Home/Curiosidades/10 mitos de criação da vida e humana

10 mitos de criação da vida e humana

agosto 29th, 2012|Curiosidades|116 Comments


Cada sociedade, cultura ou civilização tem a sua própria maneira de explicar a origem da vida e do ser humano. Geralmente, as histórias de criação fazem parte do conjunto de mitos destas sociedades e acaba sendo adotado como verdade em suas manifestações religiosas. Aliás, o estudo das origens da vida e humana é chamado de cosmogonia. Neste post, você vai conhecer aspectos da cosmogonia de várias civilizações e/ou religiões antigas. Não há possibilidade de inserir o conteúdo completo pois, dependendo da situação, é imenso. Portanto, trabalhamos com fragmentos de 10 mitos de criação da vida e humana.

Para os professores de Ensino Religioso, é uma boa forma de apresentar para os alunos a importância de respeitar a diversidade religiosa e como muitas destas mitologias têm pontos em comum. Aliás, o laço que une as várias religiões que existem no planeta é abordado no artigo abaixo.

1- Mitologia Tupi-Guarani

Deus Tupã

A figura primária na maioria das lendas guaranis da criação é Iamandu (ou Nhanderu ou Tupã), o deus Sol e realizador de toda a criação. Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento. Tupã então criou a humanidade em uma cerimônia elaborada, formando estátuas de argila do homem e da mulher com uma mistura de vários elementos da natureza. Depois de soprar vida nas formas humanas, deixou-os com os espíritos do bem e do mal e partiu.

2- Mitologia Asteca

Deus Nanahuatzin

Segundo um mito, no princípio, tudo era negro e morto. Os deuses se reuniram em Teotihuacán para discutir a quem caberia a missão de criar o mundo, tarefa que exigia que um deles teria que se jogar dentro de uma fogueira. O selecionado para esse sacrifício foi Tecuciztecatl. No momento fatídico, Tecuciztecatl retrocede ante o fogo; mas o segundo, um pequeno deus, humilde e pobre, Nanahuatzin, se lança sem vacilar à fogueira, convertendo-se no Sol. Ao ver isto, o primeiro deus, sentindo coragem, decide jogar-se transformando-se na Lua.  Ainda assim, os dois astros continuam inertes e é indispensável alimentá-los para que se movam.

 3- Mitologia Navajo

Deus Tsohanoai

Os índios Navajo da América do Norte, acreditavam que Tsohanoai era o deus Sol. Ele assume forma humana e carrega o Sol às costas, todos os dias através do céu. À noite, o Sol descansa, pendurado numa pega na parede ocidental da casa de Tsohanoai.  Os dois filhos de Tsohanoai, Nayenezgani (Matador de Inimigos) e Tobadzistsini (Criança de Água) viviam separados do pai, em casa da sua mãe, no extremo ocidente. Quando se tornaram adultos, os dois decidiram procurar o seu pai e pedir-lhe ajuda para combater os espíritos maléficos que aterrorizavam e atormentavam a humanidade.

4- Mitologia Iorubá

Deus Olodumare

Na mitologia iorubá o deus supremo é Olorum, chamado também de Olodumare. Não aceita oferendas, pois tudo o que existe e pode ser ofertado já lhe pertence, na qualidade de criador de tudo o que existe, em todos os nove espaços do Orun.  Olorum criou o mundo, todas as águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.  Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra – era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo.

5- Mitologia Babilônica

Deus Shamash

O universo surgiu quando Nammu, um abismo sem forma, enrolou-se em si mesmo num ato de auto-procriação, gerando An, deus do céu, e Antu (Ki), deusa da Terra. A união de An e Ki produziu Enlil, senhor dos ventos, que eventualmente tornou-se líder do panteão dos deuses. Após o banimento de Enlil de Dilmun (a morada dos deuses) por violentar Ninlil, a deusa teve um filho, Nanna, o deus da lua (mais tarde chamado de Sin (ou Sinnu). Da união posterior entre Sin e Ningal nasceram Inanna (deusa do amor e da guerra) e Utu (deus do sol, depois chamado de Shamash).

6- Mitologia Persa

Deus Ormuz

Ormuz é o mestre e criador do mundo. Ele é soberano, onisciente, deus da ordem. O Sol é seu olho, o céu suas vestes bordadas de estrelas. Atar, o relâmpago, é seu cílio. Apô, as águas, são suas esposas. Ahura Mazda é o criador de outras sete divindades supremas, os Amesha Spenta, que reinam, cada um, sobre uma parte da criação e que parecem ser desdobramentos de Ahura Mazda. Assim como Ahura Mazda estava cercado por seis Amesha Spenta e de outras divindades, Angra Mainyu (Ahriman) — o deus malfazejo que invade a criação para perturbar a ordem e que é concebido como uma serpente — é acompanhado de seis demônios procedentes das trevas cósmicas e de um grande número de outras divindades malignas.

