Na prova do Enem 2014, tente resolver esta questão sobre a forma como presidente Campos Sales considerava a importância dos Estados brasileiros e seus componentes, durante a República Oligárquica. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Campos Sales e as Oligarquias

O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.
CARVALHO, J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987 (adaptado).

Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de

a) governar com a adesão popular.
b) atrair o apoio das oligarquias regionais.
c) conferir maior autonomia às prefeituras.
d) democratizar o poder do governo central.
e) ampliar a influência da capital no cenário nacional.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: B

Habilidade: Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Resolução: O texto alude à política dos governadores, pacto celebrado pelo presidente Campos Sales com setores hegemônicos das oligarquias estaduais. Tal relação garantia tanto a maioria no Congresso Nacional, quanto os votos necessários para a manutenção das mesmas forças no poder.

Resumo: República Oligárquica

[/toggle]