Home/Resumos/Resumo: Segunda Guerra Mundial

Resumo: Segunda Guerra Mundial

setembro 30th, 2009|Resumos|25 Comments


Neste resumo, você vai conhecer a Segunda Guerra Mundial, os planos de expansão alemã, os grupos envolvidos, a guerra na Europa e na Ásia, batalhas principais e consequências. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos.

Antecedentes

Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, Hitler tinha a obsessão de livrar a Alemanha da humilhação do Tratado de Versalhes. Este tratado foi imposto pela França, Inglaterra e Estados Unidos, em 1919, desmoralizando e levando a Alemanha a uma crise econômica.

Este fato, associado a outros, levou a Europa à Segunda Guerra Mundial, a mais destrutiva da história, que durou de 1939 a 1945. Morreram, nesta guerra, cerca de 40 milhões de pessoas, entre judeus, minorias étnicas, soldados e populações dos países envolvidos no conflito.

Causas

A principal causa da guerra foi o Tratado de Versalhes. O povo alemão estava bem convencido de que suas dificuldades econômicas estavam ligadas a este tratado. Hitler, através do movimento nazista, canalizou o descontentamento dos alemães para a realização de seu plano, visando anular as imposições do tratado.

Para isso, ele defendia a necessidade de conquistar novos territórios, o que era a base da ideologia do espaço vital, conhecida como lebesraum. De acordo com esta ideologia, era preciso realizar a integração das comunidades alemãs espalhadas pela Europa, como a Áustria e Dantzig.

Além disso, ele considerava importante conquistar a Polônia e a Ucrânia, esta última uma região fértil que produzia trigo, manganês e outras matérias-primas.

A expansão

O plano de expansão arquitetado por Hitler estava organizado segundo etapas bem calculadas. Em 1938, com apoio dos austríacos, anexou a Áustria à Alemanha. Em seguida, exigiu a integração das minorias germânicas que habitavam os Sudetos, região montanhosa da Tchecoslováquia.

Em setembro de 1938, na Conferência de Berlim, os ingleses e franceses permitiram a anexação dos Sudetos, seguindo a política de apaziguamento, que consistia em tolerar algumas práticas para evitar conflitos. Em 20 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. Este pacto garantia que a União Soviética não ia interferir nos planos de Hitler.

Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia. A Inglaterra e a França, aliadas da Polônia, declararam guerra à Alemanha. Estava iniciada a Segunda Guerra Mundial.

Os grupos envolvidos

Em 1940, a Itália, que já formava com a Alemanha o eixo Roma-Berlim, entrou na guerra. Algum tempo depois, o Japão se aliou a este bloco, pois tinha objetivos imperialistas no oriente. A Inglaterra perdeu o apoio da França, quando esta foi invadida pelas tropas nazistas. Em 1941, diante do ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, a Inglaterra recebeu o apoio dos Estados Unidos.

Neste mesmo ano, Hitler invadiu o território da União Soviética. Desta forma, foi rompido o pacto de não-agressão e os soviéticos declararam guerra aos alemães. Estava formado, assim, os principais grupos envolvidos na Segunda Guerra Mundial: o eixo, composto por Alemanha, Itália e Japão; e os aliados, composto por Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética.

A guerra na Europa

A Alemanha registrou vitórias rápidas no início da guerra. Os generais utilizavam a técnica do Blitzkrieg, ou guerra relâmpago, que envolvia ataques pela terra e pelo ar. Em pouco tempo, os nazistas ocuparam rapidamente a Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca e parte da França. Em 1940, a França foi completamente dominada.

Em agosto de 1940, o governou alemão começou ataques aéreos em massa contra a Inglaterra, no episódio conhecido como Batalha da Inglaterra. A aviação inglesa, com o auxílio de radares, conseguiu resistir, causando enormes perdas à aviação alemã e levando Hitler a abandonar a ideia de invadir o território inglês.

