Atividade: Aliança entre rei e burguesia

Home » Atividades » Atividade: Aliança entre rei e burguesia

Esta atividade visa destacar a aliança entre o rei e a burguesia, no início da Idade Moderna, que deu origem às monarquias nacionais. Neste caso, deve-se preencher, nas linhas abaixo, de que forma o rei e a burguesia se beneficiaram desta aliança, ou casamento.

Esta atividade está relacionada com o Absolutismo. Recomendamos que, para ter uma visão do contexto histórico em que ocorreu esta aliança, você leia o resumo sobre o Absolutismo.

Clique na imagem para ampliar

Atividade-Alianca-Entre-Rei-Burguesia

[toggle title=”Resposta”]

A burguesia se beneficiou com a existência de uma só língua, uma só moeda e mais segurança nas transações comerciais. O rei também se beneficiou, pois obteve mais dinheiro, exército e poder em suas mãos. Desta aliança, surgiram as monarquias nacionais, territórios unificados sob o comando de um rei com amplos poderes na mão.

[/toggle]

By | 2014-02-18T16:47:11+00:00 18 de Fevereiro de 2014|Categories: Atividades|Tags: , , , |2 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

2 Comments

  1. Klaus do Iate 19 de Fevereiro de 2014 at 12:00

    Os reis já existiam dentro da hierarquia feudal e quando conseguiram poder total graças a aliança, eles nao deixaram de ser o que eram e de preferir seus semelhantes nobres feudais. Mas os burgueses ainda lucravam com isto. Somente quando o intervencionismo estatal na economia (mercantilismo) começou a reduzir os lucros ou deixa-los muito restrito a alta burguesia que comprava titulos de nobreza. Que aliança se desfez e a burguesia começou a apoiar todos os movimentos anti-absolutistas. O capital nao quer ninguem que lhe diga o que fazer com seu poder. E até hoje os grnades capitalistas multinacionais apoiam ao maximo neoliberalismo (principio dos Estados minimos) e de forma semelhante apoiam movimentos separatistas micronacionalistas (algo que pode PARECER paradoxal já que seus ancestrais ralaram pelas unificaçoes. Mas uma vez que o mercado foi unificado em escala global por moeda unica, internet, para que apoiar Estados poderosos a exigir pagamentos de impostos e restriçoes trabalhistas?

  2. playerjamerson 22 de Abril de 2016 at 22:34

    ajudou pouco :<

Leave A Comment