Home/Tutoriais/Como fazer História em Quadrinhos

Como fazer História em Quadrinhos

Janeiro 9th, 2011|Tutoriais|27 Comments


Logomarca de História em Quadrinhos

Oi, galera, como História em Quadrinhos (HQ) é uma atividade bastante solicitada pelos professores – e geralmente uma atividade agradável para os alunos – resolvi escrever sobre o assunto. Procurei selecionar algumas dicas voltadas para um público não profissional, e que possam atender as demandas didáticas mínimas.

Estas dicas foram adaptadas dos textos de Evelyn Heine, que possui um vasto currículo como redatora e roteirista de HQ’s da Disney. Suas dicas podem ser acessadas e baixadas (PDF) no site Divertudo.

As dicas

1- Elabore um roteiro: coloque no papel como será a história toda, incluindo personagens e suas falas.
2- Faça as contas: calcule quantos quadrinhos sua história inteira vai ter. Aí tente descobrir de quantas páginas ela precisa. Por exemplo, se forem 12 quadrinhos, você pode colocar em 2 páginas, com 6 quadrinhos cada uma.
3- Pense na digramação: “diagramar” é decidir a forma e o tamanho dos quadrinhos, lembrando que um pode ser o dobro dos outros e ocupar uma tira inteira.
4- Invente os personagens: Qualquer coisa que existe pode virar um personagem. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica para “animar” algo que não tem vida. Se preferir, pode fazer colagem ao invés de desenhar.
5- Comece pelos balões dos personagens: só depois faça os desenhos. Geralmente, a gente se empolga com o cenário, os personagens, e depois não cabem mais os balões. Fica tudo encolhido e ninguém consegue ler direito.
6- Use apenas letras MAIÚSCULAS: Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho. Você pode destacar palavras importantes ou gritos com cores mais fortes. Escreva as letras antes de fazer o balão em torno.
7- Capriche no desfecho: O final é muito importante. É o desfecho do seu trabalho. Imagine que todo leitor gosta de uma surpresa no final. Coloque a palavra “fim” no último quadrinho.
8- Não esqueça do título: Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página.
9- Não complique!: Se a cena for complicada demais pra desenhar, pense em outra. Sempre há uma solução mais simples. Se a frase for comprida demais, tente cortar o que não faz falta.
10- Faça a lápis primeiro: assim dá pra mudar algo errado, diminuir o textos, entre outras coisas.

Estas dicas ajudam a criar uma História em Quadrinhos básica, voltada para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Quanto às formas dos quadrinhos, tipos de diálogos, onomatopeias e outros recursos, encontrei uma apresentação bem legal da Natania Nogueira, que faz um trabalho fantástico na Gibiteca.

Quadrinhos Online

As dicas servem pra fazer quadrinhos em papel ou cartolina. Porém, hoje, existem várias ferramentas online que permitem a confecção de HQ’s. Algumas exigem cadastro, ou estão em inglês. No geral, são simples de manusear e podem ser facilmente adaptadas para o trabalho em sala de aula.

  • Toondoo!: O serviço agrega as ferramentas para criar quadrinhos e de rede social. A interface para o desenvolvimento é um pouco infantil, porém rica em imagens. Indicado para quem gosta de história coloridas.
  • StripGenerator: O serviço aposta em uma linha de personagens minimalistas e bem-humorados. A lista de acessórios, que inclui televisão, revólver, martelo, vela, entre outros, vai na mesma linha, sempre com traços simples e em preto.
  • Super Hero Squad: Ofertado pela Marvel, o serviço é indicado para os fãs de super-heróis. O site disponibiliza versões de personagens como Hulk, Wolverine, Homem de Ferro, Mística, entre outros.
  • Máquina de Quadrinhos: é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica.
  • Domo Animate e Go!Animate: Estes sites não permitem a criação de quadrinhos ou tirinhas, mas animações que podem ser utilizadas em várias disciplinas. O arquivo gera um vídeo que pode ser publicado em redes sociais.

27 Comments

  1. Fatima Zanin 9 de Janeiro de 2011 at 20:29 - Reply

    Muito boa postagem,gostei muito.
    Parabéns.
    Abraço.

  2. Prof_Michel 9 de Janeiro de 2011 at 21:42 - Reply

    Obrigado, Fatima 🙂

  3. Guilherme 10 de Janeiro de 2011 at 18:40 - Reply

    Cara, Warren Ellis, lenda dos gibis escreveu "como escrever histórias em quadrinhos" de uma maneira um pouco mais bem-humorada e visando o público profissional (ou quem pretende ser). Dá uma olhada : < http://www.scribd.com/doc/6835800/Warrenellis-COMO-ESCREVER-HISTORIAS-EM-QUADRINHOS >

  4. Prof_Michel 10 de Janeiro de 2011 at 18:48 - Reply

    Oi, Guilherme. Vou dar uma olhada na tua sugestão. É como eu disse no texto: estas dicas são para um publico leigo.