7- Mitologia Nórdica

Na mitologia nórdica, se acreditava que a terra era formada por um enorme disco liso. Asgard, onde os deuses viviam, se situava no centro do disco e poderia ser alcançado somente atravessando um enorme arco-íris (a ponte de Bifrost).  Os gigantes viviam em um domicílio equivalente chamado Jotunheim (Casa dos Gigantes). Uma enorme ábade no subsolo escuro e frio formava o Niflheim, que era governada pela deusa Hel. Este era a moradia eventual da maioria dos mortos. Situado em algum lugar no sul ficava o reino impetuoso de Musphelhein, repouso dos gigantes do fogo.  Outros reinos adicionais da mitologia nórdica incluem o Alfheim, repouso dos elfos luminosos (Ljósálfar), Svartalfheim, repouso dos elfos escuros, e Nidavellir, as minas dos anões. Entre Asgard e Niflheim estava Midgard, o mundo dos homens.

8- Mitologia Egípcia

Deus Ra

No princípio emergiu das águas uma ilha, e nela havia um ovo, do qual saiu Rá, iluminando todas as coisas. Todos os outros deuses seriam filhos de Rá (Nut, Chu e Geb). A deusa Nut se casou com Geb em segredo. Depois de algum tempo, Rá descobriu o que tinha acontecido, e ficou furioso com Nut. Como castigo tornou Nut estéril. Com isso Nut usou sua criatividade desafiando Thot, em um jogo de dados. Com sua vitória, consegui que Thot acrescentasse cinco novos dias ao calendário de 360 dias. Com os novos dias, que não eram vigiados por Rá, teve seus filhos: Osíris, Ísis, Set e Néftis.

9- Mitologia Grega

Deusa Hemera

Primeiro só havia o Caos (o Universo), depois do caos surgem Géia ou Gaia (a Terra, a grande mãe de peitos largos), depois o brumoso Tártaro (submundo,que fica debaixo da Terra) e Eros (o Amor, capaz de inspirar criação). De Caos também nasceram Hérebo (a trevas suprema,o que fica debaixo da Terra) e Nix (a Noite). Da Noite nasceram Hemera (o dia) e Éter (o ar puro ou ar superior onde vivem os deuses). A Terra deu à luz primeiro a seu consorte Urano ou Coelos (céu estrelado para cobri-la), também deu a luz Óreas (às montanhas) e às ninfas que nelas habitam e Ponto (o mar não colhido).

10- Mitologia Judaica

Deus Jeova

No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.  E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

116 Comments

  1. joao 3 de setembro de 2012 at 16:26 - Reply

    :O

  2. An Carl 23 de Abril de 2013 at 17:05 - Reply

    Muito bom, ajudou no me conhecimento e esse ano no enem !!

  3. Klaus do iate 27 de Abril de 2013 at 12:57 - Reply

    Mestre MIchel, então como os humanos atuais foram criados, segundo iorubás? Houve outra tentiva de Oxalá? Os iorubás são tb conecidos por nagôs e sua religião é a principal raiz das relgiões afrobrasileiras.

    • Glauber 15 de Janeiro de 2014 at 11:48 - Reply

      Oxalá pediu ajuda a Nanã, que morava nas aguas paradas onde havia barro, e fez os homens de barro

  4. Klaus do iate 27 de Abril de 2013 at 13:23 - Reply

    O mitologo brasileiro Junito Brandão dizia sempre que a variação é o pulmão do mito, logo varias versoes são corretas. Em uma versão da mitologia nórdica(=germana) , um freixo(árvore tipica da Germânia) gigante chamado Igdrasil é o Eixo dos 3 mundos, cada um com vários reinos.1) Midgard (Jardim do Meio) é onde está nosso mundo, mundo dos humanos , mas também onde moram os deuses Vanes e tb está o Jotunheim (reino dos gigantes de gelo) . 2)Utgard (jardim de Baixo) está nas raízes do Igdrasil, lá tb tem vários reinos como SchartzAlfheim (reino dos elfos negros), Hella =Nifleheim (reino de Hella, deusa filha de Loki e equivalente ao Hades dos gregos), para onde vão os mortos de causa natural. 3) Asgard (Jardim dos Ases) é o mundo situado na copa do Igdrasil, muito acima das nuvens, é a morada dos deuses luminosos (Ases) , lá está o castelo de Odin (Walhalla) , para onde vão os humanos que morrem em batalha. A comunicação entre os mundos é possibilitada pela ponte-arco-iris (Bifrost). As almas humanas colhidas no campo de batalha pelas Walkirias (deusas filhas de Odin) vivem no Walhalla se divertindo caçando javalis, comendo, bebendo, e treinando para a grande batalha que lutarão no fim do mundo (Ragnarok)contra as forças do Utgard e outros monstros. Segundo a mitologia germana Odin previu tudo isto quando ganhou a sabedoria suprema em troca de um de seus olhos. Durante o Ragnarok, o Igdrasil seria destruido e todo o Universo recomposto, monstros e deuses e seres vivos seriam destruídos, exceto um casal de humanos e outro de deuses e alguns animais. Os missionarios cristãos conseguiram converter a maioria dos germanos dizendo que o Ragnarok já havia ocorrido, Odin e os outros haviam perecido e só sobrara deus-Jesus e o casal Adão+ Eva. Eles vendiam a ideia que a Biblia começava onde o Ragnarok terminava.Fico curioso para saber como explicavam a deusa remanescente (Maria??)

