Home/Resumos/Resumo: Grécia Antiga

Resumo: Grécia Antiga

agosto 30th, 2011|Resumos|86 Comments


Neste resumo, você vai conhecer sobre a Grécia Antiga, uma das civilizações mais fascinantes e criativas da antiguidade, da qual herdamos a filosofia, a democracia e vários outros aspectos culturais. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

  • Quiz sobre a Grécia Antiga: Teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera para provas, vestibulares e concursos.

Antecedentes

Os gregos desenvolveram uma civilização diferente de outros povos. Isto porque eles eram humanistas, ou seja, se preocupavam com o ser humano, nos mais diferentes aspectos. Até alguns deuses gregos tinham características humanas. Desenvolveram diversas áreas para a compreensão e valorização humana, como a filosofia, a história, a democracia, entre outras.

Chamavam a sim mesmo de Helenos, e seu território, Hélade. Gregos e Grécia foi uma denominação posterior, utilizada pelos romanos. Os gregos chamavam a outros povos de bárbaros.

O relevo montanhoso e as dificuldades de comunicação contribuiu para impedir a unidade política da região. Assim, os gregos se desenvolveram em cidades-Estado, denominadas pólis. A história da Grécia Antiga se divide em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

Período Pré-Homérico

O Período Pré-Homérico ocorreu entre 2000 a.C e 900 a.C, aproximadamente. Tribos de pastores nômades chegaram à Grécia em sucessivas ondas migratórias. Entre estas tribos estavam os aqueus, jônios, eólios e dórios. Os aqueus desenvolveram a civilização micênica, absorvendo alguns aspectos culturais da civilização minóica.

A civilização minóica se desenvolveu na ilha de Creta, ao sul da Grécia. Seu nome deriva de Minos, como era conhecido o seu rei. Os minóicos são considerados talassocráticos, por terem desenvolvido forte poder marítimo. Considera-se que os complexos palácios de Cnossos, capital cretense, deram origem ao mito do Minotauro.

Período Homérico

O Período Homérico ocorreu entre 900 a.C a 700 a.C, aproximadamente. O nome deriva do poeta Homero, a quem se atribui a criação de dois famosos poemas: Ilíada e Odisseia. Estes poemas deram base para a compreensão deste período. A Ilíada narra a guerra entre Grécia e Troia (Ílion), na Ásia Menor. Por sua vez, a Odisseia narra o retorno de Ulisses (Odisseu) à sua terra natal.

Neste período, a vida na Grécia tinha por base a grande família, denominada Genos. No entanto, o crescimento da população e a falta de terras férteis fez estas comunidades entrarem em crise. Os escravos passaram cada vez mais a fazer parte das atividades econômicas. Surgiram, então, as cidades-Estado, cada uma com organização social e política próprias. Exemplos de cidades-Estado: Atenas, Esparta, Tebas, Corinto, entre outras. Algumas cidades-Estado tinham uma acrópole, que era a parte mais alta, com função estratégia, religiosa e comercial.

Período Arcaico

O Período Arcaico ocorreu entre 700 a.C. a 500 a.C., aproximadamente. Este período foi caracterizado por um grande aumento populacional, que levou a fundação de colônias, como Bizâncio, Siracusa e Nápoles.

Neste período, desenvolveu-se a filosofia, que significa “amor à sabedoria”, uma das maiores contribuições gregas para a civilização ocidental. Além disso, as cidades-Estado se desenvolveram. A aristocracia, com cada vez mais poder, passou a comandar. A política passou por várias transições, até o surgimento da democracia.

Em Atenas, o poder excessivo nas mãos da aristocracia gerou uma crise social e política que só foi contornada no momento em que os legisladores – criadores de leis – entraram em cena.

Legisladores atenienses

Em 621 a.C., o legislador Drácon dedicou-se a elaboração do primeiro conjunto de leis escritas da cidade. Tal medida estabeleceu uma limitação dos poderes até então exercidos pela aristocracia. Entretanto, estas leis não traduziram a demanda pela ampliação dos direitos políticos ao preservar boa parte dos privilégios destinados à elite ateniense.

Em 594 a.C., Sólon estabeleceu um conjunto mais significativo de transformações. Primeiramente, decretou o fim da escravidão por dívidas. Em seguida, dividiu a população em faixas de renda. Porém, mesmo buscando um cenário político mais equilibrado, as reformas de Sólon foram desconsideradas pelos governos tirânicos que ascenderam com o apoio popular.