  5. Prof. Adinalzir 10 de Janeiro de 2011 at 19:10 - Reply

    Passando aqui para aprender um pouquinho…
    Valeu pelo texto! Muito bom!

  6. Prof_Michel 10 de Janeiro de 2011 at 19:14 - Reply

    Opa, Adinalzir. Sua presença aqui é sempre bem-vinda.

  7. Francisco Pedro Velasquez 15 de Janeiro de 2011 at 19:16 - Reply

    Michel essas ferramentas podem ajudar nas aulas digitais. Boa dica !

  8. Prof_Michel 16 de Janeiro de 2011 at 18:36 - Reply

    Valeu, Francisco. A ideia é essa mesmo!

  9. Luisa 10 de Maio de 2011 at 13:11 - Reply

    Bem legal esse tópico professor. Eu não sabia que existia mais de um tipo de história em quadrinho.
    Luisa Serafim

  10. ismael 5 de junho de 2012 at 15:15 - Reply

    valel amigo agora posso terminar meu trabalho de HITORIA

  11. Claudine 9 de junho de 2012 at 10:55 - Reply

    Oi Michel ! Muito legal, sugiro a utilização do Agáquê, um soft gratuito, que possibilita a criação de HQs e fotonovelas. Vem com um acervo de imagens e sons e permite que utilize outras imagens ou fotos.

  12. jackets 23 de dezembro de 2012 at 23:14 - Reply

    I enjoy you because of your own effort on this site. My mother delights in conducting investigations and it’s really obvious why. My partner and i hear all regarding the powerful form you deliver effective tips via the web blog and even invigorate contribution from website visitors about this point then our daughter is in fact learning a lot. Take pleasure in the rest of the year. You have been conducting a pretty cool job.

  13. jackets 24 de dezembro de 2012 at 8:18 - Reply

    A lot of thanks for every one of your work on this blog. My mom really likes carrying out internet research and it’s simple to grasp why. We all notice all regarding the powerful way you present very important guides by means of the web blog and even strongly encourage response from the others on this subject and our own daughter is always discovering a lot. Take pleasure in the remaining portion of the year. You are doing a useful job.

  14. Gabii 4 de Abril de 2013 at 9:39 - Reply

    Obrigada pela descoberta, agora posso fazer minhas histórias em quadrinho 😀

  15. Tamiris 6 de Abril de 2013 at 16:36 - Reply

    muito obrigada por essas informações, acho que vou conseguir fazer a historia em quadrinho…….
    obrigada!!!!!!!!

  16. talia 10 de Abril de 2013 at 13:39 - Reply

    as primeiras historias em quadrinhos surgiram nas manifestações no começo do seculo xx na busca de novos meios de comunicação e expressão grafica e visual

  17. kethleen 23 de Maio de 2013 at 19:39 - Reply

    nssss nao aprendi ndndndndndndndndndnd

  18. camila 21 de agosto de 2013 at 13:26 - Reply

    gostei muito..

  19. pessoa misterioso 15 de outubro de 2013 at 15:05 - Reply

    massa gostei ti dou um trofeu

  20. camila santos de oliveira 16 de outubro de 2013 at 9:57 - Reply

    mas nao era isso que eu queria

  21. Veroniquinha 16 de outubro de 2013 at 14:02 - Reply

    amei vou fazer do mesmo jeito!!!

  22. Veroniquinha 16 de outubro de 2013 at 14:04 - Reply

    Nossa minha professora nesse site tento que vou até fazer minha própia história!!rsrsrs

  23. Veroniquinha 16 de outubro de 2013 at 14:05 - Reply

    MUITO BOM!

  24. christian 6 de Março de 2014 at 16:20 - Reply

    muito bom gostei continuem assim… Rsrsrsrsrsrsrsr

  25. mayara 22 de setembro de 2014 at 18:13 - Reply

    Dahorinha , da paa Fzer um bem legaal .. 🙂

  26. mayara 22 de setembro de 2014 at 18:15 - Reply

    uhuh Vamo Faze Uma historinha em quadrinhos sobre o renascimento ! VAI SER DIFICIL MAS COM ESSA AJUDA VAMOS CONSEGUIR RS .. 🙂 🙂

  27. hadassa 30 de junho de 2015 at 10:58 - Reply

    fazer historia em quadrinho

Leave A Comment