Este texto foi escrito por Gabriel Raupp Correa, aluno da Terceira Série do Colégio Marista de Criciúma. Confira um artigo sobre o Legado do Nazismo e sua Inesperada Influência no Mundo Atual.

Influência do Nazismo

Desenho que mostra a influência do nazismo na moda

O Nazismo e sua Influência no Mundo Atual

Durante a nossa vida escolar aprendemos sobre o nazismo e seu papel na história, aprendemos que o nazismo foi um momento sombrio da humanidade marcado pela perseguição às raças julgadas impuras aos olhos de uma sociedade totalitarista e racista. Mas me sinto no compromisso de explicar que o nazismo teve papel fundamental na elaboração de uma sociedade moderna.

Os frutos deixados por Adolf Hitler e seus simpatizantes proporcionaram o desenvolvimento de campos científicos que, se não fosse pelo nazismo, levariam anos a serem explorados de maneira eficaz pelas demais potências da época. Os avanços feitos pelos cientistas do Terceiro Reich abrangem as áreas da engenheira, medicina, política e, acreditem ou não, moda.

Um dos campos mais revolucionários foi o da medicina, isso porque os experimentos eram realizados em cobaias humanas vivas! Por mais horrendo que isso possa parecer, tais experimentos proporcionaram os conhecimentos que hoje aprendemos na escola e na faculdade. Inicialmente, as pesquisas eram feitas usando soldados voluntários, porém as limitações existentes, como a morte do soldado, impediam os pesquisadores de avaliar a real resistência do corpo a certas situações exploradas.

Então ocorreu a substituição do soldado alemão pelos prisioneiros dos campos de concentração. Com cobaias cujo o fim seria a morte, não haveria restrição nos experimentos, e isso expandiu os conhecimentos dos cientistas.

Eles descobriram formas de tratar a hipotermia, quanto tempo um ser humano podia suportar o frio extremo sem perder as funções vitais; substituição de membros (transplante de um braço direito por um esquerdo); medicamentos para doenças como a tifo, a febre amarela; e a “atividade de reaquecimento rápida”- uma técnica que permitia o reaquecimento seguro do corpo hipotérmico e que é utilizada ainda hoje em regiões frias.

A engenharia não fica atrás na corrida dos avanços. Na verdade, pode-se dizer que a medicina e a engenharia tiveram papéis semelhantes em certos aspectos, um deles foi a ousadia. Hitler lutou na Primeira Guerra Mundial, e nela presenciou o poder que a artilharia (armas poderosas e de grande alcance) causava no inimigo e, posteriormente, viu ela se tornar móvel com o surgimento dos tanques de guerra. Ao final da guerra, Hitler prometeu vingar a derrota e as perdas sofridas no conflito.

Mas ainda havia um obstáculo: a Alemanha havia sido proibida de produzir veículos blindados. Hitler então contratou os mais brilhantes engenheiros alemães para criar, em segredo, um novo veículo de assalto, o Panzer. Os Panzers 3, 4 e 5 eram tanques médios e formavam a base da Blitzkrieg (a principal tática ofensiva alemã), já o Panzer 6 foi o primeiro tanque pesado da história, chegando a incríveis 57 toneladas!

Mas a ousadia de Hitler não parava, ele pediu que fosse criado um tanque ainda maior o MAUS, um tanque que atingia 188 toneladas! Após a guerra, descobriu-se que um tanque ainda maior estava sendo projetado o Landkreuzer P.1000 Ratte, 1000 toneladas, de aço, 8 motores desenvolvendo 17000 HP, o maior veículo já projetado.

Se você já brincou com um carrinho de controle remoto, agradeça aos alemães. Tenha em mente que o Goliath Tracked Mine foi o primeiro carro de controle remoto da história, capaz de se distanciar do operador em até 600 metros, o primeiro a usar um joystick com pulsos eletrônicos. E falando em carro, quem pode se esquecer do Fusca? Simples, barato, e eficiente definem o primeiro veículo popular (“Volks Wagen”) capaz de ultrapassar os 100 Km/h.

O foguete V2 foi o pai da corrida espacial (seu projeto serviu de base para as sondas espaciais e para o projeto Apollo), o primeiro objeto capaz de atingir a pré-órbita tinha como objetivo atacar os Estados Unidos ou a Inglaterra, sua função foi chamada de “míssil balístico intercontinental”, o precursor, também, das ogivas nucleares modernas.

O caça a Jato também foi uma invenção alemã, o Messershimitt 262 foi o primeiro avião a utilizar um motor a jato. Motor que revolucionou o comercio aéreo, por ser mais eficiente e mais veloz que o motor a pistão tradicional. Poderia ser escrito um artigo inteiro sobre as armas nazistas, afinal, o conteúdo é grande, mas devo dizer que entediaria os leitores deste texto, mesmo que o nazismo tenha sido um dos governos mais avançados tecnologicamente, suas invenções teriam dificuldade de inverter o rumo da guerra.

O nazismo teve como base de seu discurso “a hegemonia da raça ariana”, para isso era preciso convencer aqueles que fariam parte do movimento, o povo alemão. Convencer o povo é algo difícil e é preciso persuadi-lo, os alemães criaram então o ministério da propaganda cujo intuito era mostrar que o povo alemão era de fato superior, a palavra foi disseminada por meio de filmes, palestras e passeatas promovidas pelo governo.

Mas não parava por aí, eles também foram um dos pioneiros dos projetos sociais e de preservação da vida animal nacional, criando leis que proibiam a caça fora do período legal, e outra que proibia o uso de animais vivos para fins de pesquisa (dissecação).

Além de propagandas e programas de proteção animal e humana (movimento antitabagista e assistência de inverno, por exemplo) eles também desenvolviam formas de tornar a vida mais pratica, como a criação da Autobahn, a auto estrada federal, que serviu de exemplo para os demais países como uma forma de ligar os extremos do território.

Por fim chegamos a moda, o tópico que, talvez, menos se esperava existir. É um fato que os oficiais nazistas estavam sempre bem vestidos com seus casacos de couro, sobretudos imponentes, botas grossas de salto, chapéus, peles caras e raras. Todos estes itens influenciaram a moda atual, os casacos de couro são muito utilizados pelos motoqueiros, as peles são apreciadas pelas mulheres e caçadores, e mesmo que isso não seja suficiente para convencê-lo, veja algumas das maiores marcas de materiais esportivos da atualidade, a Adidas.

Fundada por Adolf Dassler, simpatizante nazista na época, ele produziu calçados para a Wehrmacht. Seu irmão, Rudolf, o auxiliava e mais tarde fundaria a Puma. E Hugo Boss, talvez um dos maiores ícones entre perfumes e moda, fornecia uniformes à SS, juventude hitlerista, entre outras organizações nazistas. E caso queira um exemplo mais “popular”, as lojas pernambucanas, sim a loja brasileira, fornecia vestes aos soldados alemães.

Em geral o nazismo foi sim um período triste e turbulento da história, mas precisamos aprender a ver os dois lados da moeda, nem tudo que tem um lado ruim terá a outra face igual. Os nazistas, em especial Hitler, eram visionários, homens com mentes extremamente criativas e além de seu tempo, seus inventos tiveram sua importância escondida à sombra de um governo racista e autoritário que trouxe escuridão ao mundo, porem estes inventos foram uma luz no meio de tudo, luz que trouxe o lado bom do nazismo e que revelam a sua importância na sociedade moderna.