Se o início da Segunda Guerra (1939-1945) não foi exatamente uma surpresa para todos, é verdade que as estratégias de guerra alemãs e japonesas surpreenderam ingleses, americanos e soviéticos. Todavia, em 1942, algumas batalhas significaram uma verdadeira virada em favor dos aliados. Sendo assim, conheça 3 Batalhas Que Mudaram os Rumos da Segunda Guerra Mundial.

1- Batalha de Stalingrado

A fonte Barmaley, um dos símbolos de Stalingrado, logo após a batalha (1943)

A Batalha de Stalingrado ocorreu entre julho de 1942 e fevereiro de 1943, na cidade de Stalingrado, na União Soviética. Envolvendo o exército nazista (Wehrmacht) contra o exército soviético, a batalha começou com um intenso bombardeio da aviação alemã (Luftwaffe) sobre a cidade, hoje chamada de Volvogrado. Após os ataques iniciais, o conflito ocorreu  casa por casa, o exército nazista enfrentando forte resistência soviética.

É considerada uma das batalhas mais sangrentas da História, mobilizando 2 milhões de soldados e tendo, como saldo, 2 milhões de mortos, feridos e capturados. A vitória alemã parecia certa quando conseguiram encurralar parte dos soldados inimigos às margens do rio Volga. Porém, uma grande tropa soviética se formava na margem oposta do rio. Após a vitória, o Exército Vermelho passou a empurrar as forças alemãs até Berlim.

Saldo: vitória da União Soviética sobre a Alemanha.

2- Batalha de El-Alamein

Rumos da Guerra

O general Montgomery, comandante das forças do Império Britânico no norte da África

A Batalha de El-Alamein ocorreu entre outubro e novembro de 1942, na cidade de El-Alamein, no Egito. O conflito envolveu o exército soldados do Império Britânico e Commonwealth contra combatentes da Alemanha e Itália, pela supremacia no norte da África, região que foi bastante disputada já no contexto da corrida neocolonialista entre os países europeus.

Até El-Alamein, o exército britânico realizava uma estratégia passiva, de resposta aos ataques alemães e italianos. Após El-Alamein, os britânicos passaram a determinar as posições e rumos da guerra, enfraquecendo a influência nazi-fascista na região. A vitória foi tão importante que o primeiro-ministro Winston Churchill disse: “Antes de Alamein, nunca tivemos uma vitória. Após Alamein, nunca tivemos uma derrota”.

Saldo: vitória do Império Britânico sobre a Alemanha e a Itália.

3- Batalha de Midway

Rumos da Guerra

Bombardeiros SBD Dauntless sobre o cruzador japonês Mikuma em chamas

A Batalha de Midway ocorreu em julho de 1942, nas Ilhas Midway, no Oceano Pacífico. Foi uma batalha aeronaval, envolvendo as forças dos Estados Unidos contra as forças do Império do Japão, e ocorreu apenas seis meses após o bombardeio japonês na base militar americana de Pearl Harbor, no Hawaii. Este conflito marca o início da Guerra no Pacífico.

Lembrada como o mais importante confronto naval da Segunda Guerra Mundial, a vitória dos americanos marcou um ponto de virada na guerra. Isto porque os japoneses perderam quatro porta-aviões, dois cruzadores e mais de duzentos pilotos navais. Este fato fez com que o Japão perdesse sua capacidade de combate no mar e tirou a sua iniciativa durante todo o restante da guerra.

Saldo: vitória dos Estados Unidos sobre o Império do Japão.