  5. Klaus do iate 27 de Abril de 2013 at 13:27 - Reply

    A mudança de nomes dos deuses sumerios pode ser apenas a adoção quase integral dos deuses sumerios pelos semitas mesopotâmicos. Vou tentar identificar os deuses da figura postada aqui, mais tarde.

  6. Klaus do iate 27 de Abril de 2013 at 15:31 - Reply

    Numerando so deuses sumerios da figura da mitologia babilônica da esquerda para direita a partir do leãozinho, como 1 a 5, teríamos;
    2) Inana- deusa alada, guerreira, tem flechas em ajavas nas costas. Tb é deusa -amor, especie de Cupido-femea. deusa tutelar da cidade sumeria mais velha Uruk
    4) Enki, deus-agua doce e da fertillidade masculina, com os dois rios com peixes saindo dele(Tigre+Eufrates)
    5) Ushmud com duas faces (como Janus dos romanos)

  7. Klaus do iate 27 de Abril de 2013 at 17:51 - Reply

    1) É Ninurta deus da guerra e da tempestade, está armado de arco (relâmpago) é um deus fértil especialmente idolatrado longe dos rios.
    3) Surgindo por entre as montanhas Zagros (no leste da Mesopotâmia) está Utu, o deus-Sol nascendo com uma espada.

  8. Klaus do iate 27 de Abril de 2013 at 19:19 - Reply

    Interessante que um deus sumerio menor, ajudante de Ninurta, nas suas tempestades, era Ishkur, que representava as montanhas distantes do oeste (cordilheira Libanesa) e este PODE ser a origem do famoso Yahweh! Entre canaanitas ele era conhecido como Baal Adad. Interessante que então o Zeus cretense e o deus (que se tornaria unico) poderiam ser desdobramentos do deus sumerio Ishkur!

  9. PAMELA 9 de Maio de 2013 at 16:41 - Reply

    loool

  10. fernanda 14 de Maio de 2013 at 18:19 - Reply

    adorei me ajudou na vida na terra ne como mais interessante eu achei egipicia e grega quando eu ficar grande eu vou morar na grecia dizem que la tem ruinas e um teatro que antigamente eles faziam shows e tambem usavam folhas atras das orelhas e na roma tambem as roupas eram tipo regatas mas do outro lado nao tinha nada era muito legal mas hoje eles usam roupas como a gente aqui no brasil eu vou morar la mas primeiro viajar para roma para ver a torre de pisa e o coliseu dizem que la e bem bonito eu ja fui para 3 capitais porto alegre , curitiba, florianopolis tem uma musica que se chama bom dia da larissa manoela hoje eu acordei pensando assim o que que a vida faz por mim eu tenho so que agradecer bom dia paz bom dia bom dia faz ficar melhor nosso dia bom dia flor bom dia bom dia amor que e tudo que eu mais queria

  11. isabele 20 de Maio de 2013 at 15:22 - Reply

    eu quero sobre o surgimento da terra só que normal e eu não achei 🙁

  12. Giovanna 11 de junho de 2013 at 14:33 - Reply

    só que a dez não é mito.. 😉

    • Michel Goulart 11 de junho de 2013 at 15:43 - Reply

      O mito é uma narrativa que possui elementos sobrenaturais, é tomado como verdade para um determinado povo, grupo ou comunidade e é utilizado como forma de compreensão do mundo. Considerando este conceito de mito, mesmo o dez é um mito.

    • Raissa 30 de setembro de 2013 at 7:38 - Reply

      Tem gente iludida que ainda fala que o “10 não é mito”. Me poupe né.
      Só acho que vcs tem que encarar a realidade um dia.

  13. Sandra 15 de junho de 2013 at 11:37 - Reply

    Prof. Michel,
    Poderia me adicionar no facebook, por favor?
    Meu perfil: https://www.facebook.com/san.helena
    Grata!!

  14. Angela Roman 26 de junho de 2013 at 8:39 - Reply

    Todos são mitos, depende de quem os lê. O que para nós é mito para determinada tradição religiosa é uma história sagrada.Assim colocando-os na categoria de mitos deixa-se para a liberdade de cada um considerar de forma religiosa ou não.

