Home/Blog/O que foi o Movimento do Custo de Vida

O que foi o Movimento do Custo de Vida

novembro 30th, 2018|Blog|0 Comments


A prova da UDESC, realizada no último dia 25 de novembro, apresentou uma questão sobre o Movimento do Custo de Vida (MCV). Nesta postagem, vou abordar o que foi este movimento.

O que foi o Movimento do Custo de Vida

Ato na Praça da Sé, São Paulo, realizado pelo MCV (1978)

Sobre a mesma prova da UDESC já escrevi um artigo sobre a abordagem marxista “desnecessária” nas questões

O MCV foi criado em 1973, em São Paulo, por iniciativa do Clube de Mães da Zona Sul, residentes na periferia da capital paulistana. O movimento foi, à época, apoiado pelas Comunidades Eclesiais de Base, sob liderança do Cardeal Arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns.

O MCV protestava contra a carestia e baixa qualidade de vida da população. Na década de 1970, uma sucessão de crises internacionais teve forte impacto na economia brasileira. Além disso, o movimento reivindicava congelamento de preços para produtos alimentícios, além de abono salarial de 20%.

Cumpre lembrar que, posteriormente, o MCV foi transformado em Movimento Contra a Carestia. Na década de 1980, o movimento acabou sendo absorvido pela força sindical de São Paulo.

Interessante perceber que a questão pode ter apontado, ainda que indiretamente, para uma data histórica (efeméride). Afinal, no dia 27 de agosto de 1978 – há 40 anos atrás – houve um ato público realizado pelo MCV na Praça da Sé, em São Paulo. Este ato reuniu, aproximadamente, 20 mil pessoas.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.