Conteúdo de história para prova da UEL

Home » Vestibulares » Conteúdo de história para prova da UEL

Se você está estudando para passar na Universidade Estadual de Londrina (UEL), aqui nós garantimos a parte de história completinha para você. Famosa pela sua qualidade de ensino, a UEL é uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil, trazendo estudantes do Brasil inteiro. Procure o edital completo neste link.

Logo da Universidade Estadual de Londrina

Os conteúdos estão ligados, em sua maior parte, aos resumos de história, para que você possa estudar diretamente no blog. Alguns links direcionam à categoria, para que você possa ter uma visão mais abrangente sobre o tema. Uma pequena parte do conteúdo ainda não é abordado diretamente no blog. Nestes casos, você será direcionado para um link externo para complementar seus estudos.

A prova da UEL é dividida em duas fases. A 1ª fase consiste na resolução de 60 questões objetivas, de todas as disciplinas. A 2ª fase consiste na resolução de 12 questões discursivas, divididas em 3 disciplinas, de acordo com curso escolhido. Além, é claro, da famosa redação. Vale lembrar que a nota do Enem é utilizada para preenchimento de vagas remanescentes.

Conteúdo Programático

I. O Mundo na Antiguidade

Constituição e desenvolvimento da pólis grega. Roma republicana e imperial. Desestruturação do Mundo Romano. Antiguidade oriental.

II. Mundo Ocidental Durante o Medievo

A sociedade feudal europeia. Desestruturação do feudalismo. Transição do feudalismo ao capitalismo.

III. Mundo na Modernidade

A cultura e a ciência. A formação dos Estados e a expansão comercial e colonial europeia. A conquista e a colonização daAmérica e do Brasil. O pensamento iluminista e as revoluções burguesas. A Revolução Industrial: aspectos culturais, sociais e econômicos. A escravidão e demais formas de trabalho compulsório no Brasil e na América. A crise do Sistema Colonial e a formação dos Estados na América anglo-hispânica e no Brasil.

IV. O Mundo Contemporâneo

A consolidação do capitalismo: dominação, conflitos e resistências. Os impasses sociais do século XX: guerras, revoluções, totalitarismos, populismos e autoritarismos. Culturas de massa e vanguardas artísticas: as relações entre o erudito e o popular. Brasil contemporâneo: os dilemas nacionais no pós-64. Globalização, neoliberalismos, a questão ambiental e a sociedade do conhecimento. A exclusão na contemporaneidade: etnias, nacionalismos, religiões e sexualidades.

V. Teoria da História

Conceitos de História e Historiografia. Tempo e espaço. História e Memória.

By | 2014-05-12T14:22:28+00:00 6 de junho de 2012|Categories: Vestibulares|Tags: , |10 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

10 Comments

  1. Wanderson 11 de junho de 2012 at 17:43

    Professor! Estou no 3º ano, e claro vou fazer ENEM, sou da PB, campina grande pra ser mais exato, e queria fazer para história. Mas queria saber se compensa?, quais as áreas que um profissional de história pode atuar? E nada melhor que um para responder…
    Obrigado pela atenção, espero respostas.

  2. Michel Goulart 11 de junho de 2012 at 18:10

    Wanderson, por ainda não ter a profissão devidamente reconhecida, o historiador tem como opção mais certa a carreira de magistério, ou seja, como professor de história. Há trabalho de pesquisa, em bibliotecas e arquivos. Quando estudei no RJ, trabalhei durante um tempo no Instituto do Patrimônio História e Artístico Nacional (IPHAN) e no Arquivo Histórico do Exército (AHEx).

  3. Wanderson 11 de junho de 2012 at 18:51

    Valeu Michel, me interessei bastante pelo AHEx, to vendo o site agora inclusive. Depois vou conversar mais com o meu professor de história.

  4. Michel Goulart 12 de junho de 2012 at 7:57

    Isso, procure todas as informações que você puder.

  5. daniel 17 de junho de 2012 at 9:05

    Ola professor.gostei das dicas..quero prestar letras na uel..gostaria de saber se e muito dificil passar? estou estudando a dois meses..gostaria de dicas do que mais devo estudar..valeu muito obrigado!!

  6. dhanyew 17 de junho de 2012 at 10:13

    Eai prof como vai? Espero que bem..gostaria de saber onde posso encontrar dicas do que cai na prova da uel..obrigado!!

  7. dhanyew 17 de junho de 2012 at 10:36

    Ola prof quero prestar letras na uel..gostaria de saber se o prof poderia me dizer o que preciso estudar..e se e muito dificil passar em letras na uel..muito obrigado pela atencao!!

  8. Michel Goulart 17 de junho de 2012 at 19:38

    Este guia de conteúdos vai ajudar bastante. Em relação à dificuldade, tem que ver a relação candidato-vaga para o curso de Letras.

  9. dhanyew 17 de junho de 2012 at 20:19

    Valeu prof..em relacao a candidato-vaga nao e muito concorrido pelo que pesquidei em relacao ao ano passado..mas e isso ai prof. ..Quero muito passar no vestibular da uel moro em sampa mais aki e muito concorrido acho que ai e um pouko menos..isso ai estudar batante!!!valeu prof..tudo de bom por ai!!!!

  10. Olivie 8 de agosto de 2013 at 19:27

    Olá Professor Michel Goulart, em relação as perguntas que podem cair na prova sobre a história do Paraná, o que é fundamental saber?

Leave A Comment