Somente em 507 a.C., as reformas de Sólon foram retomadas pela ação do legislador Clístenes, fundamental na consolidação da democracia ateniense.

Democracia

A democracia grega era limitada a uma parcela da população: apenas homens livres adultos eram considerados cidadãos. Mulheres, crianças, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Logo, não podiam votar. A votação era feita na ostraka, ou conchas. As leis, ou assuntos relativos a votação, variavam. Denominava-se ostracismo o ato de exilar indivíduos através do voto na ostraka.

A democracia grega era denominada direta, pois o cidadão votava direto nas leis. Nossa democracia é denominada representativa, pois votamos em representantes que, por sua vez, votam nas leis. Vale ressaltar que, geralmente, os participantes das assembleias pertenciam a grupos de elite, com grande número de escravos.

Período Clássico

O Período Clássico ocorreu entre 500 a.C. e 338 a.C., aproximadamente. É considerado, por alguns historiadores, a “Idade do Ouro” da civilização grega. Neste período, algumas cidades-Estado se uniram para enfrentar os persas, nas guerras médicas. No fim, os gregos saíram vitoriosos.

Por ter liderado os gregos na vitória contra os persas, Atenas se tornou uma das cidades-Estado mais importantes da Grécia. Reuniu outras cidades sob sua influência, através da Liga de Delos. Atenas e Esparta, por suas diferenças, acabaram entrando em conflito, na chamada Guerra do Peloponeso. Desta guerra, Esparta saiu vitoriosa.

Atenas e Esparta

Haviam grandes diferenças entre a organização social e política de Atenas e Esparta. Atenas era uma cidade de navegadores, agricultores, filósofos e artistas. Foi o berço da democracia grega. Esparta, por outro lado, era uma cidade militarista e aristocrática.

A educação, em Atenas, tinha como objetivo a formação completa do homem, nos aspectos físico, intelectual e artístico. Em Esparta, a educação tinha como objetivo dar a cada indivíduo a perfeição física, coragem e disciplina para que se tornasse um soldado ideal.

Período Helenístico

O Período Helenístico ocorreu entre 338 a.C. e 30 a.C., aproximadamente. Após a Guerra do Peloponeso, a Grécia continuou agitada por causa de lutas internas. Filipe, rei da Macedônia, aproveitando-se disso, dominou toda a Grécia.

Seu filho, Alexandre Magno, continuou as conquistas, construindo um rápido e vasto império, que se estendeu até a Índia. Morreu aos 33 anos de idade. Suas conquistas ajudaram a difundir a cultura grega para o oriente. Esta fusão entre a cultura grega e oriental é denominada helenismo.

86 Comments

  1. Maria Julia Teixeira 14 de setembro de 2009 at 22:08 - Reply

    Michel,muito bom esse resumotirei várias dúvidas!
    Espero que me ajude na prova de amanhã :)

  2. Prof_Michel 14 de setembro de 2009 at 22:16 - Reply

    Valeu, Maria Júlia. Tenho certeza de que vai te ajudar. Sucesso, garota!

  3. Barbara Colombo 15 de setembro de 2009 at 15:31 - Reply

    Professor, você não vai colocar o nosso resumo?
    eu estou esperando a um tempão. e você ainda não botou.
    è que amanha tem prova e eu quero estudar pelo resumo.

  4. Samuel 15 de setembro de 2009 at 16:12 - Reply

    é, professor tu não vai botar o resumo?

  5. Prof_Michel 15 de setembro de 2009 at 17:02 - Reply

    Comunicado: o resumo sobre República Velha não será postado hoje no blog. Motivo: resumo não é muleta para fazer prova, é apenas um recurso adicional. O esquema foi feito no quadro, o assunto foi discutido em sala, e isso já é suficiente para estudar.

  6. Prof_Michel 15 de setembro de 2009 at 17:05 - Reply

    Recebi um arrogante comentário de alguém chamado "alguém":

    "Professor, eu estou a muito tempo esperando o resumo. e vc ainda não botou. estademorando demais. e eu ja estou cansado de esperar. eu procurei p professor no msn e vc não estava.
    vc ainda não botou o resumo e eu preciso dle pra estudar. E ja estou cansado de esperar ¬¬"

    Como seu eu fosse obrigado a fazer o resumo! Seja quem for que tenha escrito isto, a idéia é equivocada.

