O Facebook é uma rede social popular, que agrega uma grande parcela da “população virtual” brasileira. Assim, não é a toa que as grandes empresas procuram explorar as ferramentas e ficar perto do grande público, seja monitorando a marca ou promovendo formas de vender seus produtos. E uma das formas de atingir este objetivo, é através da criação das fanpages, páginas que agregam pessoas e conteúdos.

O [História Digital] tem uma fanpage, muito legal, que tem alcançado resultados surpreendentes, como ocorreu na última semana. Observem o gráfico abaixo.

Gráfico do desempenho do História Digital no Facebook

Pelos números, dá para ver que conseguimos atingir, direta ou indiretamente, quase 8 milhões de pessoas, considerando os amigos de fãs. Considerando o número de pessoas que visualizaram o nosso conteúdo, temos mais de 250 mil pessoas. Enfim, tivemos mais de 12 mil pessoas falando sobre nossas postagens.

Nada mau para uma página com 19 mil fãs. Melhor ainda, nada mau para uma página educacional! Nosso melhor resultado foi em uma postagem sobre a Revolta da Chibata. Vejam na imagem.

Revolta da Chibata no Facebook

Vou postar algumas dicas que aprendi em minhas pesquisas e experiências com a fanpage. Além disso, não posso deixar de reconhecer as dicas incríveis do grande mestre blogueiro Gabriel Subtil, dono do blog Tambotech.

1- Trabalhe duro

É a velha história: tudo o que é bom demanda esforço, persistência… blá, blá, blá. É um clichê, mas é verdade. Se você deseja que sua fanpage tenha sucesso, invista tempo nela e, mais importante, não trate sua fanpage apenas como um depositório de conteúdos do seu site ou blog. Procure criar uma rotina de postagens siga à risca.

2- Diversifique o conteúdo

A fanpage deve ser tratada como um organismo independente. Portanto, ofereça ao seu público material extra ou além daquele que você oferece em seu blog. Obviamente, o material dever ser interessante também. Caso contrário, seus fãs não vão seguir a sua página. Podem até curtir, mas não vão seguir. E, acreditem, “facebookeiros”: curtir e seguir são duas coisas beeem diferentes!

3- Engaje o seu público

Seguindo as duas dicas anteriores, é bem possível que, neste momento, você já tenha um bom público seguindo as suas postagens. Agora, é hora de engajar essa galera, criar condições para que eles compartilhem suas postagens e façam comentários. Os recursos da fanpage são ilimitados. Em nossa fanpage, usamos enquetes, questões e desafios.

4- Interaja com a galera

Aqui vale a mesma regra dos blogs, ou seja, trate bem o seu público, responda cordialmente e você provavelmente verá coraçõezinhos surgindo na tela. Difícil é aguentar os haters, stalkers e trolladores, mas os chatos estão aí e devem ser ignorados, se possível.

5- Escolha imagens impactantes

A página da fanpage dever ter um bom visual, com imagens legais. Lembre-se que uma das coisas que fazem mais sucesso no Facebook são o compartilhamento de fotos. Procure imagens com boa qualidade, boa resolução e que se ajustem bem no espaço da postagem. Para dar aquela iluminada, observem este infográfico de ajuste imagens.