Derrotado na Inglaterra, Hitler passou a se concentrar no projeto de invadir a União Soviética. Ele achava que, com esta conquista, a Alemanha se transformaria em um império invencível.

A guerra no Pacífico

Além das batalhas travadas no continente europeu, ocorreram outras em pleno oceano pacífico e em suas inúmeras ilhas. Estas batalhas envolveram, em especial, o Japão e Estados Unidos. Em 1941, a aviação japonesa executou um ataque à base naval americana de Pearl Harbor, no pacífico. Este fato forçou a entrada dos Estados Unidos na guerra.

Na guerra do pacífico, o porta-aviões representou o recurso mais importante, pois as batalhas foram travadas principalmente pela aviação e pela marinha. Esta guerra teve a presença de pilotos japoneses denominados kamikases. Este pilotos eram suicidas voluntários, que se lançavam com aviões cheios de bombas contra porta-aviões americanos.

Virada dos Aliados

A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em duas partes. A primeira, até 1942, marcada pela expansão dos países do eixo. A segunda, a partir de 1942, foi marcada pela queda na expansão do eixo e pela reação dos aliados. Três batalhas vieram a inverter o curso dos acontecimentos: as batalhas de Stalingrado, na União Soviética; de El Alamein, no Egito; e de Midway, no pacífico.

Na Batalha de Stalingrado, os soviéticos derrotaram o poderoso exército alemão, pondo fim ao mito de que a Alemanha era indestrutível. Na Batalha de El Alamein, os ingleses derrotaram os alemães e italianos. Enfim, na Batalha de Midway, os norte-americanos afundaram quatro grandes porta-aviões japoneses, pondo fim ao mito de que o Japão era indestrutível.

Em 6 de julho de 1944, os aliados desembarcaram na Normandia, costa norte da França. Haviam reunido uma poderosa força para a invasão. Este dia ficou conhecido como Dia D, e representou o domínio total dos aliados na Europa.

Fim da Segunda Guerra

Após a sequência de derrotas alemãs na União Soviética, os soviéticos passaram a avançar cada vez mais com o objetivo de conquistar a Alemanha. No dia 30 de abril de 1945, Hitler cometeu suicídio junto com sua mulher, Eva Braun. Após sua morte, seu corpo e o de sua mulher foram queimados.

No dia 7 de maio de 1945, a Alemanha, derrotada, resolveu se render. Porém,a guerra permaneceu forte entre os Estados Unidos e Japão, no pacífico. Com o argumento de que os japoneses jamais se renderiam, os americanos decidiram lançar uma bomba atômica sobre Hiroxima e Nagasaki, em agosto de 1945. As cidades foram destruídas e mais de 160 mil pessoas morreram.

Diante deste espetáculo de destruição, neste mesmo mês, o Japão resolver assinar a sua rendição.

Consequências

A guerra representou o fim da superioridade europeia no mundo. Os Estados Unidos e União Soviética surgiram como as duas únicas grandes potências. Estes dois países se envolveram na Guerra Fria, até 1991. Outra consequência foi o declínio dos impérios coloniais europeus. Os países que lutaram contra o imperialismo alemão, não tinham como justificar seu imperialismo contra outros povos.

A guerra marcou também o início da era atômica. Em pouco tempo, além dos Estados Unidos, a União Soviética e outros países passaram a possuir armas atômicas. Para resolver conflitos entre as nações, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas). Vários nazistas foram julgados por crimes de guerra e contra a humanidade no Julgamento de Nuremberg.

A Alemanha foi dividida pelos aliados em dois países, a República Federal Alemã, controlada pelos ingleses e americanos; e a República Democrática Alemã, controlada pelos soviéticos.

