Neste resumo, você vai conhecer sobre a Segunda Guerra Mundial, os planos de expansão alemã, os grupos envolvidos, a guerra na Europa e na Ásia e o Mundo Pós-Guerra. Ao terminar de ler, confira outros recursos para você aprender mais, como videoaulas, questões, mapas mentais, dentre outros.

Antecedentes

Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, Hitler tinha a obsessão de livrar a Alemanha da humilhação do Tratado de Versalhes. Este tratado foi imposto pela França, Inglaterra e Estados Unidos, em 1919, desmoralizando e levando a Alemanha a uma crise econômica.

Este fato, associado a outros, levou a Europa à Segunda Guerra Mundial, a mais destrutiva da história, que durou de 1939 a 1945. Morreram, nesta guerra, cerca de 40 milhões de pessoas, entre judeus, minorias étnicas, soldados e populações dos países envolvidos no conflito.

Causas

A principal causa da guerra foi o Tratado de Versalhes. O povo alemão estava bem convencido de que suas dificuldades econômicas estavam ligadas a este tratado. Hitler, através do movimento nazista, canalizou o descontentamento dos alemães para a realização de seu plano, visando anular as imposições do tratado.

Para isso, ele defendia a necessidade de conquistar novos territórios, o que era a base da ideologia do espaço vital, conhecida como lebesraum. De acordo com esta ideologia, era preciso realizar a integração das comunidades alemãs espalhadas pela Europa, como a Áustria e Dantzig.

Além disso, ele considerava importante conquistar a Polônia e a Ucrânia, esta última uma região fértil que produzia trigo, manganês e outras matérias-primas.

A expansão

O plano de expansão arquitetado por Hitler estava organizado segundo etapas bem calculadas. Em 1938, com apoio dos austríacos, anexou a Áustria à Alemanha. Em seguida, exigiu a integração das minorias germânicas que habitavam os Sudetos, região montanhosa da Tchecoslováquia.

Em setembro de 1938, na Conferência de Berlim, os ingleses e franceses permitiram a anexação dos Sudetos, seguindo a política de apaziguamento, que consistia em tolerar algumas práticas para evitar conflitos. Em 20 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. Este pacto garantia que a União Soviética não ia interferir nos planos de Hitler.

Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia. A Inglaterra e a França, aliadas da Polônia, declararam guerra à Alemanha. Estava iniciada a Segunda Guerra Mundial.

Os grupos envolvidos

Em 1940, a Itália, que já formava com a Alemanha o eixo Roma-Berlim, entrou na guerra. Algum tempo depois, o Japão se aliou a este bloco, pois tinha objetivos imperialistas no oriente. A Inglaterra perdeu o apoio da França, quando esta foi invadida pelas tropas nazistas. Em 1941, diante do ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, a Inglaterra recebeu o apoio dos Estados Unidos.

Neste mesmo ano, Hitler invadiu o território da União Soviética. Desta forma, foi rompido o pacto de não-agressão e os soviéticos declararam guerra aos alemães. Estava formado, assim, os principais grupos envolvidos na Segunda Guerra Mundial: o eixo, composto por Alemanha, Itália e Japão; e os aliados, composto por Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética.

A guerra na Europa

A Alemanha registrou vitórias rápidas no início da guerra. Os generais utilizavam a técnica do Blitzkrieg, ou guerra relâmpago, que envolvia ataques pela terra e pelo ar. Em pouco tempo, os nazistas ocuparam rapidamente a Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca e parte da França. Em 1940, a França foi completamente dominada.

Em agosto de 1940, o governou alemão começou ataques aéreos em massa contra a Inglaterra, no episódio conhecido como Batalha da Inglaterra. A aviação inglesa, com o auxílio de radares, conseguiu resistir, causando enormes perdas à aviação alemã e levando Hitler a abandonar a ideia de invadir o território inglês.

Derrotado na Inglaterra, Hitler passou a se concentrar no projeto de invadir a União Soviética. Ele achava que, com esta conquista, a Alemanha se transformaria em um império invencível.

A guerra no Pacífico

Além das batalhas travadas no continente europeu, ocorreram outras em pleno oceano pacífico e em suas inúmeras ilhas. Estas batalhas envolveram, em especial, o Japão e Estados Unidos. Em 1941, a aviação japonesa executou um ataque à base naval americana de Pearl Harbor, no pacífico. Este fato forçou a entrada dos Estados Unidos na guerra.

Na guerra do pacífico, o porta-aviões representou o recurso mais importante, pois as batalhas foram travadas principalmente pela aviação e pela marinha. Esta guerra teve a presença de pilotos japoneses denominados kamikases. Este pilotos eram suicidas voluntários, que se lançavam com aviões cheios de bombas contra porta-aviões americanos.

Virada dos Aliados

A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em duas partes. A primeira, até 1942, marcada pela expansão dos países do eixo. A segunda, a partir de 1942, foi marcada pela queda na expansão do eixo e pela reação dos aliados. Três batalhas vieram a inverter o curso dos acontecimentos: as batalhas de Stalingrado, na União Soviética; de El Alamein, no Egito; e de Midway, no pacífico.

Na Batalha de Stalingrado, os soviéticos derrotaram o poderoso exército alemão, pondo fim ao mito de que a Alemanha era indestrutível. Na Batalha de El Alamein, os ingleses derrotaram os alemães e italianos. Enfim, na Batalha de Midway, os norte-americanos afundaram quatro grandes porta-aviões japoneses, pondo fim ao mito de que o Japão era indestrutível.

Em 6 de julho de 1944, os aliados desembarcaram na Normandia, costa norte da França. Haviam reunido uma poderosa força para a invasão. Este dia ficou conhecido como Dia D, e representou o domínio total dos aliados na Europa.

Fim da Segunda Guerra

Após a sequência de derrotas alemãs na União Soviética, os soviéticos passaram a avançar cada vez mais com o objetivo de conquistar a Alemanha. No dia 30 de abril de 1945, Hitler cometeu suicídio junto com sua mulher, Eva Braun. Após sua morte, seu corpo e o de sua mulher foram queimados.

No dia 7 de maio de 1945, a Alemanha, derrotada, resolveu se render. Porém,a guerra permaneceu forte entre os Estados Unidos e Japão, no pacífico. Com o argumento de que os japoneses jamais se renderiam, os americanos decidiram lançar uma bomba atômica sobre Hiroxima e Nagasaki, em agosto de 1945. As cidades foram destruídas e mais de 160 mil pessoas morreram.

Diante deste espetáculo de destruição, neste mesmo mês, o Japão resolver assinar a sua rendição.

Consequências

A guerra representou o fim da superioridade europeia no mundo. Os Estados Unidos e União Soviética surgiram como as duas únicas grandes potências. Estes dois países se envolveram na Guerra Fria, até 1991. Outra consequência foi o declínio dos impérios coloniais europeus. Os países que lutaram contra o imperialismo alemão, não tinham como justificar seu imperialismo contra outros povos.

A guerra marcou também o início da era atômica. Em pouco tempo, além dos Estados Unidos, a União Soviética e outros países passaram a possuir armas atômicas. Para resolver conflitos entre as nações, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas). Vários nazistas foram julgados por crimes de guerra e contra a humanidade no Julgamento de Nuremberg.

A Alemanha foi dividida pelos aliados em dois países, a República Federal Alemã, controlada pelos ingleses e americanos; e a República Democrática Alemã, controlada pelos soviéticos.