Home/Curiosidades/10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

novembro 11th, 2015|Curiosidades|19 Comments


Leonardo Da Vinci nasceu em 1472 e faleceu em 1519, durante o Renascimento Cultural da Europa. O período ficou conhecido por revelar vários gênios, como Michelangelo, Rafael, Montaigne, Cervantes, Shakespeare, entre outros. Todavia, o italiano Da Vinci chama atenção pela versatilidade: ao contrário de outros gênios, destacou-se em várias áreas do conhecimento.

Da pintura à engenharia, Da Vinci dominou várias técnicas, tornando-o um dos nomes mais populares do período. Na engenharia, elaborou uma série de invenções que inspiraram esta lista, com as ilustrações extraídas do site Swide.

Vale ressaltar que, aquilo que estamos chamado de invenções foram, na verdade, projetos desenhado por Da Vinci. Sendo assim, não ganharam forma, pelo menos não à época. Nas últimas décadas, porém, vários cientistas têm se debruçado na tentativa de “dar vida” aos projetos do inventor e testar a sua funcionalidade.

1. Rolamento

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, entre 1498 e 1500. Apesar da existência de rolamentos ser datada de período anterior ao nascimento de Cristo, Leonardo da Vinci aprimorou o dispositivo para diminuir a fricção entre as esferas. Hoje, os rolamentos são encontrados em praticamente tudo.

2. Equipamento de mergulho

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Além de obcecado pelo ar, Leonardo Da Vinci também mostrou inquietação pelas coisas subaquáticas. No caso do equipamento de mergulho, o objetivo era possibilitar o ataque de embarcações por baixo. O traje foi imaginado em couro, com visor de vidro para e canal respirador (snorkel) feito em cana.

 3. Ornitóptero

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1485. O ornitóptero é um equipamento de voo que obtém a sustentação e a propulsão a partir do movimento alternativo das asas, como ocorre com algumas aves e/ou insetos. Neste caso, o invenção de Da Vinci tinha a forma das asas de um pássaro.

4. Canhão de trinta e três canos

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Frustrado com a demora no tempo de recarga das armas de fogo em sua época, Da Vinci resolver criar o protótipo de um canhão de trinta e três canos. O aparato deveria conter três fileiras de 11 mosquetes sobre rodas, de forma que enquanto o soldado atirava com uma fileira de armas, a outra era recarregada.

5. Helicóptero

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1493. Também conhecido como “parafuso voador”, este helicóptero de Da Vinci é considerado uma de suas invenções mais estranhas e, de acordo com os cientistas, de pouca utilidade: provavelmente nunca teria saído do chão e exigia o trabalho de quatro homens para funcionar.

6. A cidade do futuro

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, entre 1482 e 1489. Durante o tempo em que viveu em Milão, Da Vinci percebeu que a peste negra atingia mais as cidades do que as zonas rurais. Elaborou assim, o que seria a cidade do futuro, com melhores condições sanitárias, rápido estabelecimento de água e até estábulos com ventilação.

7. Carro auto-propelido

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1478. Ancestral dos carros modernos, o carro auto-propelido era uma espécie de veículo que se movia sem motorista, apenas através de uma interação sequencial de molas e engrenagens. Em 2004, cientistas em um museu de Florença fizeram uma réplica do carro do inventor.

8. Paraquedas

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1485. Leonardo Da Vinci, desde criança, sonhava em voar e se tornou obcecado por dispositivos voadores, como podemos perceber nesta lista. Mas além de voar, era necessário cair suavemente, e para isso elaborou um paraquedas com formato piramidal. Esta invenção foi testada por Adrian Nicholas, em 2000, e funcionou perfeitamente.

9. Tanque blindado

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1487. O tanque blindado do inventor italiano tinha o formato de um disco voador e canhões em toda a culatra, permitindo um giro de 360º. A cobertura convexa tinha como objetivo desviar dos ataques dos inimigos. Tinha capacidade para até oito pessoas.

10. Anemômetro

10 grandes invenções de Leonardo da Vinci

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, entre 1483 e 1486. Este anemômetro, que tinha como objetivo medir a velocidade do vento, não foi totalmente criado por Da Vinci, mas aprimorado a partir dos desenhos feitos por Leon Batista, em 1450.

19 Comments

  1. Klaus do Iate 11 de novembro de 2015 at 9:56 - Reply

    Há pelo menos dois museus em Florença, abertos ao publico, dedicados a Leo da Vinci ou as suas invenções. Em um deles, as peças podem ser tocadas!

  2. Klaus do Iate 11 de novembro de 2015 at 9:57 - Reply

    O tanque chegou a ser reproduzido por engenheiros militares e posto pra jogo. O pior desempenho da coisa foi a manobrabilidade.

