Home/Resumos/Resumo: Período Democrático

Resumo: Período Democrático

agosto 30th, 2009|Resumos|13 Comments


Neste resumo, você vai conhecer o período democrático brasileiro, os presidentes do período e suas principais obras, a cultura, a sociedade e economia. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

Resumo-Periodo-Democratico-I

Clique na imagem para ampliar

  • Como Período Democrático cai no Enem: Período Democrático cai no Enem! Saiba como este tema é cobrado, as características, principais tópicos e conceitos para você ficar fera e arrasar na prova.
  • Vídeo: Período Democrático: Vídeo produzido por Bóris Fausto sobre o Período Democrático, das obras dos presidentes, desenvolvimento econômico ao comício da Central do Brasil.
Resumo-Periodo-Democratico-II

Clique na imagem para ampliar

  • Teleaula: O Governo Dutra: Você vai ficar sabendo quais foram os candidatos e os partidos políticos que disputaram as eleições de 1945, cujo vencedor foi o general Dutra.
Resumo-Periodo-Democratico-III

Clique na imagem para ampliar

Resumo-Periodo-Democratico-IIII

Clique na imagem para ampliar

Resumo-Periodo-Democratico-V

Clique na imagem para ampliar

  • Questão: Suicídio de Vargas: Tente resolver esta questão sobre o conjunto de fatores que levaram ao suicídio de Getúlio Vargas, um dos presidentes mais populares que o Brasil já teve.
  • Teleaula: O Suicídio de Vargas: Desde o começo do seu segundo governo, Getúlio Vargas foi pressionado o tempo todo a renunciar. Conheça os motivos do suicídio e da carta-testamento.
Resumo-Periodo-Democratico-VI

Clique na imagem para ampliar

  • Teleaula: O Governo Juscelino Kubitscheck: Você verá que, com o fim dramático do governo Vargas, o Brasil viveu anos de otimismo e desenvolvimento. Foram os anos do presidente Juscelino Kubitscheck.
  • Questão: Democracia e Reforma: Tente resolver esta questão sobre a forma como diferentes setores, no final da déc. de 1950 e começo dos anos 60 concebiam Democracia e Reforma.
Resumo-Periodo-Democratico-VII

Clique na imagem para ampliar

  • Infográfico: Brasília e sua evolução: Conheça o projeto de construção e a evolução urbanística da capital do Brasil. Brasília foi inaugurada oficialmente no dia 21 de abril de 1960.
  • Questão: Mudança da Capital: Tente resolver esta questão sobre a ideia de mudar a capital do Brasil, deixando o Rio de Janeiro – que foi sede durante séculos.
Resumo-Periodo-Democratico-VIII

Clique na imagem para ampliar

  • Teleaula: Governo Jânio Quadros: Você vai ver que a situação política e econômica do Brasil, no início dos anos 60, foi marcada pela herança positiva e negativa do período.
Resumo-Periodo-Democratico-VIIII

Clique na imagem para ampliar

Resumo-Periodo-Democratico-X

Clique na imagem para ampliar

  • Questão: Conflitos Sociais de 1960: Tente resolver esta questão sobre os conflitos sociais que surgiram no período anterior ao golpe militar e que questionavam propostas do período democrático.
Resumo-Periodo-Democratico-XI

Clique na imagem para ampliar

  • Teleaula: Governo João Goulart: Você verá como funcionou o regime parlamentarista em seu curto tempo de existência. Além disso, saberá que a implantação do parlamentarista.
Resumo-Periodo-Democratico-XII

Clique na imagem para ampliar

  • Teleaula: Cultura nos Anos 50: Vamos ver que no fim da Segunda Guerra Mundial, houve um ressurgimento da democracia no Brasil: eleições, afrouxamento da censura e participação popular.

13 Comments

  1. Alline 14 de agosto de 2012 at 16:38 - Reply

    quem cometeu o atentado contra Carlos Lacerda? se não foi Getúlio

  2. Reijane 29 de outubro de 2012 at 11:46 - Reply

    Olá, seu resumo esta errado, devido estudos realizadas no livro História geral do Brasil editora scipione, serie parametros; durante o governo de Dutra foi assinada uma nova constituição sim, porém sendo esta a quinta; é o nome do concorrente de Dutra é Eduardo Gomes da UDN, não Juaréz.

    Por favor corrigir, caso esteja errada.
    Creio que não.

  3. Daniele Pimentel 17 de setembro de 2013 at 10:09 - Reply

    Olá professor Michel. Houve alguma alteração feita mediante a observação da Reijane? Eu gostaria de baixar o resumo e desejo saber se algo foi corrigido ou atualizado.

    Muito obrigada.

  4. Daniele Pimentel 17 de setembro de 2013 at 10:24 - Reply

    De fato, eu andei pesquisando e o concorrente de Dutra nas eleições de 1945 foi o Eduardo Gomes (O brigadeiro – que supostamente deu nome ao doce mais gostoso do mundo). O Juarez Távora foi concorrente do Juscelino um ano depois.

    Seria interessante corrigir, professor!

    Obrigada.

  5. Daniele Pimentel 17 de setembro de 2013 at 11:39 - Reply

    Desconsidera este “um ano depois” nas disputas entre Távora e Juscelino.

  6. Daniele Pimentel 17 de setembro de 2013 at 11:46 - Reply

    Ei, professor Michel, desculpa ser “pentelha”, mas você falou isso para a Reijane em 10/2012 e até agora nada foi alterado no resumo… Acabei de ver o vídeo do Fausto sugerido pelo História Digital e fica claro o erro histórico entre resumo e vídeo (neste ponto, é claro). Alunos e admiradores do seu trabalho, de ótima qualidade por sinal, agradeceram o feedback.

    Abraços e obrigada!

  7. Daniele Pimentel 24 de setembro de 2013 at 7:58 - Reply

    Ooops… AgradecerÃO! Afff…

  8. Daniele Pimentel 24 de setembro de 2013 at 8:44 - Reply

    Ah, tem só mais uma coisinha… (ai como eu sou pentelha) a Constituição de 1946 foi a quinta do Brasil. Faltou reeditar isso também.

    Obrigada

  9. Lana 19 de março de 2016 at 1:52 - Reply

    Está certo gente a constituição de 1946 foi a quarta do período republicano e sim a quinta do Brasil.

  10. Mauricio da Silva 9 de agosto de 2016 at 22:41 - Reply

    Gostei muito desses resumos, o qual me ajudou a me programa as minhas aulas com êxodo…

    Parabéns!!!

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.