  7. mue 15 de setembro de 2009 at 19:07 - Reply

    bem equivocada …. tu faz um favor e ainda ela reclama !

  8. Rafaela 15 de setembro de 2009 at 21:29 - Reply

    Nossa.
    Quem escreveu isso?
    Poderia pelo menos ser mais delicado..
    :S

  9. Rafaela 15 de setembro de 2009 at 21:31 - Reply

    Mais fessor, onde é que ele escreveu?
    Eu tava procurando no blog e não achei.
    :S

  10. Manuela Dalla 11 de novembro de 2009 at 15:16 - Reply

    Esse resumo ajudou para a prova e ainda está
    ajudando, pois agora estou fazendo exercícios a mais de todas as matérias e as minhas dúvidas dos exercícios de história estou tirando aqui no seu blog, continue botando resumo.

  11. Robson Rosa 15 de janeiro de 2010 at 8:46 - Reply

    Grande iniciativa, parabéns, isso mostra a força que a internet possui quando bem utilizada.

  12. mohanna_carvalho 25 de abril de 2010 at 13:46 - Reply

    professor me passa teu msn!
    gostei do site =)
    me ajudou no trabalho pra amanhã
    beeeeijos ^^)

  13. Prof_Michel 25 de abril de 2010 at 13:50 - Reply

    Olá, mohanna, meu MSN é:
    [email protected]

    Beijos

  14. Rosangela 28 de maio de 2010 at 19:45 - Reply

    um resumo pratico e facil de entender diferente do que o professor fala na saula de aula devido ao tempo apenas dois perido por semana isto e muito pouco

  15. Prof_Michel 28 de maio de 2010 at 23:26 - Reply

    O importante é que seja útil para vocês, Rosangela! :)

  16. vitinho 7 de setembro de 2010 at 14:51 - Reply

    professor gostei do seu blog e ele me ajudou muito na redaçao de hj
    POR:Victor Hugo

  17. Náiade 28 de março de 2011 at 18:43 - Reply

    O blog não deixa de ajudar, mesmo quando nós deixamos de ter aula contigo prof hahaha. Muito bom esse resumo, espero que ajude bastante na prova de amanhã!! Beijo

  18. Prof_Michel 29 de março de 2011 at 0:21 - Reply

    Blz, garota! Beijão

  19. Claudio Moreira Pereira Júnior 27 de abril de 2011 at 14:14 - Reply

    Professor, deuses para cada coisa, não acha que eles não confundiam o nome? HAUAHU

  20. Claudio Moreira Pereira Júnior 27 de abril de 2011 at 14:15 - Reply

    Professor, deuses para cada tipo de coisa será que eles não confundiam os nomes naquela época? e como descobriram que eles existiam?

  21. Food and drink 29 de abril de 2011 at 7:42 - Reply

    vc sabe onde eu posso encontar um site que tenha exercicios resolvidos e comentados de historia do brasil e geral??

    bjos

  22. anna luiza 8 de maio de 2011 at 17:37 - Reply

    Professor nós vamos aprender esse assunto no 8° ano ?
    Porque eu achei bem interessante.

    Abraços anna luiza

  23. anna luiza 8 de maio de 2011 at 17:41 - Reply

    Professor por que eles chamavam a si mesmo de "helenos" e seu território de "hélade"?

    anna luiza

  24. anna luiza 8 de maio de 2011 at 17:59 - Reply

    Professor,na lingua grega, as cidades eram chamadas de "Pólis" que geraram as "Metrópoles", grandes cidades que são desenvolvidas em comércio, empresas, indústrias,ou seja, coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia.

    *Metrópole, da língua grega metropolis ( m?t?r = mãe e pólis = cidade), é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades do desenvolvimento urbano.

