Agora é prá valer!! Já fazia um tempo que eu vinha prometendo escrever esta dica, mas custei a publicá-la. Isto porque, como sou um cara pentelho criterioso, tentei encontrar mais fontes com sugestões para a rapaziada se dar bem em história. Encontrei a inspiração deste artigo no blog do professor Eustáquio Vidigal. Portanto, confira Como Estudar História e Memorizar Fatos Importantes Desta Matéria.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos

Imagem de luneta antiga sobre mapa histórico
Através de um roteiro simples, ele sintetiza o conjunto de conhecimentos necessários para evitar estudar história através da decoreba de fatos e datas. Estas dicas valem, especialmente, para alunos do ensino fundamental e médio.
A Dica
1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
Aplicação
Exemplo de aplicação deste roteiro:
a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.
b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.
Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal. E se alguém quiser deixar novas sugestões para aplicar este roteiro, escolha um fato histórico e mande ver nos comentários ;-)
É mais facil estudar primeiramente a historia do Brasil ou começo pela da humanidade?
Começa pela História Geral (origem da humanidade), depois integra História Geral e História do Brasil.
Uma consequência importante da 1aGG ficou faltando: a criação da União Sovietica que não conta como “nação” porque era um Estado multinacional, fortemente mantido coeso por uma ideologia quase -religião. Meio que na contramão das outras tendências do fim da 1aGG quando quatro estados multinacionais foram desmontados (alemão, turco, russo e austrohungaro). A URSS seria amada ou temida por todo o “curto século 20”, como Hobsbaun chamaria o periodo entre 1918-1991
Gostei deste blog, só tenho de agradecer o criador do mesmo.
prefiro português
nossa historia er muito deficio :-p
legal muito bom
Láá´atrás um amigo pergunta como se estuda fatos historicos muito recentes (atualidades). Mas nenhum fato recente desce de paraqueda e Aristoteles dizia que uma coisa grande e complicada já foi um dia simples e facil de entender e por isto é só voltar no tempo. As chamadas atualidades quando vc estuda a fundo vê que pode ter raizes muito antigas. Portnato o roteiro do Prof Michel continua válido até pra gente naõ embarcar na interpretação da mídia que deveria se resumir a descrever o fato e não dissertar sobre ele. A unica letra do roteiro de uma Atualidade que fica dificil de responder é exatamente sobre as consequencias. A eleição do papa argentino, por exemplo. No item f) (consequencia) fica realmente dificil responder, mas um leopardo nao muda suas manchas e mudanças que vem pra ficar nao se fazem de uma ora para outra. Estudando um pouquinho o passado deste senhor , humilde, franciscano, mas um colaboracionista com a ditadura argentina, na letra f) do roteiro, naõ poderemos esperar muita inovação, podemos esperar uma contratação maciça de ex-hackers catolicos que bolem um sistema de informação quase a prova de leaks, mas nao a permissao de uso do anovulatorio ou de casamento entre homossexuais catolicos, a queda do celibato sacerdotal ou a apuração a fundo de denuncias de pedofilia e desvio de grana do Vaticano.