No artigo Visita Virtual a Museus Internacionais eu já havia mostrado a grande ideia que é disponibilizar visitas virtuais a museus, uma grande contribuição para o conhecimento humano. E esta contribuição veio para museus brasileiros também! Este é um grande caminho para valorizar nossa cultura. O projeto é uma iniciativa da Era Virtual. Se você curte museus, não perca!!!
Museu Nacional do Mar: São Francisco do Sul, Santa Catarina. O museu foi criado em 1991 com o objetivo de valorizar a riqueza e diversidade do patrimônio naval brasileiro. Com o intuito de valorizar e difundir a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar, o museu reúne exemplares de embarcações originais de todo o país.
Museu do Contestado: Caçador, Santa Catarina. Criado em 18 de março de 1974 pela FEARPE – Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe –, o museu tem o objetivo de documentar, restaurar e preservar a memória e a cultura do passado da região e do município de Caçador.
Museu de Artes e Ofícios: Belo Horizonte, Minas Gerais. O museu é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo.
Museu do Oratório: Ouro Preto, Minas Gerais. Inaugurado em Ouro Preto, em outubro de 1998, o museu apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. O acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos.
Museu Victor Meirelles: Florianópolis, Santa Catarina. O museu foi inaugurado em 1952, na casa onde nasceu o artista Victor Meirelles. O sobrado, tombado como patrimônio histórico nacional em 1950, foi construído por volta do final do século XVIII e início do XIX e abrigou o comércio da família Meirelles de Lima.
Museu da República: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. O museu foi inaugurado em 15 de Novembro de 1960, após a transferência da capital para Brasília. Estrutura-se em três funções básicas: a preservação, a investigação e a comunicação dos testemunhos materiais e não-materiais vinculados à história da república no Brasil.
Museu Casa Guignard: Ouro Preto, Minas Gerais. Para preservar e divulgar a obra de Veiga Guinard, surgiu este museu. Inaugurado em 1986, tem suas origens, no entanto, em 1960, quando um grupo de amigos de Guignard criou uma fundação destinada a amparar a escola por ele fundada e assegurar apoio moral e material para continuidade de sua produção.
Museu Casa Guimarães Rosa: Belo Horizonte, Minas Gerais. O museu foi inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde nasceu o escritor. Preserva um acervo de vários objetos, composto de registros de sua vida profissional como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural descrito por Rosa.
Casa da Ciência: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Inaugurada em 1995, o local vem se constituindo como um centro de popularização da ciência que explora as diversas áreas do conhecimento através de linguagens variadas – teatro, exposições, música, oficinas, cursos, palestras, seminários e audiovisual.
Casa Fiat de Cultura: Nova Lima, Minas Gerais. A exposição “Olhar viajante” propõe uma reflexão sobre a contribuição estrangeira à arte brasileira do século XIX por meio de uma seleção de 182 obras da Coleção Brasiliana. A mostra compõe uma visão do Brasil a partir de três segmentos: Rio de Janeiro e a Corte; Registros de Viajantes e Paisagens do Brasil.
Casa de Cora Coralina: Cidade de Goiás, Goiás. Inaugurado em 1989, o discurso poético de Cora Coralina perpassa uma história de vida que está preservada no Museu Casa de Cora Coralina – sua casa secular de família, às margens do Rio Vermelho, na cidade de Goiás. A Casa Velha da Ponte mantém acessível sua memória.
ERRATA: Enterrada em 1972
Prof Michel, há na entrada do Museu Nacional, em São Crsitovao, Rio, RJ, na frente do prédio uma laje selada com um aviso em metal. Ela é uma capsula do tempo onde foi depositado ” um importante documento da nossa historia em 1952. Em 2022 a laje será quebrada. O que ela conterá? Algo inédito sobre a ditadura? Uma bobeira? Eu fotografei a laje, tentarei te enviar.
Sensacional! Eu já vi esta laje. O que será que tem lá???
Sou Prof. de História e esse Blog é o mais completo que já ví. Adorei tudo e estou visitando sempre. Adorei o Jogo sobre o Feudalismo, gostaria de compartilhar com meus alunos. Até agora encontrei poucos jogos com conteúdos de História. Você tem alguma sugestão onde posso encontrar outros?