Home/Curiosidades/10 falsas profecias sobre o fim do mundo

10 falsas profecias sobre o fim do mundo

dezembro 21st, 2012|Curiosidades|13 Comments


O 21 de dezembro de 2012 fecha um ciclo do Calendário Maia, de 5125 anos. Para muitos, a data vai representar o fim do mundo. A história mostra que, de tempos em tempos, aparecem profecias sobre o apocalipse, algumas com enfoque religioso, outras não. Este fenômeno ocorre por vários motivos, dentre os quais a falta de controle que temos sobre o futuro ou mesmo nossa existência.

A boa notícia, senhoras e senhores é que, de todas as profecias já feitas sobre o apocalipse ou fim do mundo, 100% FRACASSOU. De qualquer forma, vamos relembrar algumas delas, nesta lista de 10 falsas profecias sobre o fim do mundo. Esta lista foi extraída e adaptada dos sites Geeknisses e Hypescience.

1. Grande Incêndio de Londres

Grande incêndio de Londres, de 1666

Na tradição cristã, o número 666 é descrito, no livro bíblico do Apocalipse, como a “marca da besta”. Baseado nisto, muitos europeus cristãos ficaram preocupados com a chegada do ano 1666. Para piorar, no ano anterior, uma praga havia dizimado cerca de 100 mil pessoas, um quinto da população de Londres, levando muitos a prever o fim dos tempos. Em 2 de setembro de 1666, eclodiu um incêndio em uma padaria em Pudding Lane, em Londres. O fogo se propagou durante três dias e queimou mais de 13 mil edifícios e casas. No final, menos de 10 pessoas morreram no incêndio, que, embora catastrófico, não foi o fim do mundo.

2. Galinha Profeta de Leeds

Galinha profeta de Leeds, 1806

Existem inúmeros exemplos de pessoas que proclamam o retorno de Jesus Cristo, mas provavelmente nunca existiu um mensageiro mais estranho do que a galinha da cidade inglesa de Leeds, em 1806. As pessoas da cidade contavam que uma galinha começou a botar seus ovos no formato da frase “Christ is coming” (“Cristo está chegando”). Notícias do incrível milagre se espalharam rapidamente, e muitas pessoas se convenceram que o dia do juízo final estava próximo. A história começou a tomar proporções enormes, até que um curioso cidadão da cidade observou a galinha botando os ovos – e descobriu que todos tinham caído em uma brincadeira de mau gosto.

3. O Grande Desapontamento

William Miller, o responsável pelo Grande Desapontamento de 1844

O fazendeiro estadunidense William Miller, depois de estudar a Bíblia durante vários anos, concluiu que a data escolhida por Deus para acabar com o mundo poderia ser encontrada em uma interpretação literal das escrituras. Ele explicava para seus seguidores (chamados de adventistas ou milleristas) que o mundo acabaria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Ele pregava e publicava o bastante para conseguir milhares de seguidores, que chegaram à conclusão que a data definitiva seria 23 de abril de 1834. Muitos seguidores de Miller venderam ou doaram todas suas posses. Quando a data do fim do mundo chegou, e Jesus não retornou, o grupo se desintegrou, mas alguns remanescentes formaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

4. Cometa Halley

Passagem do Cometa Halley, em 1910

Em 1881, um astrônomo descobriu que a cauda de cometas têm um gás mortal, chamado de cianogênio, tão tóxico quanto o cianeto, que é semelhante a ele. A descoberta não recebeu muita atenção, até que alguém notou que a Terra passaria próxima à cauda do cometa Halley, em 1910. O respeitado jornal estadunidense “The New York Times” e vários outros questionavam se todas as pessoas do planeta morreriam envenenadas pelo gás tóxico, o que levou a uma onda de pânico nos Estados Unidos. Finalmente, cientistas com a cabeça no lugar explicaram que não havia motivos para temer a passagem do cometa, que ocorreu sem maiores problemas.

5. Seita Heaven’s Gate

Suicídio coletivo dos membros da seita Heaven's Gate, em 1997

Quando o cometa Hale-Bopp apareceu em 1997, surgiram também rumores que uma nave alienígena estaria seguindo o cometa. Além disso, as pessoas afirmavam que a nave estava sendo escondida pela Nasa e pela comunidade de astrônomos, o que podia ser facilmente refutado por qualquer pessoa com um telescópio. Apesar da negação da existência de tal nave, os rumores foram divulgados amplamente, e inspiraram a criação de uma seita chamada “Heaven’s Gate” (“Portais do Céu”, em tradução livre), que acreditava que o mundo acabaria logo. Infelizmente, no dia 26 de março de 1997, o mundo acabou para 39 membros do culto, que foram levados a um rancho no meio do deserto e cometeram suicídio por acreditar que suas almas seriam levadas pelos alienígenas.

