Home/Jogos/Jogo: Batalha de Hastings

Jogo: Batalha de Hastings

março 13th, 2012|Jogos|8 Comments


Neste jogo, você vai reviver a Batalha de Hastings, que ocorreu em 14 de outubro de 1066. Esta grande batalha representa a luta pelo domínio dos reinos bárbaros na Inglaterra, que influenciaram a cultura e economia inglesas. Você vai conhecer os motivos que levaram a este confronto que mudou a história da Inglaterra, assim como as consequências de sua derrota.

Para jogar, clique na imagem abaixo

Jogo mostrando a batalha entre normandos e saxões

O que foi a Batalha de Hastings?

A Batalha de Hastings ocorreu no dia 14 de Outubro de 1066, perto de Hastings, na Inglaterra, entre as tropas inglesas do rei Haroldo II Godwinson e o exército invasor de Guilherme II, Duque da Normandia. O resultado foi uma vitória decisiva de Guilherme o Conquistador e a morte de Haroldo II durante a batalha. Este sucesso concretizou a conquista normanda e o fim da dinastia de reis anglo-saxões na Inglaterra.

8 Comments

  1. klaus do iate 14 de março de 2012 at 11:14 - Reply

    Tentei jogar como Harold, rei saxao e varias vezes perdi. Só ganhei uma vez. O jogo quer nos dizer que as chances eram muito melhores para Wiliam/Guilherme.
    Historicamente nao foi assim. Wiliam tinha um exercito mais variado e Harold tinha acabado de repelir outra invasao ao norte dali com este mesmo exercito que deveria estar motivado porem exausto. Mas as chances de Wiliam nao eram tao melhores.
    E o relato dos cronistas de “recuo fingido” da cavalaria normanda é falso. Naquela época era dificil se comunicar e treinar para realizar tal coisa, o recuo da cavalaria foi fuga real e só por um milagrew e muita exposicao pessoal Wiliam reverteu a situacao.
    Pro jogo ser mais realista tinha que dar mais chance de Harold ganhar.

  2. klaus do iate 14 de março de 2012 at 11:23 - Reply

    Aprincipal consequencia da batalha foi por a Britania de novo no circulo da França e da Europa mediterranea, a principal corrente de pensamento cristao ocidental.
    Antes dela a Britania estava muito escandinavizada. Note os soldados de Harold montaram para cobrir a enorme distancia entre os 2 campos de batalha, mas desmontavam para lutar – modo viking de lutar. Os cavaleiros de Wiliam marchavam apeados trazando seus cavallos pesadoes pelo cabresto e só montavam para batalhar – modo franco. Estes cavaloes eram fortes ,mas cansavam facil.
    O exercito de Harold era saxao escandinavizado, Wiliam era descendente de escandinavos ,mas totalmente afrancesado.

  3. Michel Goulart 14 de março de 2012 at 15:56 - Reply

    Wiliam-Wilhelm-Guilherme: engraçado que o nome anglo-saxão tem o equivalente em inglês e português.

  4. klaus do iate 15 de março de 2012 at 8:55 - Reply

    É. E segue aquela regra que latinizando ou celtizando um vocabulo germano começando em W, tasca-se um G ou se consoantiza-se o w para V. Acho que por isso I e U sao chamdados de semivogais porque ora soam como I/J eU/V respectiavamente.
    War>guerra,
    walak> galicia/Valaquia,
    wilhelm>guilherme,
    wurtigern> Gurtigern / Vitalinus
    walter> Valter

    O Willhelm significaria algo como” protetor voluntarioso” ou ” Cabeçudo mimadinho”

  5. klaus do iate 15 de março de 2012 at 11:03 - Reply

    hehehe
    Mas falo sério: will=desejo helm=elmo, capacete e por extensao, proteção.

  6. Klaus do Iate 19 de março de 2013 at 10:39 - Reply

    No novo livro do Weir fica claro o papel central dos arqueiros bretões a pé do William e não da sua cavalaria pesada normanda , para a vitória em Hastings,1066. pressagiando algumas batalhas da guerra dos 100 anos. A própria tapeçaria de Bayeux denuncia a verdade. Só que atribuir a vitória a camponeses arqueiros não estava nos planos de um nobre feudal e os cronistas da época eram todos financiados pelos senhores feudais. Novamente, como qualquer Zé Mané pode criar cavalos nas estepes afroasiatica e eurasiatica, mas na Europa Ocidental os bichos tem que ter seu pasto cultivado e eles tem que ser abrigados no inverno, cavalos são coisa de elite lá, desde antes da fundação de Roma. A cavalarização dos exercitos europeus ocidentais após Carlos Martel só acentuou a relação entre nobreza e cavalaria e a dependência que os reis tinham dela.Tal quadro só seria revertido com o Renascimento comercial e urbano europeu.

  7. SciCast #244: Inglaterra - Deviante 16 de março de 2018 at 0:02 - Reply

    […] Web Game Batalha de Hastings […]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.