Em visita ao blog da professora Miriam Salles, encontrei um artigo chamado 10 conselhos para evitar o “copiar e colar”. A ideia é fornecer estratégias para evitar utilizar as ferramentas acima citadas, direcionando a pesquisa e entrega dos trabalhos. Saiba Como Evitar a Cópia de Conteúdos na Internet em Trabalhos Escolares.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos

Charge tratando da cópia de conteúdos
Ela resgatou os conselhos de um site hispânico e traduziu para a nossa língua. Um excelente trabalho, aliás! Vamos às dicas…
1- Valorize a opinião pessoal, as reflexões, ideias e comentários dos alunos: ao pedir trabalhos, utilize termos como “explique com as suas palavras”, ou “dê a sua opinião”. Da mesma forma, estimule a criação de blogs ou wikis para a troca de ideias.
2- Contextualize o trabalho: um trabalho específico e concreto sobre o assunto estudado será mais difícil de copiar.
3- Incentive a investigação nos trabalhos: que sejam os alunos que, depois da observação do meio, façam as perguntas aos especialistas e a consulta em diferentes fontes.
4- Peça que complementem o texto com outras ações de compreensão: tais como resumos, mapas conceituais, entrevistas, ilustrações, vídeos, fotos, entre outros.
5- Mude o enunciado do trabalho por um caso ou problema a ser resolvido: faça a informação partir de um estudo de caso, fazendo o aluno buscar soluções para dado problema. Isto estimula a compreensão, assimilação e transferência da informação procurada.
6- Utilize a técnica de Caça ao Tesouro: esta técnica faz com que o aluno, além de buscar a informação, analise e compreenda.
7- Peça as fontes utilizadas na pesquisa: muitos alunos não sabem como escrever a bibliografia ou citar um autor dentro do texto e simplesmente copiam da internet. É necessário ensinar como fazê-lo.
8- Utilize Webquests e Miniquests: estas técnicas são baseadas na aprendizagem construtivista e estimulam a investigação.
9- Complemente o trabalho com outros que envolvam a leitura e compreensão do tema: exemplos são apresentações em sala de aula, criação de painéis, fórums de discussão, entre outros.
10- Leve em conta o bom uso da internet nos critérios de avaliação: valorize a redação própria, a seleção da informação, apresentação dos dados mais relevantes sobre o tema, o formato e design do trabalho.
Ufa, é isso aí! Não se faz necessário utilizar todas as dicas, mas selecionar algumas que possam trazer a satisfação de ter um trabalho feito e entregue da maneira correta. Boas aulas!
Livia e Rafa, estou com vocês e não abro! :)
Temos amigos que precisam muito parar de copiar os trabalhos e tarefa, não só por nos irritar, mas também por não aprenderem nada.
Valeu pelas dicas
Oi, Claudine, obrigado pelas dicas. Eu também acho que não existe melhor forma de um aluno provar que preparou um trabalho, do que apresentando para a turma :)
Sobre o programa que você sugeriu, tem outro que divulguei neste post:
http://webdigitaleducator.blogspot.com/2009/04/o-fim-do-copismo-nos-trabalhos.html
Um grande abraço