As habilidades mais cobradas no Enem

Home » Vestibulares » As habilidades mais cobradas no Enem

Na última postagem, abordei as competências mais cobradas no Enem, considerando as questões de história. Ocorre que, de acordo com a matriz de referência do Enem, cada competência é constituída de uma série de habilidades. Por este motivo, nesta postagem, vamos centrar nas habilidades mais cobradas.

Nesta caminhada, já escrevemos alguns artigos legais. Eles estão dispostos na ordem em que foram publicados. Procure ler todos!

Da mesma forma que, na postagem anterior, apresentamos o significado de competência, vamos procurar desenvolver agora o conceito de HABILIDADES. Apesar de não ter encontrado um conceito unânime, habilidade pode ser considerado um conjunto de ações destinadas a desenvolver uma ou mais competências.

Neste sentido, uma habilidade poder ser utilizada para desenvolver várias competências. Vale lembrar que, no caso do Enem, a parte de Ciências Humanas apresenta seis competências, cada uma com cinco habilidades, totalizando trinta! Ufa!

Antes de se descabelar, saiba que, de acordo com os nossos dados, na parte de história há várias habilidades que nunca foram cobradas. Em contrapartida, há aquelas que aparecem em todas as edições do Enem. Confira!

Habilidades

Como já fizemos no post anterior, vamos comparar dois períodos do Enem: aquele que vai de 1998 a 2011 e aquele que vai de 2009 a 2011 (novo Enem). Para reconhecer as habilidades apresentadas nos gráficos, leia este artigo.

Habilidades mais cobradas, de 1998 a 2011

Habilidades mais cobradas, de 2009 a 2011

Desta vez, não vamos analisar gráfico por gráfico. Vamos direto ao ponto, que é a comparação de ambos. E a comparação mostra que há uma predominância na HABILIDADE 1 (COMPETÊNCIA 1) e HABILIDADE 11 (COMPETÊNCIA 3).

Fique atento que, a partir de 2009, na proposta do novo Enem, a HABILIDADE 11 foi cobrada em 13 questões! É um número muito superior às outras habilidades cobradas. Mas por que esta predominância?

A resposta não é simples, mas acredito que a explicação se assenta na própria natureza da habilidade, que pode contemplar vários períodos históricos. Se não, vejamos o que diz a HABILIDADE 11:

Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço

Assim, a habilidade de identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço pode ser cobrada em vários conteúdos de história. No caso do Brasil, haviam as práticas indígenas, afro-brasileiras, dos trabalhadores das indústrias e até das elites cafeeiras na primeira república.

Nas questões de história do Enem, veja na imagem abaixo que a HABILIDADE 11 aparece em diferentes temas de nossa história.

Questões de história do Enem

Conclusão

Amarrando o que já foi dito, a parte de história do Enem tem cobrado, até aqui, um domínio maior sobre a COMPETÊNCIA 3, em especial a HABILIDADE 11. Assim sendo, sugerimos que você resolva todas as questões relacionadas com esta habilidade e perceba a forma como ela é cobrada. Para fazer isto, clique aqui.

By | 2014-01-26T08:18:20+00:00 10 de outubro de 2012|Categories: Vestibulares|Tags: , |4 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

4 Comments

  1. klaus do iate 11 de outubro de 2012 at 17:17

    E o que diz a habilidade 1, prof?

  2. Michel Goulart 11 de outubro de 2012 at 23:29

    Você é um grande observador, Klaus. Por isso se destaca da maioria. A habilidade nº 1 é: “interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura”.

  3. Augusto 17 de agosto de 2015 at 16:47

    A conta não bate.
    A prova de ciências humanas tem 45 questões. Assim, em três anos, 2009, 2010 e 2011, tivemos 135 questões e, ao somar a quantidade questões presentes no gráfico, obtém-se 71 questões. As demais questões não avaliam habilidade? Você poderia explicar esta situação?

  4. Michel Goulart 18 de agosto de 2015 at 13:30

    Conta-se apenas as questões de História.

Leave A Comment