Se você está estudando para passar na Universidade Estadual de Londrina (UEL), aqui nós garantimos a parte de história completinha para você. Famosa pela sua qualidade de ensino, a UEL é uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil, trazendo estudantes do Brasil inteiro. Procure o edital completo neste link.

Logo da Universidade Estadual de Londrina

Os conteúdos estão ligados, em sua maior parte, aos resumos de história, para que você possa estudar diretamente no blog. Alguns links direcionam à categoria, para que você possa ter uma visão mais abrangente sobre o tema. Uma pequena parte do conteúdo ainda não é abordado diretamente no blog. Nestes casos, você será direcionado para um link externo para complementar seus estudos.

A prova da UEL é dividida em duas fases. A 1ª fase consiste na resolução de 60 questões objetivas, de todas as disciplinas. A 2ª fase consiste na resolução de 12 questões discursivas, divididas em 3 disciplinas, de acordo com curso escolhido. Além, é claro, da famosa redação. Vale lembrar que a nota do Enem é utilizada para preenchimento de vagas remanescentes.

Conteúdo Programático

I. O Mundo na Antiguidade

Constituição e desenvolvimento da pólis grega. Roma republicana e imperial. Desestruturação do Mundo Romano. Antiguidade oriental.

II. Mundo Ocidental Durante o Medievo

A sociedade feudal europeia. Desestruturação do feudalismo. Transição do feudalismo ao capitalismo.

III. Mundo na Modernidade

A cultura e a ciência. A formação dos Estados e a expansão comercial e colonial europeia. A conquista e a colonização daAmérica e do Brasil. O pensamento iluminista e as revoluções burguesas. A Revolução Industrial: aspectos culturais, sociais e econômicos. A escravidão e demais formas de trabalho compulsório no Brasil e na América. A crise do Sistema Colonial e a formação dos Estados na América anglo-hispânica e no Brasil.

IV. O Mundo Contemporâneo

A consolidação do capitalismo: dominação, conflitos e resistências. Os impasses sociais do século XX: guerras, revoluções, totalitarismos, populismos e autoritarismos. Culturas de massa e vanguardas artísticas: as relações entre o erudito e o popular. Brasil contemporâneo: os dilemas nacionais no pós-64. Globalização, neoliberalismos, a questão ambiental e a sociedade do conhecimento. A exclusão na contemporaneidade: etnias, nacionalismos, religiões e sexualidades.

V. Teoria da História

Conceitos de História e Historiografia. Tempo e espaço. História e Memória.