  1. klaus do iate 27 de março de 2012 at 10:57 - Reply

    A polaridade C de povoamento X C. de colonização,com a sua relação ecologica e desdobramentos no futuro destes lugares, vale fora do continente americano? Se sim, a Australia seria classificada como?

  2. Michel Goulart 27 de março de 2012 at 14:52 - Reply

    Caraca, boa pergunta. Se for considerada dentro do contexto do colonialismo europeu, não é adequado, pois a colonização australiana aconteceu no final do século XVIII. Assim, está mais para o contexto do neocolonialismo do que colonialismo.

  3. klaus do iate 27 de março de 2012 at 18:27 - Reply

    E tem mais, o clima é parecido com o do Brasil e foi povoado por degredados da Inglaterra. Por outro lado nao fronecia nenhum produto tropical importante e nao se tornou subdesenvolvido, embora tenha problemas ecologicos graves e de integração racil também. Eu nao sei como enquadra-la

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.