  3. Klaus do Iate 11 de novembro de 2015 at 10:04 - Reply

    Boa parte da baixa funcionalidade de tais iventos anteriores a Rev Industrial era exatamente a fonte energética da força motora. Já na Roma antiga passou-se de raspão por um navio a vapor. E SE tivessem conseguido, certamente chegariam ao trem a vapor e a multiplicação da onipresença das legiões. O principal obstaculo a esta revolução industrial romana foram caracteristicas culturais romanas derivadas do escravismo. O escravo abundante gerou uma cultura onde trabalho pratico era desvalorizado e ha uma intelectualidade com dissocição-teorico-pratica. Praticamente só inventos com aplicação bélica IMEDIATA eram estimulados (vide ainda nos tempos dos inventos de Leo da Vinci). O escravo também reduzia mercado consumidor e reduzia chance de ricaço custear inventos.

  4. Klaus do Iate 11 de novembro de 2015 at 10:08 - Reply

    Romanos chegaram idealizar barco movido a roda de pas como dos riverboats do Mississipi, porem movidas a roda de trapiche (moinho de tração animal).
    Romano Heron (ou melhor cidadão romano, de ancestralidade grega, morador de Alexandria do Egito) chegou a vários artefatos movidos a vapor, usados em templos pra impressionar fieis.

    Romanos usavam serras hidraulicas, capazes de cortar mármore nos rios da Galia!

  5. Klaus do Iate 11 de novembro de 2015 at 10:11 - Reply
  6. Klaus do Iate 11 de novembro de 2015 at 10:16 - Reply

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/De_Rebus_Bellicis,_XVth_Century_Miniature.JPG

    Misterioso texto romano Rebus Bellicis de autor desconhecido. Muitos objetos retratados neste manual tático talvez tenham sido como inventos davincianos , que nunca sairam do papel. Note os bois na roda de moinho acoplada as rodas de riverboats

  7. Klaus do Iate 11 de novembro de 2015 at 10:19 - Reply

    http://1.bp.blogspot.com/-7_w0fuZUXS4/UEIwl1HrolI/AAAAAAAAABc/rVcwgzLTurU/s1600/aeo.gif

    Romanos “só” teriam que acoplar esta coisa no lugar dos bois do barquinho acima ilustrado.

  8. Klaus do Iate 11 de novembro de 2015 at 10:24 - Reply

    Já foram feitas comparações entre Inglaterra do sec XVIII e romanos do seculo I aC.

    1)Inglaterra do séc XVIII teve acúmulo de
    capital, mão-de-obra abundante barata,
    ideologia favorável a desigualdade e ao
    empreendedorismo, mercado consumi-
    dor abundante urbano, governo que
    não interferia (parlamentarismo),
    privilegiou racionalismo
    e uso de tecnologia, tinha
    abundantes fontes de ferro e carvão.

    2)Roma séc I aC tinha acúmulo de capital, mão-de-obra abundante barata, ideologia pré-cristã desprivilegiando trabalho, ( mais tarde ideologia cristã dignificaria trabalho, mas condenaria lucro e desigualdade). O governo romano era o único grande mercado consumidor (mais tarde, pior ainda, porque Dominato era um governo
    intervencionista). Roma do séc I aC tinha dissociação teoria-prática, razão sem experimentação, escravo
    desmotivando tecnologia e consumo, mas tinha abundantes fontes de ferro e carvão. Sonho da elite era a terra. Indústria,comércio e tudo mais era mero meio p/obter terra.

  9. patrick 8 de junho de 2016 at 15:59 - Reply

    que legal

  10. lely moura 23 de setembro de 2016 at 9:33 - Reply

    que legal gostei muito manda mais

  11. dario 19 de outubro de 2016 at 13:09 - Reply

    foi um grande inventor para o mundo e cientista mada mais coisas

  12. Pedro Miguel Brites 7 de novembro de 2016 at 8:04 - Reply

    O cara nasceu em 1472 e em 1478 já desenhou o projeto do carro auto propelido!? UAU kkk

  13. jacieli 13 de abril de 2017 at 7:58 - Reply

    ele foi o homem muito dedicado alem de ter varias profissoes cientista , arquiteto,pintor,poeta e musico etc

  14. jaqueline 13 de abril de 2017 at 8:01 - Reply

    ele foi um inventor de suas obras as que hoje nos ajudam.

  15. Estutande 11 de maio de 2017 at 12:56 - Reply

    Muito obg. ajudou muito numa pesquisa

  16. jacintoleiteaquinorego 4 de junho de 2017 at 15:39 - Reply

    massa!!!!!!!!!!!!!!!

  17. kaick 5 de agosto de 2017 at 16:35 - Reply

    me ajudo no trabalho de arte

  18. Eduardo 6 de agosto de 2017 at 17:07 - Reply

    Tb me ajudou muito, estou fazendo trabalho de artes sobre o artista Leonardo da Vinci. Obrigado!!!

  19. Inês 11 de novembro de 2017 at 14:42 - Reply

    Obrigada me ajudou imenso

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.