6. Profecias de Nostradamus

Profeta Michel Nostradamus

A escrita metafórica e obscura de Michel Nostredame, conhecido como Nostradamus, intrigaram estudiosos por mais de 400 anos. Seus escritos, que dependem muito da interpretação, foram traduzidos e reescritos em inúmeras versões. Uma das suas frases mais famosas afirma “no ano 1999, sétimo mês/do céu virá o grande rei do terror”. Muitos devotos das previsões de Nustradamus ficaram preocupados, já que ele tinha grande fama, e acreditavam que esta era a sua previsão do fim do mundo.

7. Bug do Milênio

Bug do Milênio, no ano 2000

A virada do milênio deu origem a mais uma previsão para o fim do mundo: o problema, notado na década de 1970, seria que muitos computadores não conseguiriam ver a diferença entre o ano 2000 e o ano de 1900. Ninguém tinha certeza do que isso significaria, mas muitos sugeriam que problemas catastróficos poderiam ocorrer, desde blecautes enormes a um holocausto nuclear. A venda de armas cresceu muito e várias pessoas prepararam bunkers para viver após a catástrofe. Mesmo com todos os problemas previstos, o ano novo começou normalmente, com alguns pequenos problemas em computadores isolados.

8. Desastre do Gelo

Livro Desastre Final do Gelo, de 2000

Na chegada do novo milênio, uma outra catástrofe global foi prevista por Richard Noone, autor do livro “5/5/2000 Ice: The Ultimate Disaster” (“Gelo: o desastre final”, em tradução livre, sem edição brasileira). Segundo o autor. O gelo da Antártica teria quase 5 quilômetros de espessura no dia 5 de maio de 2000, quando os planetas se alinhariam no céu, resultando em uma morte gelada para toda a humanidade. O final dessa história foram milhares de exemplares do livro vendidos, o enriquecimento do autor, mas sem mortes em massa devido ao gelo derretido.

9. Última Testemunha de Deus

Livro Última Testemunha de Deus, de 2008

De acordo com o pastor da Igreja de Deus, Ronald Weinland, autor do livro “2008: God’s Final Witness” (“2008: a última testemunha de Deus”, em tradução livre), centenas de milhares de pessoas morreriam a partir de 2006, quando o livro foi lançado. Ao fim daquele ano, o pastor afirmava que haveria no máximo dois anos antes do momento em que o mundo entrasse no pior período de toda a existência humana. Até o segundo semestre daquele ano, os Estados Unidos teriam sofrido um colapso, e não existiriam mais como um país independente. De acordo com o que está escrito no livro, Weinland “coloca a sua reputação em jogo no seu papel de profeta de Deus”.

10. Calendário Maia

Calendário Maia, a profecia de 2012

Dezembro de 2012 marca o fim de um ciclo definido pelo Calendário Maia. Muitos acreditam que isso se traduzirá em desastres e cataclismas naturais – algo muito próximo da concepção cristã do Juízo Final. Outros acreditam que essa data marcará o fim da ênfase materialista da civilização ocidental. De qualquer modo, as especulações sobre a natureza dessa previsão estão se aproximando cada vez mais da ciência, mais particularmente das transformações que ocorrem ciclicamente com as irradiações solares.

13 Comments

  1. Klaus do iate 21 de dezembro de 2012 at 16:11 - Reply

    hehehe. Como diziam os originais do Samba: Se gritar pega ladrão, nao fica um,meu irmao…

  2. jamal sutton 26 de dezembro de 2012 at 0:52 - Reply

    Apesar de todos os desmentidos da Nasa, a agência espacial americana, e dos próprios maias, pessoas em muitos países estão se preparando para o que seria o fim do mundo.