  15. sandro 26 de junho de 2013 at 16:38 - Reply

    que coisa chata:::>>>

  16. mayara 4 de julho de 2013 at 11:22 - Reply

    adorei mais não achei o que queria mais fiquei satisfeita por o que eu vi 🙂

  17. mayara 4 de julho de 2013 at 11:40 - Reply

    😮

  18. Maria da Conceicao Silva 17 de agosto de 2013 at 22:31 - Reply

    acredito na criação onde deus Jeová e o criador de todas as coisas. mas e uma viagem as infinitas mitologias mundo a fora. a mitologia grega e com certeza a mais fascinante.

  19. mayara 19 de setembro de 2013 at 14:05 - Reply

    logico q a dez e a unica verdadeira ;0 sendo mito ou não…

    • Rogerio Campos 4 de agosto de 2014 at 21:35 - Reply

      Estranho alguém apoiar-se na lógica para justificar que o seu sobrenatural e espiritual deus, é mais verdadeiro que os outros. Todos são verdadeiros, fazem parte da história humana, todos foram inventados por algum motivo, seja conforto, medo ou poder.

  20. mayara 19 de setembro de 2013 at 14:09 - Reply

    deus e o unico deus,o rei e dono de tudo:))

  21. ana 26 de setembro de 2013 at 11:48 - Reply

    o numero 10 não e um mito não não sei porque ta ai mas o resto me ajudoou bastantee vlw aii

  22. Felipe 30 de setembro de 2013 at 9:31 - Reply

    Ui, to com raiva, minha religião não é mito, é realidade, mas todas as outras são sim pq só a minha é a verdadeira. ¬¬
     
    You ta de brincation with me ?

    • Michel Goulart 30 de setembro de 2013 at 16:18 - Reply

      Só cuidado para não transformar sua convicção em intolerância, Felipe.

  23. juliany 17 de outubro de 2013 at 14:21 - Reply

    não gostei pq é muita coisa , mas ajudou muito meu conhecimento 😮

  24. isabela fernandes 17 de outubro de 2013 at 14:27 - Reply

    Nao gostei muito os textos sao muito grande, mas deu mi ajudou muito *—*

  25. Alex 27 de outubro de 2013 at 18:03 - Reply

    O 10 não é mito, é a verdadeira criação de Jeová Deus, o resto sim é tudo ficção.

    • Daniel 16 de Janeiro de 2014 at 18:37 - Reply

      então tá..

  26. Schuck 10 de novembro de 2013 at 22:41 - Reply

    Mito é a religião do outro…

  27. Mariane 15 de dezembro de 2013 at 20:43 - Reply

    Minha curiosidade é: Qual será a próxima mentira sobre a criação humana?

  28. Matheus felipe 23 de dezembro de 2013 at 14:20 - Reply

    Interessante que o dono do blog colocou apenas o Deus Judaico Cristão com ”D maisculo” enquanto os outros deuses com ”d minusculo”

    • Michel Goulart 23 de dezembro de 2013 at 15:26 - Reply

      E não é dessa forma que geralmente denominamos, Matheus? Qual o problema disso?

    • Rogerio Campos 4 de agosto de 2014 at 21:39 - Reply

      Mateus, o deus judaico não é cristão. O autor colocou o nome de todos os deuses em maiúsculo. Não percebeu?!?!
      Ocorre que a falta de criatividade do povo nômade judaico optou por chamar o seu deus de Deus. kkkkkk.

  29. cirlei 27 de dezembro de 2013 at 23:34 - Reply

    Pra mim sinceramente, enquanto não for cientificamente comprovado como surgiu a humanidade, como de fato fomos criados, essas teorias não passam de mitos . De um ao dez , as pessoas acreditam naquilo que lhe parecem convenientes . Por tanto devemos respeitar as opinioes alheia ..

  30. Amauri 15 de Janeiro de 2014 at 13:06 - Reply

    Fica fácil entender assim: Aquilo no qual eu acredito é religião; o que eu não acredito é mito!

  31. Jujuba10 28 de Janeiro de 2014 at 15:07 - Reply

    Eu gostei mt me ajudou na pesquisa de história ! Gostei mttt valeu !!! : ) ; )

  32. maurilio 14 de Fevereiro de 2014 at 8:03 - Reply

    poxa gostei muito me ajudou muito no trabalho de biologia muito bom valeu a pena.

