Estou lendo o livro de Geoffrey Blainey – Uma Breve História do Mundo. Um livro espetacular, que aborda vários fatos históricos numa ótica não apenas política ou econômica, mas também cultural. Detalhes sobre como viviam os nossos antepassados aumenta o interesse pela História. Neste contexto, confira um Artigo sobre o Olhar do Imperador Constantino Acerca da Expansão Cristã.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos

Mosaico mostrando o Imperador Constantino, séc. VII
Acabei de ler a respeito do imperador Constantino. De acordo com Blainey, algumas pessoas tomam decisões que mudam radicalmente o rumo da história. O autor defende que, considerando a história cristã, depois da crucificação de Cristo, Constantino deixou o legado mais influente.
Constantino (Constantino I) foi imperador da parte ocidental do Império Romano, de 306 a 337 da era Cristã. Antes de seu governo, o cristianismo não era tolerado, e geralmente os cristãos tinha terras confiscadas pelos romanos, além de sofrer grande perseguição.
A partir de 312, Constantino tornou-se cristão, e, consequentemente, passou a tolerar as práticas religiosas cristãs. Seguindo o exemplo do imperador, muitos romanos acabaram se convertendo ao cristianismo. Tempos depois, esta seria a religião oficial do Império Romano.
Depois da leitura, algo me veio na cabeça. Imaginem que este imperador, por algum motivo, tivesse uma visão geral dos acontecimentos relacionados ao cristianismo, depois de sua morte. Imaginem que ele pudesse ver o fruto de seu legado, a expansão de uma crença a partir do maior império da antiguidade, e que tornou-se a mais seguida de todos os tempos.
Se fosse realmente possível a ele ter estas visões, por quais motivos Constantino teria ficado orgulhoso, e por quais motivos teria ficado decepcionado?
Ah nao vou falar tudo de novo
Constatinus nunca foi cristão realmente, ele aderiu ao cristianismo apenas para avita a queda do império romano e usou o msm para propagar um expansionismo ideológico !! Msm tendo “virado” cristão ele não parou de cultuar os deuses pagãos, que era sua verdadeira crença.
Constantinus aumentou muito o numero de seguidores e o cacife politico do cristianismo, mas estragou a religião; possibilitando coisas como a Guerra das Investiduras, Inquisição, Cruzadas, Catequese, Guerra dos 30 anos etc.
Sejamos sinceros, o momento exato da conversão (parcial ,mas genuina) do Cosntatinus ao cristianismo nao será conhecido. Mas certamente muito antes de seu batismo oficial pouco antes de morrer, o proprio Constatinus, os outros cristãos e os romanos nao-cristaos, todos já o viam como “o imperador cristao”. O outro ponto que fica claro era que ele (mesmo com sua compreensao parcial de Jesus) nao era um hipocrita meramente usando a religiao com fins politicos.
deixando as mortes que ele causou, inclusive da primeira esposa e filho.
Cosntatinus era cruel e se tornou paranoico apos unificar todo mundo romano em suas mãos. Ele apreendeu somente parte da religiao que lhe convinha. É interessante compara-lo a outro imperador, o indiano Assoka. Cosntatinus nao apreendeu o lado pacifista e compassivo da religião e muito menos a separação dos poderes temporal e espiritual prescrita pelo Jesus