    Graças aos gregos, hoje existem as "Metrópoles",
    que nos trazem várias diversidades culturais, econômicas, socias, que fazem o nosso país se desenvolver cada vez mais.

    anna luiza

  25. Luisa 16 de maio de 2011 at 20:00 - Reply

    Adorei esse tópico professor, eu adoro aprender sobre a povo grego antigo.
    Luisa Serafim

  26. Luisa 16 de maio de 2011 at 20:02 - Reply

    Professor, nós vamos aprender sobre as crenças das Grécia antiga no 8º ano? Pois esse assunto é muito interessante e legal de aprender.
    Luisa Serafim

  27. Aline 20 de julho de 2011 at 13:00 - Reply

    Galerinha bonita do meu coração: o professor está demorando a publicar o resumo? que tal usar um dos que ele já publicou como um exemplo e fazer você mesmo o seu resumo? Fica a dica.

  28. Prof_Michel 20 de julho de 2011 at 13:12 - Reply

    Oi, Aline, na verdade este comentário é de 2009, hehe. O problema já foi resolvido. De qualquer forma, valeu o feedback! ;)

  29. Aryane 5 de março de 2012 at 19:05 - Reply

    Prof.Michel,
    Olá professor queria parabeniza-lo pelo seu trabalho, achei seu blog excelente, me ajudou muito! Obrigado : )

  30. Julia 24 de abril de 2012 at 20:43 - Reply

    Adorei! Ajudou-me demais, fez com que meus estudos se tornassem menos chatos e muito mais interessantes! Ótimo trabalho, tudo de bom mesmo!

  31. rita 13 de junho de 2012 at 17:04 - Reply

    michel goulart tu e mt lindooooooooooooooooooooo

  32. MICHELLE 6 de julho de 2012 at 22:30 - Reply

    seu trabalhoé maravilhoso só gostaria de saber dos audios mp3 se vc vai colocar novamente

  33. misael(conddark) 3 de agosto de 2012 at 20:59 - Reply

    muito enteresante e me ajudou na proxa da aman

  34. ritielle souza 8 de agosto de 2012 at 13:36 - Reply

    muito legal essa conversa

  35. Alice silva martins 8 de agosto de 2012 at 21:34 - Reply

    Muito bom me tirou várias duvidas que não
    tinha no livro da minha escola.

  36. Luisa 15 de agosto de 2012 at 11:46 - Reply

    Adorei esse website professor michel muito obrigada vai me ajudar na prova de amnhã mas tem um problema meu computador as vezes trava quando eu entro no seu site…

  37. julia 22 de agosto de 2012 at 16:15 - Reply

    nossa q historia boa adoreii vc q escreveuu olha meus parabens ficouu otiimo ´uall´

  38. bianca 31 de agosto de 2012 at 18:48 - Reply

    uma grande coisa nao me ajudo em nada caranba

  39. Alice Silva 5 de setembro de 2012 at 21:00 - Reply

    Isso vai me ajudar muito por que vai cair na prova !Obrigado.kkkkkkkk.

  40. erick 7 de setembro de 2012 at 21:45 - Reply

    só queria saber quais foram as causas das guerras medicas ?

    • Michel Goulart 7 de setembro de 2012 at 22:08 - Reply

      A tentativa da Pérsia em dominar o território grego.

  41. willian 17 de setembro de 2012 at 16:46 - Reply

    eu acho muito legal esses comentarios

  42. gabriella cristina 4 de outubro de 2012 at 8:34 - Reply

    amei adorei brigado por esse site maravilhosooooo!!!!!!!! : )*____*

  43. isadora e valentim 15 de outubro de 2012 at 14:04 - Reply

    desculpa, foi meu irmão que escreveu isso, adoreiiiii esse site, vc está de parabénssssss !!!

  44. Débora 8 de novembro de 2012 at 21:03 - Reply

    Aqui encontro ótimos resumos! #osestudantesagradecem

  45. lisiane 19 de novembro de 2012 at 9:51 - Reply

    adorei conhecer oa antiga grecia

  46. roberta 22 de novembro de 2012 at 20:18 - Reply

    adora esse assuntu ! ammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  47. roberta 22 de novembro de 2012 at 20:19 - Reply

    a minha professora disse que esse asunto era muito chato, mais eu não acho

  48. gaby 17 de dezembro de 2012 at 15:09 - Reply

    esse assunto é muioto chato, eu acho um tédio :s

  49. Mariana Costa Moraes 26 de fevereiro de 2013 at 19:52 - Reply

    Gente!Onde ta esse resumo???