  33. elder jose 16 de Fevereiro de 2014 at 16:33 - Reply

    minha cara amiga Raissa a dez não e mitologia pois 52 por cento dos cientistas do mundo creem nela e não são poucas as pessoas que creem nela por isso não diga isso de 97 por cento da população mundial que cre que nos fomos criados e só 2 por cento não cre assim por isso eu aconselho a você crer na realidade pois pesquisas recentes mostram que esta e a verdade e eu lhe digo mais : um dia todos vão ver a verdade crendo ou não mas aí vai ser tarde demais

  34. elder jose 16 de Fevereiro de 2014 at 16:35 - Reply

    Faltou a teoria da evolução que támbem é mitologia mesmo muitos crendo que é verdade

  35. Elio Augusto 17 de Fevereiro de 2014 at 20:23 - Reply

    As pessoas de modo geral confundem mitologia com religião, é claro que muitas religiões possuem elementos mitológicos ( por exemplo a religião da “cobrinha falante”), mas utilizam estes termos de forma preconceituosa, como vários comentários acima mostraram. Um exemplo claro de preconceito está nas bibliotecas públicas brasileiras: o Alcorão dos islâmicos está catalogado como mitologia e não como religião. Já pararam para pensar que, para os muçulmanos a religião cristã pode ser considerada uma mitologia? É tudo uma questão de ponto de vista!

  36. Jorge Almada 25 de Fevereiro de 2014 at 16:54 - Reply

    Muito bom a ultima é a mais realista e verdadeira. Nessa sim da para acreditar ja as outras nem tanto assim…

  37. raquel 5 de Março de 2014 at 19:55 - Reply

    gostei muito bom mas nao achei o que queria

  38. Joseph 12 de Março de 2014 at 20:35 - Reply

    O que me intriga, professor, é como pode existir tanta semelhança na mitologia de diferentes culturas visto que não havia comunicação entre esses povos que possibilitasse o plágio, um do mito do outro.

  39. sara 19 de Março de 2014 at 8:43 - Reply

    nao gostei e mt coisa

  40. bm 25 de Março de 2014 at 14:34 - Reply

    poderia ter mitos sobre os planetas,o sol e outras coisas mais

  41. ELIEL 26 de Março de 2014 at 19:24 - Reply

    adoro pesquisar sobre a origem de tudo. conhecer os mitos, conhecer as religiões baseadas nos mitos, e observar como a maioria dos seguidores religiosos são extremamente intolerantes com a crença dos outros. Mesmo entre aqueles que crêem numa mesma divindade, existe um preconceito ferrenho com relação à forma como o outro crê. Acho fascinante quando alguém diz: “o meu deus é o certo” os outros não existem kkkkkkk. Só penso que deveriam ser mais tolerantes com os outros. Afinal não precisa ser muito inteligente pra fazer uma pesquisa rápida e perceber q muito do que se prega por aí não passa de conversa fiada. #semofensas

  42. Agatha 8 de Maio de 2014 at 20:10 - Reply

    agahtha sp Gosto muito de historias sobre varios assuntos mas me interessei ainda mais quando fui fazer um trabalho de historia para a escola e a partir disso me apaixonei por esses tipos de historias,incluindo os mitos da criaçao do homem!

  43. sarc 12 de Maio de 2014 at 9:48 - Reply

    e muito legal saber sobre isto e muito interessante

  44. Pedro Henrique 22 de Maio de 2014 at 11:17 - Reply

    O filme thor foi baseado na mitologia nórdica

  45. gislene burmann 22 de Maio de 2014 at 15:29 - Reply

    mito é otimo mas não se for para a professora edna

  46. Bianca 25 de Maio de 2014 at 20:07 - Reply

    Eu gostaria de saber mais sobre a historia tupi de como surgiu o mundo

  47. Bianca 25 de Maio de 2014 at 20:08 - Reply

    🙂

  48. ivanildo ferreira 1 de junho de 2014 at 22:29 - Reply

    Parabéns pelo nobre tabalho,exelente matéria para que esta fazendo (dotorado em divindade) phD e DD. mas quando se taratar da verdade, so será aceito a ultima apresentação que foi chamada de mito, mas não é mito é a verdade.
    A verdaade é só uma, no universo não existe duas verdade, e ela prevalece diante de toda falcidade.
    portanto o TEXTO DO GENESIS pregado pelo MONOTEISMO CRISTAO, é a verdade.

  49. Darlene 18 de junho de 2014 at 17:02 - Reply

    o 10 é a mais pura verdade!!!
    somos filhos de deus, somos a mais pura prova disto.
    Jesus Cristo é nosso verdadeiro pai, e um dia voltará para nós salvar

  50. Rogerio Campos 4 de agosto de 2014 at 21:32 - Reply

    Eu sou real e posso inventar todas as histórias que necessitar, basta imaginar. Como os antigos humanos tinham tempo né gente. E estes 10 são um pingo da criatividade humana de inventar deuses. A mitologia judaica parece mesmo cópia das demais, e deve ser mesmo, por ser a mais recente.
    Imagino se chamássemos o deus Rá dos egípcios de mito… morte certa!!! E todos hoje o aceitam como tal.
    Não dou 500 anos pra aparecer outros deuses.
    Parabéns pelo post.
    Excelente.

  51. julia estefani 6 de agosto de 2014 at 14:30 - Reply

    me ajudou muito no meu trabalho de ensino religioso.
    sempre que eu precisar vou dar uma espiadinha aqui.
    adorei o site.