  3. Elias 2 de agosto de 2013 at 23:40 - Reply

    Eu concordo com os textos acima, mas meu comentário é que antes de Jesus vir, na primeira vinda pra terra, já se falava do fim do mundo, e ele deixou varias evidencias do fim, porém o start de muitas das profecias será, após a segunda vinda de Jesus, que o próprio Jesus deixou bem claro que ninguém nem ele mesmo sabe o dia nem a hora que o filho de Deus vira buscar sua noiva que é a Igreja.
    A igreja são todos aqueles que acreditam no cristianismo na versão que Deus Vivo pai de Jesus Cristo, criou tudo, então todos tem chance.
    Mas se não acredita em Jesus, nem em Deus ai não adianta nem ficar somente achando os pontos negativos que só vai ti atrasar no que você realmente acredita.
    quem convence nós do que é certo é o Espirito santo de Deus que está responsável aqui na terra para nos consolar e nos ensinar o que é certo e o que é errado, por nós mesmos não chegamos a concluir nada porque temos influencias do lado de Deus como do lado do mau, e o mau está desde o inicio e se não pedirmos ajuda pra Deus pra entender as coisas, os textos sagrados, o mau é metido, ele vem ponha pilha e ti em rola rsrsrsr.
    Mesmo que tenhamos 200 anos o mau está desde o inicio então como competir se até com vendedor de qualquer produto eles enrolam a gente rsrsrs então sem Deus não somos NADA!
    Que Deus seja com todos nós!!! Amem!!!

  4. maquieli alves 7 de agosto de 2013 at 8:39 - Reply

    boa historia

  5. Luis Gustavo 15 de Janeiro de 2014 at 19:16 - Reply

    Na Bíblia diz que o dia do fim do mundo ninguém sabe, senão Deus, mas já tantas seitas como as testemunhas de Jeová e os adventistas fizeram previsões erradas que trouxeram decepção a seus seguidores.

  6. veraluce 18 de Janeiro de 2015 at 19:58 - Reply

    CARO AMIGO É VERDADE QUE 10 PESSOAS DERAM AS PREVISÕES ERRADA, MAS VEJA DENTRO DA BÍBLIA QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR O QUE JESUS DEIXOU ESCRITO NELA SOBRE TODA A IDADE DA GENEALOGIA DE TODO OS POVOS DE ADÃO TATE O ANO DO FIM. COM AS DATAS E ANOS.
    PARA VOCÊ ENTENDER MELHOR LEIA O LIVRO A MARCA DE DEUS http://WWW.MARCADEDEUS.COM, O SEU SUB TÍTULO É VERACIDADE EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS BÍBLICOS. E DEPOIS ME RETORNA NO EMAIL. lucytsilva@gmail.com

  7. jakson 12 de Abril de 2016 at 22:20 - Reply

    1º o mundo no final de novembro de 2016 estará com uma nova pandemia chamada de alergia as vacinas;
    2ª o novo presidente dos estados unidos é trump donald que causará um apartai religioso;
    3ª em meados de setembro a terra no hemisfério sul estará tão aquecida, que muitos aparelhos eletrônicos não funcionaram ;
    4º o euro ressurge como uma nova moeda diferente do que já é;
    6º em dezembro a onu cria uma politica de combate a a corrupção;
    7º a terra toda treme norte sul/ leste e oeste todos os paises;
    8º continua a surgi outras profecias iguais a essa repletas de mentiras o povo acredita kkkkkk

  8. Verônika Bernike Hemorroíssa 11 de outubro de 2016 at 12:43 - Reply

    1 – A noiva de Deus não é a igreja e ela vai nascer em Salvador-ba.
    2 – O Anticristo é Acm Neto , ele vai ser presidente e ultimo líder do Brasil.
    3- O Armagedom vai acontecer aqui no Brasil , quando o Estado islâmico invadir o Brasil para escravizar o povo Brasileiro.
    4- O Exercito de Deus não virá com ele no dia do juizo final , porque já vai está todo aqui entre nós , sem ninguém saber .
    O Exercito de Deus está nascendo de mulher ou seja está na forma de homem e de mulher.
    5 – O Brasil é o país em que vai acontecer a ultima vinda de Deus a esse mundo.
    6 – O Inimigo está dentro de casa , dentro das famílias e dentro das nações .

