Vários microfones enfileirados

Um dos recursos legais de ensino em ciências humanas é a entrevista. Em História, a entrevista pode ser utilizada para colher depoimentos essenciais para conservação da memória ou resgatar informações importantes acerca de fatos históricos marcantes em uma região. Desta forma, fuçando na internet, encontrei umas dicas legais que vou apresentar a vocês para não “pagar aquele mico” na hora de fazer entrevistas.

1- Capriche na estrutura: a entrevista deve conter título e uma introdução, ou seja, um pequeno texto em que se apresenta o entrevistado e o assunto a ser tratado.
2- Não esqueça a apresentação: você deve apresentar o nome do entrevistado e do entrevistador antes da fala de cada um.
3- Cuidado com a linguagem: evite utilizar linguagem muito informal. Respeite a individualidade do entrevistado.
4- Fique ligado no tempo: procure saber quanto tempo você terá para a entrevista; se forem poucos minutos, vá direto ao assunto e evite introduções desnecessárias.
5- Prepare bem: Antes de realizar a entrevista, informe-se sobre o entrevistado e o assunto. Além disso, não confie apenas na memória. Faça anotações e, se necessário, leve um gravador.
6- Tenha paciência: Espere o entrevistado concluir seu pensamento para fazer uma nova pergunta. Preveja respostas possíveis e prepare novas perguntas a essas respostas.