25 Comments

  1. Carol 24 de abril de 2012 at 10:26 - Reply

    Só uma pequena correção: No resumo,”Hiroshima” está escrito com x! Mas fora isso, está muito bom, esses resumos me ajudam muito! obrigada. *-*

    • Michel Goulart 24 de abril de 2012 at 13:24 - Reply

      Opa, obrigado pela correção, Carol

      • Murilo Eduardo 5 de agosto de 2014 at 9:29 - Reply

        Esse site é muito bom, ele fala tudo sobre a segunda guerra mundial, desde o começo até o inicio…… :)

  2. Camii 19 de junho de 2012 at 17:50 - Reply

    só uma dica, a respeito da segunda guerra faltou citar o holocausto!

  3. Félix José Araújo Veloso Junior 5 de setembro de 2012 at 12:22 - Reply

    Nossa! Como é magnífico estudar História!
    Parabens Professor!

    Só que eu gostaria de ler um resumo sobre a Guerra Fria…Tem?

  4. Thomás Vianna 5 de setembro de 2012 at 17:50 - Reply

    Muito bacana a iniciativa do site. Parabéns!! Os textos são de fácil compreendimento e ajudam bastante.. abraços

  5. Anon. 16 de setembro de 2012 at 17:17 - Reply

    Por que Hitler e Mussolini adotaram um regime extremamente totalitário?

  6. Anonimo 5 de julho de 2013 at 19:46 - Reply

    O site é muito bom, estou conseguindo tirar boas notas em minhas provas com os resumos. Parabéns Michel Goulart.

  7. anonimo 10 de julho de 2013 at 18:21 - Reply

    muito bom, principalmente as perguntas!!!

  8. Nanda 11 de agosto de 2013 at 20:37 - Reply

    Extremamente bom, ajuda muito , e também conta mais detalhes que alguns livros não possuem.
    Muito Obrigada!

  9. Murilo Henrique 31 de agosto de 2013 at 14:52 - Reply

    5º slide: “Em 1938, na Conferência de Berlim…” Não seria Conferência de Munique?

  10. Lucas Viana 27 de setembro de 2013 at 20:41 - Reply

    Acertei todas as perguntas, muito bom esse teste, parabéns professor.

  11. Djenifer 22 de outubro de 2013 at 16:00 - Reply

    Corrigindo, o dia D ocorreu em 06 de junho de 1944 e não em 06 de julho.

  12. Carolina Alys 24 de outubro de 2013 at 19:31 - Reply

    Muito bem elaborado este site! Adorando muito todos os resumos. Claros e concisos. Fazendo uma ultima revisão de assuntos importantes para o Enem e olha… Muito bom mesmo! Parabéns!

  13. Bianca 29 de dezembro de 2013 at 17:38 - Reply

    Muito bom!! Adorei!

  14. Thiago Santos 29 de dezembro de 2013 at 19:44 - Reply

    RESUMO – SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    – Crescimento dos partidos de esquerda (Fascismo).
    – Potências europeias enfraqueceram e surgiram novas forças como E.U.A, União Soviética e Japão.
    – As diretrizes do Tratado de Versalhes serviram para gerar mais conflitos nas disputas europeias.
    – Tratado de Locarno procurou rever alguns pontos do Tratado de Versalhes para entrarem em acordo.
    – Alemanha se sentindo ameaçada pelas diretrizes do tratado começou uma política de expansionismo na Europa.
    – União Soviética precisava se proteger dos ataques dos países capitalistas (a União Soviética a era socialista).
    – Em 1931 o Japão começou com uma expansão pelo Oriente, chocando com os interesses dos E.U.A.

    O INÍCIO DO CONFLITO

    – Hitler mandou invadir a Polônia , logo após a Inglaterra e a França declararem guerra a Alemanha.
    – A União Soviética também ocupou parte da Polônia.
    + Começava assim a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

    OFENSIVA ALEMÃ

    – Em 1939 começava a perseguição dos Judeus Poloneses.
    – 1940 A Alemanha invadiu a Dinamarca e a Noruega afim de conseguir matéria prima para as indústrias.
    – No mesmo ano (1940) o exército alemão invadiu a Holanda e a Bélgica (enquanto isso na Polônia> os judeus continuava se lascando).
    – Resistência da Inglaterra para não ser invadida pelos nazistas.
    – E.U.A começa em 1940 a ajudar com matérias primas, capital e armas os países Aliados.
    – Em setembro de 1940 a Alemanha atacou a Inglaterra, mas devido as técnicas avançadas como os radares, a Inglaterra protagonizou a primeira derrota dos nazistas.
    – União Soviética invade a Finlândia que era área de influência alemã, para enfraquecer os exércitos nazistas.