  52. julia estefani 6 de agosto de 2014 at 14:33 - Reply

    o 10 não é um mito,é uma verdade,é a criação de deus.
    o testo é mito (mentira) mas o 10 é verdade.

    • Odin Leal 6 de agosto de 2014 at 18:51 - Reply

      Os demais povos ainda na atualidade e os antigos também davam a vida por seus deuses por serem supremos e verdadeiros….. Nenhum sobrenatural e espiritual deus, é mais verdadeiro que os outros. “Todos são verdadeiros, fazem parte da história humana, todos foram inventados por algum motivo, seja conforto, medo ou poder.”

  53. carlos atilla 5 de setembro de 2014 at 19:35 - Reply

    meus caros o 10 (q não é mito e sim logica e verdade pura provada pela ciência e que seus textos estão se cumprindo ate hoje) ,mas ha alguns elementos logicos em algumas afirmações das outras religiões como por exemplo na Grega: “Primeiro só havia o Caos (o Universo), depois do caos surge a Géia ou Gaia ” e na Babilonica : “O universo surgiu quando Nammu, um abismo sem forma, enrolou-se em si mesmo num ato de auto-procriação” e a Iorubá: “O deus supremo é Olorum, chamado também de Olodumare. Não aceita oferendas, pois tudo o que existe e pode ser ofertado já lhe pertence, na qualidade de criador de tudo o que existe, em todos os nove espaços do Orun. Olorum criou o mundo, todas as águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos.” que igual ao mito Cientifico: “Que tudo se originou do pó de estrelas se unindo e depois explodindo criando o universo (que ainda esta em expanção) e tudo que conhecemos”.
    Mas o fato é que tudo que existe veio ha existir do que não existia.
    assim motivou o seres humanos do passado a bolar teorias divinas em observações bem rudimentares e algumas ha endeusar o sol e a lua
    Mas leiam a Biblia a palavra do UNICO DEUS e CRIADOR de todo o universo e a seu CRISTO JESUS pois o tempo do fim se aproxima pois a BIBLIA diz que os quatro anjos que estão nos quatro cantos da terra estão segurando e protegendo a terra da destruição e quando eles soltarem a terra sera destruida(isso se refere ao campo magnetico da terra q so a terra tem e que sao em quatro cantos da terra q esta desaparecendo e quando sumir toda força do sol entrara com tudo entre outras verdades q estão se cumprindo .”Quem tem olhos veja mas antes leiam a BIBLIA.”) e ha ainda muitas outras q adoraria compartilhar com vcs
    que CRISTO JESUS os abençoe.

  54. Samuel santos 24 de setembro de 2014 at 19:37 - Reply

    Deus Jeová, é o único Deus Que Tem…. O resto e Mito. Foi Deus Que criou todas as coisas…..Deus Vive mesmo antes da fundação do mundo……Você Que acredita em outro deus converta-te enquanto é tempo……. Vá para a Bíblia E veja Gênesis cop1 v1 em diante… E a unica verdadeira e que tem logica….. Leia tenha fé e creia porque é verdade…….Sei disso pois sou cristão…..E cristo é minha fortaleza………….Fiquem com Deus e seu filho Jesus de Nazaré (Jesus Cristo )

  55. Pâmela 9 de outubro de 2014 at 15:22 - Reply

    Gostaria da fonte das pesquisas, é possível?

  56. MCLIN 21 de outubro de 2014 at 18:37 - Reply

    Muito loco vei!
    Gostei d+ mano.

  57. carol 22 de novembro de 2014 at 17:32 - Reply

    muito bom ajudou-me no meu trabalho 🙂

  58. m 31 de dezembro de 2014 at 9:27 - Reply

    Interessante ver que o deus Ishkur muda de nome conforme as conveniências: Ishkur(escuro?), Kur,Jú pater ou pitar(Júpter), Saturno(cor negra devotada a ele e o númeor 11, dia sagrado é o sábado), Car, Zeus Cretense(poseidon),Yavé,Melki ou Melkar(Melkitszdek+sacerdote de Molok? ou Molok ….todos eles adoravam sacrificios sangrentos de animais e pessoas… e são todos eles relacionados com cornos”sagrados” (touros ou caprinos conforme a região……o mundo judaico cristão adora um deus cornudo que adora sacrificios sangrentos para aplacar sua ira…..mas que hoje se tornou ambivalaente no seu comportamento “politicamente correto” onde prefere óstia de farinha e vinho do porto mas ainda sedento de sangue da parte principal do varão:o prepúcio….. ou de um caprino a sangrar até a morte por um Moel a um banho de sangue de uma galinha…. que lástimável……a maior desgraça que já aconteceu ao ocidente foi o deus judaico cristão e todas as consequencias de sua teologia do terror e supremacia patriarcal machista. Como é que esta desgraça em pleno século XXI ainda tem tantos adeptos? A mente humana pode involuir a qualquer momento? A evolução do pensamento humano não é linear?