  9. Nelson 29 de outubro de 2016 at 20:51 - Reply

    na verdade, a Bíblia não diz a data nem hora para o fim do mundo, a nínquem na terra foi data uma data para o fim do mundo, o próprio filho de Deus, Jesus cristo quando esteve na terra dese não saber nem o dia nem a hora, mateus 24:36, como pode então uma organização Religiosa seja qual for, marca uma data ou sair por ai pregando o fim do mundo sendo que esse dia não foi dado a conhecer a ninquem na terra, pois esta escrito que o dia do senhor vem numa hora em que não sabeis,e ainda diz para ficarmos vigilante e manter os nossos sentidos pois aquele dia vem como ladrão a noite,todo aquele que marca uma data para o fim do mundo é um falso profeta, diz a palavra de Deus a Bíblia, Deuteronômio 18:18,19,20.

  10. Nelson 29 de outubro de 2016 at 21:01 - Reply

    A Bíblia a palavra de Deus, não deixa margem para duvida, pois ela a firma, que a cerca daquele dia e hora ninquém sabe, nem os anjos do céu mais unicamente meu pai que esta nos céus, dize Jesus o filho de Deus, Mateus 24: 36

  11. Nelson 2 de novembro de 2016 at 19:39 - Reply

    A torre de vigia, se Auto Entítula, o escravo Fiel e discreto, e representante do Reino de Deus na terra, mais nenhuma das suas profecias sobre o fim do mundo se cumpriu, todas as datas marcadas por ela não se realizaram, como exemplo:1914,1925.1975 ETC,muitos venderam suas casas imaginando, que o Armagedom viria, ficaram decepcionados, e tudo isso dizia a torre de vigia, Eram Datas de Deus, quando as referidas Datas chegaram, e nada aconteceu, eles Botaram a culpa nas próprias Testemunhas,dizendo que elas Entenderam errado, a torre de vigia, tenta de tudo para se esquivar dos seus erros e Fracasso, não admitem que erraram, e continuam errando,levando os seus seguidores a uma lavagem sele-brau, a onde as Testemunhas de Jeová, não podem questionar os erros cometidos po- eles, sob-pena de desassociação,es-comunhão, a onde coloca as pessoas contra as outras,pois os desassociados, não podem falar nem mesmo com seus parentes,e amigos,isso é Justo é honesto,cometem erros e ainda dividem Famílias e amigos. Deuteronômio 18:18,19, 20, todos esses erros esta nas suas próprias revista a sentinela e despertai, antigas,dos Anos 1960,e 1070, em di-antes, eles procuram Esconder esses erros por tentar tirar essa literaturas deles mesmo de circulação, pois são elas que prova os seus erros e fracassos, e que foi Eles mesmo que falaram, tudo isso em nome de Deus. apocalipse 22:15, la fora Estão os cães e todo aquele que gosta da mentira e a pratica.

  12. Nelson 2 de novembro de 2016 at 19:47 - Reply

    a revista a sentinela de 1960, e 1970, do comentário acima,

  13. Nelson 2 de novembro de 2016 at 20:06 - Reply

    Nelson 2 de novembro de 2016 at 19:39 –
    Your comment is awaiting moderation.
    A torre de vigia, se Auto Entítula, o escravo Fiel e discreto, e representante do Reino de Deus na terra, mais nenhuma das suas profecias sobre o fim do mundo se cumpriu, todas as datas marcadas por ela não se realizaram, como exemplo:1914,1925.1975 ETC,muitos venderam suas casas imaginando, que o Armagedom viria, ficaram decepcionados, e tudo isso dizia a torre de vigia, Eram Datas de Deus, quando as referidas Datas chegaram, e nada aconteceu, eles Botaram a culpa nas próprias Testemunhas,dizendo que elas Entenderam errado, a torre de vigia, tenta de tudo para se esquivar dos seus erros e Fracasso, não admitem que erraram, e continuam errando,levando os seus seguidores a uma lavagem sele-brau, a onde as Testemunhas de Jeová, não podem questionar os erros cometidos po- eles, sob-pena de desassociação,es-comunhão, a onde coloca as pessoas contra as outras,pois os desassociados, não podem falar nem mesmo com seus parentes,e amigos,isso é Justo é honesto,cometem erros e ainda dividem Famílias e amigos. Deuteronômio 18:18,19, 20, todos esses erros esta nas suas próprias revista a sentinela e despertai, antigas,dos Anos 1960,e 1970, em di-antes, eles procuram Esconder esses erros por tentar tirar essa literaturas deles mesmo de circulação, pois são elas que prova os seus erros e fracassos, e que foi Eles mesmo que falaram, tudo isso em nome de Deus. apocalipse 22:15, la fora Estão os cães e todo aquele que gosta da mentira e a pratica.

Leave A Comment