Conteúdo de história para prova da ACAFE

Home » Vestibulares » Conteúdo de história para prova da ACAFE

Você quer passar nas provas da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)? Fique ligado no conteúdo programático de história para a prova da ACAFE. A associação congrega, em seu processo seletivo, várias faculdades e universidades catarinenses de renome, como a FURB, UNESC, UNIBAVE, UNIDAVI, UNIFEBE, UNIPLAC, UNISUL, UNIVALI, UNIVILLE e UNOESC. Confira o edital completo neste link.

Logo da ACAFE

A partir de 2010, a ACAFE começou a adotar a matriz de referência do ENEM. Por este motivo, leia com atenção os artigos abaixo para ficar fera em história

Os conteúdos estão ligados, em sua maior parte, aos resumos de história, para que você possa estudar diretamente no blog. Alguns links direcionam à categoria, para que você possa ter uma visão mais abrangente sobre o tema. Uma pequena parte do conteúdo ainda não é abordado diretamente no blog. Nestes casos, você será direcionado para um link externo para complementar seus estudos.

Atenção!!! Se você quer gabaritar na prova, não saia do blog antes de resolver as questões de história da ACAFE, aplicando os conhecimentos que você aprendeu nos resumos. Confira também os comentários na resolução das questões

Conteúdo Programático

Cumpre esclarecer que os conteúdos abaixo apresentam apenas a parte de história. A parte relacionada a geografia foi suprimida e pode ser encontrada neste artigo.

1- Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil.

A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.

História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira.

História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira.

Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.

2. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado

Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa.

Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna.

Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial.

As lutas pela conquista da independência política das colônias da América.

Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação.

O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX.

Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX.

A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.

Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.

Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América.

Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI.

3- Características e transformações das estruturas produtivas

Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.

Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia.

Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial.

Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos.

A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.

By | 2014-01-26T08:29:04+00:00 25 de Maio de 2012|Categories: Vestibulares|Tags: , |2 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

2 Comments

  1. karen Pires 2 de Maio de 2016 at 21:55

    Professor, esse ” resumo acafe” engloba todos os assuntos que costumam cair na acafe ? Inclusive a respeito de história do Brasil ??

  2. Michel Goulart 3 de Maio de 2016 at 13:17

    Sim, está no Edital

Leave A Comment