    EXPANSÃO DO CONFLITO

    – Formação de alianças.
    – Países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
    – Países com Hungria, Romênia e Bulgária foram obrigados a assinar um documento de ajuda mútua aos países do Eixo para não serem atacados.
    – Expansão do Japão para o sul do continente.
    – Crescimento da guerra para outros continentes.
    – Fortalecimento de Hitler que começava a se preparar para atacar a União Soviética.

    A GUERRA MUNDIAL

    – Em 1941 a Alemanha ataca a União Soviética com a ajuda de Stalin.
    – Os países do Eixo estava crescendo muito e em 1941 os E.U.A decidiram entrar na guerra.
    – Em dezembro de 1941 os Japoneses atacaram a base norte americana de Pearl Harbor, no Hawaí.
    – Por causa do ataque o Japão passou a ser a maior força bélica obrigando os E.U.A a entrarem na guerra definitivamente.

    A OFENSIVA DOS ALIADOS

    – Em 1942 a Inglaterra, E.U.A e União Soviética assinaram um documento se juntando contra os países do Eixo.
    – Os nazistas começaram a perder forças.
    – Devido ao forte inverno na União Soviética os nazistas não aguentaram e morreram de frio.
    – Aos ingleses derrotaram os alemães no Egito, e com os Estados Unidos tomaram a Argélia e Marrocos.
    – Em 1944 o Brasil participou da ofensiva na Itália rumo ao sul do país, mandando as tropas da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
    – Mussolini foi derrubado e preso.
    – Em 06 de junho de 1944 – O Dia D. Tropas aliadas desembarcaram na Normandia.
    – Libertação da França.

    O FIM DA GUERRA

    – Depois do dia D a Alemanha ficou totalmente isolada, enfraquecida.
    – Em abril de 1945 a Alemanha foi invadida pela União Soviética, E.U.A e pela Inglaterra.
    – Ocupação de Berlim.
    – Em 08 de maio a Alemanha se rendeu.
    – Hitler se suicida antes da tomada de Berlim.

    A GUERRA NO ORIENTE E AS ARMAS NUCLEARES

    -Enquanto na Europa a guerra já tinha acabado, no oriente o Japão resistia aos ataques norte americanos.
    – No dia 06 de agosto de 1945 E.U.A joga a bomba nuclear em Hiroshima.
    – No dia 09 de agosto de 1945 E.U.A joga a bomba nuclear em Nagasaki.
    – No dia 02 de setembro de 1945 acabava a Segunda Guerra Mundial.
    – E.U.A e União Soviética se tornaram as maiores potências mundiais.
    – Começa, enfim, a GUERRA FRIA.

    “Na falta de ter o que fazer, ache algo para matar.” (Adolf Hitler)

    • Michel Goulart 30 de dezembro de 2013 at 8:20 - Reply

      E desde quando os partidos nazi-fascistas eram de esquerda?

  15. Lucia Judice 1 de agosto de 2015 at 17:31 - Reply

    Um dos melhores resumos que já li porque são nos padrões dos livros da coleção Histórias da Civilização Ocidental de Edward McNall Burns. Primeiro pontua em tópicos para depois se desdobrar. Excelente. Parabéns.

    Caso queira apoio nas publicações com foco em história da arte, teremos prazer em colaborar (pp. Professora e Historiadora Ruth Judice – Ed. Crayon : Guias de História da Arte e Um Passeio pela História da Poesia)

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.