Conheça 3 legados do imperador Justiniano Para o Império Romano do Oriente, um dos maiores imperadores do Império Bizantino. Justiniano governou entre 527 e 565 e, seu reinado foi marcado por conquistas e desafios e boa parte do seu legado perdura até hoje.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos
1. Manteve vivo o Império Romano
Mapa das conquistas de Justiniano
Você já deve ter ouvido falar que uma das medidas para conter a crise do Império Romano foi dividir o império em dois: o Império Romano Ocidental, com sede em Roma; e o Império Romano Oriental, com sede em Constantinopla. Após a Queda do Império Romano Ocidental devido as invasões bárbaras, restou o Império Romano Oriental – Império Bizantino -, que resistiu a estas invasões. Desde o início de seu reinado, Justiniano tinha o desejo de restaurar a unidade do Império Romano. E quase conseguiu. O imperador conseguiu vencer diversos povos bárbaros, reconquistando a África do Norte dos Vândalos; a Itália dos Ostrogodos; e o sul da Espanha dos Visigodos.
2. Preservou o Direito Romano
Há quem considere o direito romano um dos pilares da civilização ocidental, juntamente com a moral judaico-cristã e a filosofia grega. Após a Queda do Império Romano Ocidental, boa parte do direito romano desapareceu, mas não totalmente, graças a intervenção do imperador Justiniano. Ele fez uma atualização do direito romano, mandando reunir e coordenar leis e decretos de Roma numa obra, que ficou conhecida como Código de Justiniano, ou Corpus Juris Civilis. Boa parte do que se conhece em termos de direito e legislação, foi retirado do Código de Justiniano.
3. Enfrentou a Revolta de Nika
Hipódromo onde iniciou a Revolta de Nika
Este não é bem um legado, mas a Revolta de Nika foi um acontecimento marcante no reinado de Justiniano. Uma das grandes revoltas populares na História ocorreu devido ao descontentamento motivado pelos crescentes gastos militares, entre outras medidas políticas impopulares tomadas pelo imperador. O pretexto para a revolta ocorreu no Hipódromo de Constantinopla, onde os bizantinos acompanhavam as disputas a cavalo. A suspeita de fraude na vitória de uma das corridas gerou tumulto que logo se transformou em revolta. O povo marchou contra a morada do imperador aos gritos de “Nike” que, em grego, significa “Vitória”. Daí provém o nome da revolta. Ao fim, o movimento foi esmagado com violência.
Justinianus enviava missionários calcedonianos e Theodora, enviava missionários monofisitas, para Núbia , Georgia e Arabia.O casal demorou a chegar a este compromisso. Mas as perspectivas eram boas. Até que Theodora morre. Justinianus se torna monofisita e depois ultramonofisita, com idéias que foram consideradas heréticas até pelos monofisitas tradicionais! A guerra civil religiosa entre monofisitas e calcedonianos reinicia no Egito.
O governo de Justinianus representa tanto uma reação Calcedónia ( Justiniano era calvedoniano) quanto um período de fim de guerra civil ( a incrível Teodora, sua esposa era monofisita!). Quanto disto foi cálculo político? Provavelmente pouco. O fato é que o casal imperial se entendia sexualmente. O império vislumbrou finalmente uma paz religiosa. E o conflito se tornou uma espécie de saudável competição por adeptos no exterior
O concilio porém não conseguiu extinguir o monofisitismo, mais de metade da população do império era monofisita! E sua sede era a capital da província mais importante. Para complicar na longa linha entre o concilio de Calcedónia e a conquista islâmica do Egito, houve imperadores calcedonianos e monofisita, o que gerou várias guerras civis dentro do império no período supracitado.
Estive lendo sobre mais outra influência de Justinianus no sucesso do Califado. O concilio de Calcedónia condenou o monofisitismo como heresia. O monofisitismo carrega pesado na natureza divina de Jesus, logo Maria seria mãe de um deus é a Trindade na prática um Quarteto. O porque disto : o berço do monofisitismo era o Egito, a província mais importante do imperio.
MUITO LEGA GOSTEI
Há um papel nebuloso de Justinianus na formação do Islam. O poder manifestado pelo império oriental especialmente no governo de Justiniano deixava os povos vizinhos com inveja: francos, persas e árabes pré-islâmicos. Justiniano certamente não criou a ideologia do EStado constantinino, solidamente baseado no exercito e na influencia da igreja sobre o povo e do imperador sobre a igreja. Maome, comerciava, quando jovem na rota Siria romana/Bizantina com Meca. Muita coisa no império influenciou. Mais tarde, o Califado abássida ficou ainda mais parecido com o Estado de Justiniano. Califa inicalmente era termo Omiada era “substituto” (do Profeta), mas neste período ousaram imprimir moedas com figuras e o termo substituto de Deus , paralelo exato de um dos títulos do imperador Justiniano Vigario de Deus (na Terra)
Concordo, que esmagar os rebeldes foi um episodio cheio de heroísmo da parte do Justiniano e dos revoltosos. Mas não foi tão vital na historia do mundo. O papel vital da Teodora ,esposa de Justiniano e dos dois braços direitos (2, isto mesmo): Narses e Belisarius não pode ser diminuído em TODAS as realizações de Justiniano. 1) Resistir aos persas, 2)aos rebeldes da Nika,3) a peste 4)Reconstruir império no oeste 5) Reconstruir Santa Sabedoria. Justiniano foi um gênio que tinha o superpoder de achar gênios leais a ele.
Na verdade:
1) Nada diz que a revolta sendo bem sucedida na capital. Justiniano, dono do exercito, da marinha e do resto do império não seria capaz de retomar a cidade após fugir. Sairia com reputação arranhada. Só.
2) Supondo que os revoltosos esmagassem definitivamente Justiniano. Antes de Justiniano já existiam resumos jurídicos tentando botar ordem na bagunça da coleção de leis romanas. E novamente nada impediria que um sucessor de Justiniano ou dos revoltosos resolvesse organizar a bagunça. De todas as formas, a lei roman continaria a influenciar as leis no Ocidente
Quem é estudioso desta época costuma aumentar importância da revolta Nika, dizendo que se ela fosse bem sucedida, Justiniano teria sido derrubado impedindo suas maiores realizações a codificação das leis romanas.
Há muita dúvida, quanto a isto.
O fato da revolta ter acontecido e ter sido esmagada deu ao Mundo a magnifica obra de engenharia e arquitetura que é a mesquita/basílica da Santa Sabedoria que existe até hoje.
Muito interessante, gostei de aprender um pouco mais sobre um imperador bizantino.