Home/Questões/Questão: Ditadura Militar no Chile

Questão: Ditadura Militar no Chile

julho 23rd, 2012|Questões|3 Comments


Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre as características da ditadura militar que ocorreu no Chile, na década de 1970, e as relações de poder. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Ditadura Militar no Chile

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 42

Judiciário contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzmán Tapia.

As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluídas com suspen sões temporárias ou definitivas, e os desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ficassem impunes.
(Disponível em: http://www.cartamaior.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela

a) preservação da autonomia institucional entre os poderes.
b) valorização da atuação independente de alguns juízes.
c) manutenção da interferência jurídica nos atos executivos.
d) transferência das funções dos juízes para o chefe de Estado.
e) subordinação do poder judiciário aos interesses políticos dominantes.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: E

Habilidade: Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Comentários: A questão aborda a supremacia do poder executivo sobre o legislativo e até sobre o judiciário. Esta foi uma característica de várias ditaduras militares que ocorreram na América Latina entre as décadas de 1960 e 1970.

[/toggle]

3 Comments

  1. klaus do iate 31 de julho de 2012 at 9:44 - Reply

    Nem precisava saber historia, bastava leitura atenta do texto. Pinochet era um dos homens mais importantes do suporte militar do regime do Salvador Allende. Talvez fossem amigos como Deodoro da Fonseca e nosso P2. Novamente me lembro do ditado romano: Quem nos protege de nossos protetores?. De todo modo para sermos justos, nao podemos entrar na onda de que Allende fosse realmente algum martir santo. O cara era meio esquisito, treinava tiro com grupos paramilitares comunistas ligados a Cuba. Durante a guerra fria , porem era muito dificil mesmo se manter neutro. Os presidentes da Indonesia e do Egito bem que tentaram…

  2. klaus do iate 31 de julho de 2012 at 9:46 - Reply

    O problema de tentar ser neutro em uma guerra é que voce corre o risco de tomar golpe dos dois lados! Pois cada lado verá sua neutralidade como colaboracionismo com o inimigo. Por isso acho incrivel o que a Suiça consegiu fazer em duas guerras mundiais!

  3. ana lucia lobianco ferreira 13 de outubro de 2014 at 18:06 - Reply

    Gostei da questão .

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.