  50. Gabriela 5 de março de 2013 at 21:46 - Reply

    poxa muito legal esse site, me ajudou bastante pra fazer o trabalho de historia pra amanha. Parabéns prof. Michel :D

  51. rian zacaron 14 de outubro de 2013 at 9:14 - Reply

    cade o resumo

  52. marcus 21 de outubro de 2013 at 17:50 - Reply

    num to vendo nada num ajuda em nada afff

  53. lucas henrique 25 de novembro de 2013 at 0:20 - Reply

    Eu tbm gostaria mto de saber onde está esse resumooo

  54. maria clara Faustino 27 de dezembro de 2013 at 22:14 - Reply

    Achei esse resumo otimo estou estudando para prova de historia esse resumo me esta ajudando muito e terei quer fazer um resumo da grecia antiga

  55. maria clara Faustino 27 de dezembro de 2013 at 22:15 - Reply

    le todo o resumo otimo

  56. Vanessa Oliveira 21 de março de 2014 at 12:08 - Reply

    Resumo nota 10! Resume de forma agradável sem deixar nada importante de fora.

  57. adriano 22 de abril de 2014 at 21:40 - Reply

    obrigado professor ajudou muito a fazer meu trabalho ate parabemmmmssssssssss..

  58. Tiiago 18 de maio de 2014 at 16:37 - Reply

    Faltou as Guerras !!

  59. Juliana 1 de junho de 2014 at 12:38 - Reply

    Ótimo resumo!!! :)

  60. maryy 5 de agosto de 2014 at 20:22 - Reply

    amei esse resumo

  61. amanda 8 de agosto de 2014 at 10:24 - Reply

    nossa da hora msm …..

  62. amanda 8 de agosto de 2014 at 10:25 - Reply

    nossa da hora msm adorei

  63. Cida da Silva 5 de setembro de 2014 at 17:03 - Reply

    Olá professor, gostaria de saber se o sr. tem facebook???

    Ótimo resumo!!! ;)

  64. Professor Claudinei 11 de setembro de 2014 at 17:25 - Reply

    Olá Profº Michel e quanto ao cavalo de Tróia, ele e a tal batalha teriam realmente existido, ou não passa de lenda? Sabe da existência de alguma evidência sobre o tal cavalo? Recentemente uma colega professora afirmou que teriam sido realizadas escavações e encontrado restos de madeira do tal cavalo, isso procede?

  65. Professor Claudinei 11 de setembro de 2014 at 17:26 - Reply

    Ah tive que seu resumo é ótimo estaria sendo apenas repetitivo, parabéns mais uma vez…

  66. Professor Claudinei 11 de setembro de 2014 at 17:28 - Reply

    Ah professor apenas mais uma dúvida, pq alguns de seus resumos não estão mais em slideshare?

  67. irlan 24 de setembro de 2014 at 9:30 - Reply

    Bom ora estudar pra prova muito legal aprender quando alguém tem interesse de estudar.

  68. eduardo D. Zarur 1 de dezembro de 2014 at 18:30 - Reply

    mto bom o resumo! e isso vai me ajudar bastante pra prova de amanha #recuperacão!!! kkkkk

  69. Stefane 28 de fevereiro de 2015 at 9:53 - Reply

    adorei o resumo

  70. Miguel 18 de março de 2015 at 1:59 - Reply

    Muito top! Exelente iniciativa. Um dos melhores sites q já vi pra estudar. E olha que tenho muitas fontes de estudos. Vcs estao de parabens. Sucesso e obrigado prezados MESTRES.

  71. jorge vinicius da costa 3 de julho de 2015 at 14:08 - Reply

    me ajudou muitto nosn trabalhos de historia , muitto legal
    adorei
    coloque mais imagens sem videos

  72. mikael 3 de novembro de 2015 at 14:08 - Reply

    valeu pela resposta

  73. Pal no cu 21 de junho de 2016 at 9:45 - Reply

    Tenho um trabalho de 50 questoes para fazer ate o 12:00 e to 11:00

  74. alice moura 15 de setembro de 2016 at 15:27 - Reply

    me ajudou muito para complemento e para revisar.:)

  75. Jony 25 de fevereiro de 2019 at 15:52 - Reply

    Também fiz o resumo, para quem quiser ver, no Youtube sobre o assunto. Não só isso disponibilizei o slide para baixar. Aqui o link:
    https://youtu.be/6BvKkypUkyE

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.