  59. Carlos Costa 4 de Fevereiro de 2015 at 21:23 - Reply

    Evolução não é mito, É Teoria científica, e falseável.

  60. kaio 19 de Fevereiro de 2015 at 21:24 - Reply

    muito bom me ajudou a passar no meu simulado a prova mais dificil do meu colegio

  61. Igor 25 de Fevereiro de 2015 at 14:19 - Reply

    Obrigado, ajudou no meu trabalho de filosofia 😀

  62. NILDO 2 de Março de 2015 at 17:39 - Reply

    nossa cara vlw mas e muitA COISA BOSTA ISSO

  63. marcio kovalski 15 de Março de 2015 at 14:14 - Reply

    preciso fazer um trabalho pra aula de filosofia qual mito seria ideal?

  64. brenda 13 de Maio de 2015 at 14:39 - Reply

    eu acho amitologia verdadeira foi a do big bang

  65. brenda 13 de Maio de 2015 at 14:43 - Reply

    mais achei melhor a mitologia grega vou fazer essa para o trabalho de filosofia

  66. adelson 16 de Maio de 2015 at 12:34 - Reply

    isso não vale nada

  67. Bruce 30 de junho de 2015 at 23:54 - Reply

    Na verdade isso tudo ai é conversa fiada de humanos que não tinham mais em que pensar na antiguidade.A verdade ninguém nesse planeta ridículo vai saber, exitem várias coisas sem explicações, vários mitos e lendas.
    Bom só pra dar uma ideia mais aprofundada dessa situação muitas religiões que, é um seguimento criado para dominar certas populações, colocam o ser superior denominado Deus como um criador desse planeta ou dessa galaxia, uma coisa que não tem lógica. Saber a origem da vida nesse planeta vai ser impossível já que o mesmo é uma ‘criança’ a não ser que vida inteligente vinda de outra galaxia passam suas informações para nós que podem ou não ser mais completas que as nossas teorias. Ah é, esqueci que muitos por aqui vão falar que não acreditam em extraterrestres, tolos. Essas pessoas subestimam o próprio Deus deles já que eles o julgam o poderoso criador de tudo, se parar pra pensar vocês acham que um Deus poderoso vai criar somente esse raça ridícula que se julga inteligente que são os humanos e não iria criar outra raça que desse certo, já que estaria procurando a perfeição, em outra galaxia talvez. Se não esses Deuses ai são mesmo uma invenção para controlar uma população movida pelo medo da existência.
    Outra coisa…
    Os humanos é uma praga que destrói tudo o que é vivo, e já que esse planeta está sendo destruído estamos procurando outro com vida habitável para destruirmos também, é o que fazemos. Como este planeta foi habitado pelos humanos, outro também vai ser, claro que os humanos de adaptam muito rápido e evoluem conforme o ambiente em que sobrevive.
    Enfim, se quiserem sabermos a origem da vida, precisamos primeiro sabermos de onde viemos.

  68. Mariana 22 de agosto de 2015 at 11:51 - Reply

    Como a ultima pode ser mito se parte da bíblia foi comprovada cientificamente? Vamos perquisar mais antes de postar coisa errada…

    • Michel Goulart 22 de agosto de 2015 at 12:14 - Reply

      Como assim comprovada cientificamente? A Bíblia narra fatos que passam pelo crivo da ciência, mas há trechos que carecem de comprovação. Nestes casos, prevalece a fé nas escrituras, em detrimento da ciência.

  69. odeval 28 de Fevereiro de 2016 at 17:15 - Reply

    Jesus morreu na cruz e já esta voltando e satanas ainda esta trabalhando na mente das pessoas querendo vcs ou não jesus esta voltando para buscar o seu povo.

  70. Thaís Passer 1 de Março de 2016 at 14:00 - Reply

    Esse site me ajudou muito!!! Realmente gostei!!!!:):):):):)

  71. davi 7 de Março de 2016 at 17:45 - Reply

    nao a do bigbeng e melhor que todas essas

  72. Milena 16 de Março de 2016 at 13:35 - Reply

    Falta a parte de “sobre nós”, se não fica informação não confiavel…

  73. Bela 12 de Abril de 2016 at 15:25 - Reply

    Nossa que legal gostei do texto é bem educativo gostei

  74. Bela 12 de Abril de 2016 at 15:26 - Reply

    gostei do texto é bem educativo

  75. Julia 12 de Abril de 2016 at 17:23 - Reply

    Estava Curiosa já!…Porque tinha uma liçaõ aqui para fazer

  76. Julia 12 de Abril de 2016 at 17:25 - Reply

    😀

  77. vitor 18 de Abril de 2016 at 16:21 - Reply

    preciso do mito romano pf

  78. Julia 24 de Abril de 2016 at 9:25 - Reply

    Gostei!
    Muito bom, os mitos estão bem explicados, mas sinceramente os nomes são muito estranhos!

