Documentário: 1808-Família Real no Brasil

Home » Vídeos » Documentário: 1808-Família Real no Brasil

Este documentário foi produzido por Laurentino Gomes e traz um retrato de como foi a vinda da família real ao Brasil, em 1808, curiosidades acerca da chegada do príncipe-regente D. João VI e os desdobramentos de sua vinda e permanência no país.

[youtube id=”ZYc_5Avj2Vs” width=”600″ height=”350″]

By | 2014-09-14T19:07:12+00:00 14 de setembro de 2014|Categories: Vídeos|Tags: , , , , , |7 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

7 Comments

  1. Klaus do Iate 15 de setembro de 2014 at 10:41

    Muitos criticam o fato de L Gomes ser jornalista se metendo em nicho que NAO é o dele. Ora, ele é um jornalista cobrindo o maior evento/noticia deste país. Seriamos n vezes pior que realmente somos sem a vinda da família real. Sou contrafactualista, assumo.

  2. Klaus do Iate 15 de setembro de 2014 at 10:48

    Um evento pode ter muitas causas e muitas consequências. E, para complicar, cada causa ou consequências não tem o mesmo peso.

    POREM, não vivemos presos em uma teia determinista de causas e consequências , todo tempo, colhendo apenas o que plantamos.

    Apesar de todos os condicionamentos: ALGUMAS VEZES, as lideranças tem opções, alternativas que se aproximam do 50%:50%.

    Se vc não acredita que a maré pode ser mudada, então sentemos todos a bunda no chão e meramente assistamos de camarote o fim da civilização ou seu restart automático. Afinal somos espectadores ou construtores da História?

    A vinda da família real, foi realmente uma época de decisão bem próxima do 50%:50%.

  3. malu baoli 15 de setembro de 2014 at 11:27

    adorei mesmo muito original

  4. Adeilze Quinto Rocha 9 de novembro de 2014 at 2:24

    Amei o documentário! Minhas aulas ficaram bem mais incrementadas e os discentes do E. Médio até fez uma peça de teatro e encenaram.
    Ficou belíssima!

  5. Débora 4 de Março de 2015 at 22:09

    Comecei a fazer faculdade de História após ler os livros do Laurentino Gomes. Realmente amo o trabalho desse autor.

  6. José 7 de junho de 2015 at 18:57

    #história Todas as histórias. A história que significa “pesquisa” conhecimento advindo da investigação é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, … #charqueadas

  7. Josué Teixeira dos Santos 5 de novembro de 2016 at 14:48

    O autor é um estudioso em história do Brasil, visto que possui vários trabalhos nessa área; factualidade ou não, a história sempre terá versões diferentes de qualquer fato histórico acontecido, mesmo que seja, por exemplo hoje, em relação a outra pessoa que seja contemporânea, também participou do fato. A redação por elas contadas serão diferente; imagina décadas, centenas de anos após. Toda história será factual ou não e depende de quem esteve atuando ativamente no poder político à época. E se tempos após o fato é comprometedor para àqueles atuais, a história é modificada em quase toda a sua vertente.

Leave A Comment