Home/Vestibulares/Conteúdo de história da prova da CEDERJ

Conteúdo de história da prova da CEDERJ

julho 10th, 2012|Vestibulares|4 Comments


Você quer passar no vestibular da Cederj? Confira o conteúdo programático da parte de história para o vestibular de ensino à distância, que reúne várias instituições como Cefet , Uenf,  Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ-Rural e UniRio. Procure o edital completo neste link.

Logo do consórcio Cederj

Os conteúdos estão ligados, em sua maior parte, aos resumos de história, para que você possa estudar diretamente no blog. Alguns links direcionam à categoria, para que você possa ter uma visão mais abrangente sobre o tema. Uma pequena parte do conteúdo ainda não é abordado diretamente no blog. Nestes casos, você será direcionado para um link externo para complementar seus estudos.

Para aumentar a sua chance como candidato de vestibulares e concursos, sugerimos a leitura de um artigo que, certamente, vai trazer para você uma excelente vantagem competitiva!

Conteúdo Programático

Parte I – A Época Moderna (Século XV ao Século XVIII)
As críticas ao pensamento medieval; humanismo, renascimento, reformas e as revoluções científicas.
Expansão marítima e comercial: a crise do feudalismo e a expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas ultramarinas ( África, Ásia e Novo Mundo).
Estado Moderno e Absolutismo; Estado Moderno e  Mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e antigos sistemas coloniais.
As colonizações portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e holandesa.
Brasil-Colônia: a economia colonial e a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja.
A crise do Antigo Regime: economia e pensamento ilustrado.

Parte II – O Mundo Ocidental de 1760/80 a 1870/80
As revoluções burguesas: a crítica ao mercantilismo; fisiocracia e liberalismo; o exemplo francês, inglês e americano.
Liberalismo e nacionalismo: as ondas revolucionárias européias de 1820, 1830 e 1848; as unificações italiana e alemã; nação e nacionalismo na Europa do século XIX.
Crise do antigo sistema colonial ibérico: o processo de independência da América espanhola; a interiorização da metrópole portuguesa: as conjurações brasileiras do século XVIII e a corte portuguesa no Brasil; a revolução do Porto (1820) e a independência do Brasil.
A Hispano-América: caudilhismo e a formação dos estados nacionais; os EUA e a Guerra de Secessão.
A consolidação do Estado Nacional brasileiro.
Brasil: centralização e descentralização política no primeiro reinado; o projeto centralizador e a economia escravista; as formas de organização do trabalho, no  contexto histórico brasileiro da segunda metade do século XIX; o processo abolicionista no segundo reinado e a presença inglesa na América.

Parte III – O Apogeu da Sociedade Liberal e sua Crise (1870/1880 a 1939/1945)
As transformações nas economias européias: do capitalismo liberal ao monopolista; a política imperialista: América Latina, África e Ásia.
A expansão norte-americana e sua política para a América Latina.
Liberalismo e democracia: o debate das ingüí (liberalismo, conservadorismo, socialismo e anarquismo); política internacional na segunda metade do século XIX.
A crise da sociedade liberal: guerras mundiais (Primeira Guerra e Segunda Guerra), revoluções sociais e fascismos; a Grande Depressão de 1929 e a experiência americana.
Da monarquia à república (1870-1939): a transição do trabalho escravo para o trabalho livre; origens da indústria e da classe operária; a crise da monarquia: república federalista e coronelismo; literatura, política e pensamento social no Brasil.
O Rio de Janeiro e as Reformas Urbanas na 1ª República.
A crise do estado oligárquico na Hispano-América: economia e sociedade.
Brasil: a crise dos anos 20 e o movimento de 1930; estado e capitalismo no Brasil: continuidades e rupturas (a implantação das indústrias de base, a crise da economia agroexportadora e a política trabalhista); ideologia autoritária e centralização política: o Estado Novo e seus projetos. Classe operária e corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo.

Parte IV – As Sociedades Atuais
A sociedade capitalista. Os anos 50: a guerra-fria e a bipolaridade; as modernizações européias e asiáticas e o modelo americano; sociedades afro-asiáticas  contemporâneas: imperialismo, descolonização e neocolonialismo; os movimentos culturais dos anos 60 e 70.
A construção e crise do socialismo: o modelo soviético e as experiências nacionais da Europa Ocidental; China – da construção do socialismo ao socialismo de mercado.
O mundo atual: as crises do Oriente Médio; as tensões raciais e o apartheid; a intolerância religiosa e a questão islâmica; neoliberalismo, globalização e novas estruturas políticas; as novas ideologias: neonazistas e minorias.
O mundo hispano-americano: a dependência econômica na América Latina; populismo, autoritarismo e socialismo; as experiências de democratização; os movimentos de guerrilha na América desde 1960.
O Brasil: redemocratização e populismo; a república populista e seus projetos econômicos e sociais; sindicalismo e movimentos sociais no campo e na cidade; da economia brasileira da Segunda Grande Guerra ao nacional–desenvolvimento; a crise econômica dos anos 60 e as reformas de base; a crise do estado populista; capitalismo e autoritarismo: a construção e a crise do milagre econômico; o golpe de 1964 e suas interpretações; a construção do estado autoritário e suas resistências: as organizações de direita e de esquerda; a reemergência do movimento social nos anos 70; cultura e arte no Brasil moderno.
O Brasil da Nova República: conciliação e resistências; a Constituição de 1988: conquistas democráticas e continuidades autoritárias; os movimentos sociais no  campo e na cidade; a crise econômica brasileira dos anos 80 e 90; os novos projetos culturais.
– História e Cultura Afro-Brasileira.

4 Comments

  1. Cristina 15 de março de 2016 at 18:15 - Reply

    Boa noite

    Gostei muito do seu artigo no seu site.

    Abraços!

    scite.pro.br no descomplica

  2. Denyse 17 de maio de 2016 at 17:19 - Reply

    Otimo conteúdo para a prova parabéns! Tornou meu estudo muito mais fácil.

  3. Marlene Tavares 21 de novembro de 2016 at 13:08 - Reply

    Parabéns e obrigado, facilitou bastante meus estudos.
    Você sabe se existe algum site com o conteúdo das outras matérias ?

    mt grata
    Marlene

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.