  79. Julia 24 de Abril de 2016 at 9:27 - Reply

    Gostei!
    Muito bom, os mitos estão bem explicados, mas sinceramente os nomes dos personagens, criadores são muito estranhos!

  80. maria laura zucoli carvalho 27 de Abril de 2016 at 14:03 - Reply

    muito legal ajudou muito no meu trabalho escolar !!!

  81. maria laura zucoli carvalho 27 de Abril de 2016 at 14:04 - Reply

    Adorei !!!! Me ajudou muito !!!!

  82. maria laura zucoli carvalho 27 de Abril de 2016 at 14:04 - Reply

    Adorei !!!!

  83. maria laura zucoli carvalho 27 de Abril de 2016 at 14:06 - Reply

    Gente a única coisa e que não consigui achar o mito Romano mais ja ajudou !!!!

  84. joao 10 de Maio de 2016 at 14:49 - Reply

    uooooooooooou
    demaaaaaaaais
    daooooooooora
    incriiiiiiiiiiiiiiiiiivel

  85. IZAIAS SILVA DA ROCHA 11 de Maio de 2016 at 18:38 - Reply

    Muito bom o material, mas só serve para conhecimento.

  86. Suellen 19 de Maio de 2016 at 14:40 - Reply

    Muito bom

  87. Mirna Franciele 15 de junho de 2016 at 21:54 - Reply

    Achei muito legal..só q a mais interesante e a dez….me ajudo muito no meu trabalho de redação q e sobre mitos e lendas..muito legal

  88. Prof Damon 13 de agosto de 2016 at 14:37 - Reply

    Obrigado por compertilhar esse bom material. Vou usó-lo em minhas aulas.

  89. Gabriel 23 de agosto de 2016 at 1:10 - Reply

    Eu sou cristão e as vzs passo vergonha com oa cristãos… basta olhar os comentários e ver se alguém que não seja cristão está aqui reclamando, chamando os outros dr mitos ou afirmando que só a dele é ralidade… chega a ser vergonhoso se manifestar dessa forma, realmente o cristão e o maior inimigo de Cristo…

  90. malaquias 22 de setembro de 2016 at 6:48 - Reply

    bom site

    by malaquias

  91. kamila 4 de outubro de 2016 at 21:15 - Reply

    adorei me ajudou muito mesmo

  92. Victor Henrique Araújo de Jesus 28 de novembro de 2016 at 15:41 - Reply

    MITO sempre soube que a historinha que todo mundo acredita e um MITO sempre soube, a verdadeira origem da vida e a evolução.

  93. Joe Ferreira 12 de Fevereiro de 2017 at 23:49 - Reply

    A cristandade fazendo vergonha alheia aqui falando que a versão número 10 não é mito, que é “cientificamente comprovada”. É cada comentário triste! Pessoal, o artigo enfatiza mitologia, ele não tem nenhum caráter religioso. Vamos separar as coisas! Gente chata dos infernos… Eu hein!

  94. luiz antonio 13 de Fevereiro de 2017 at 11:58 - Reply

    nossa que util

  95. fufu 21 de Fevereiro de 2017 at 18:46 - Reply

    valeu! ajudou no trabalho do 4° ano!

  96. igor 31 de Março de 2017 at 18:48 - Reply

    muito bom isso me ajudou na faculdade

  97. joaopaulo 8 de Maio de 2017 at 19:21 - Reply

    eu gostei aqui tem um bom conteúdo , ajudou muito no meu trabalho de 8 ano a e quem for da minha sala manda um salve nome da escola CEF 14 DE TAGUATINGA DF TURMA 8 C NUMERO 21

  98. diego anacleto 16 de Maio de 2017 at 10:51 - Reply

    hola gostaria de uma ajuda no meu trabalho de filosofia meu professor me pedi as semelhanças e as diferenças que a pessoa encontra nos 10 mitos da folha alguém se habilita em poder me ajudar desde já agradeço

  99. Ana 28 de Maio de 2017 at 16:59 - Reply

    Muito bom me ajudou muito na minha pesquisa para a escola e na minha lição de casa

  100. Cris 15 de dezembro de 2017 at 18:27 - Reply

    A 10 não é um mito, é uma narrativa histórica que passou de geração em geração até chegar até chegar à nós, na verdade a ciência nunca provou ser um mito, na verdade só corroborou a sua veracidade, é só estudar genética.

  101. José Nogueira dops Santos 7 de Março de 2018 at 19:05 - Reply

    ORA! Basta-se saber quem escreveu a biblia e demais domentos testamentários religiosos.
    Se foi o homem? Para mim basta, pois tudo não passa de ,,,

Leave A Comment