Home/Curiosidades/10 grande mentes do Renascimento

10 grande mentes do Renascimento

maio 11th, 2010|Curiosidades|56 Comments


O Renascimento cultural foi um movimento artístico-intelectual que, a partir do séc. XV, recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses. Assim, não é de estranhar que grandes pensadores, artistas e escritores tenham surgido neste momento de tantas transformações na Europa. Esta lista é sobre eles.

1. Michel de Montaigne

Pintura de Michel de Montaigne, representante do Renascimento

Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) foi um escritor e ensaista francês, considerado por muitos como o inventor do ensaio pessoal. Nas suas obras, analisou as instituições, as opiniões e os costumes, debruçando-se sobre os dogmas da sua época e tomando a generalidade da humanidade como objeto de estudo. É considerado um cético e humanista. Se interessava por autores antigos, especialmente os latinos mas também gregos, pois encontrava máximas e reflexões que o ajudavam na sua vida diária e na sua auto-descoberta.

Obras: Ensaios

2. André Vesálio

Pintura de André Vesálio, médico anatomista do Renascimento

Andries van Wesel (1514-1564) foi um médico belga, considerado o “pai da anatomia moderna”. Foi o autor do primeiro atlas de anatomia, publicado em 1543. Muito pouco havia sido descoberto sobre anatomia e fisiologia desde a Antigüidade, cujas descobertas foram baseadas na dissecação de animais. A falta de aulas práticas de anatomia na Universidade de Paris acabou levando Vesalius, assim como Michelangelo, a freqüentar cemitérios em busca de ossadas de criminosos executados e vítimas de praga.

Obras: De Humani Corporis Fabrica, Tabulae Sex

3. Sandro Botticelli

Pintura de Sandro Botticelli, pintor do Renascimento

Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi (1444-1510) foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina. Em suas obras, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Em Florença, era protegido da família Médici, para os quais executou registros da pintura de cunho mitológico. Trabalhou também em Roma Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina.

Obras: O Nascimento de Vênus, A Primavera, A Adoração dos Magos, O Castigo dos Rebeldes

4. Miguel de Cervantes

Pintura de Miguel de Cervantes, escritor do Renascimento

Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616) foi romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura mundial. Com Don Quixote de la Mancha, uma sátira aos romances de cavalaria, tornou-se o precursor do realismo na Espanha. Em sua vida, tudo conspirou contra sua carreira de escritor. Lutou na batalha naval de Lepanto, contra o império turco, onde teria perdido o movimento das mãos. Ingressou na literatura publicando alguns poemas, mas inicialmente não obteve êxito em sua incursão como escritor. Obteve a consagração como escritor apenas aos 58 anos.

Obras: Dom Quixote, Galatea

5. William Shakespeare

Pintura de William Shakespeare, escritor do Renascimento

William Shakespeare (1564-1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

Obras: Hamlet, Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada

6. Erasmo de Rotterdã

Pintura de Erasmo de Roterdã, escritor e filósofo do Renascimento

Desiderius Erasmus Roterodamus (1466-1536) foi um teólogo e um humanista neerlandês (atual Holanda). Em seu tempo, foi um dos maiores críticos do dogma católico romano e da imoralidade do clero. Mas não deixou de atacar também o movimento protestante de Lutero. Durante a sua vida, as autoridades da Igreja católica nunca o chamaram a justificar as suas opiniões. Após a sua morte, porém, a Igreja católica romana colocou seus escritos no Index librorum prohibitorum, uma lista de livros proibidos pela Igreja.

Obras: Elogio da Loucura

7. Michelangelo Buonarroti

Pintura de Michelangelo Buonarroti, pintor e escultor do Renascimento

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475-1564) foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Ainda em vida, foi considerado o maior artista de seu tempo. Chamavam-no de “Divino”, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido como um dos maiores artistas que já existiu e como o protótipo do gênio.

Obras: Davi, Moisés, Teto da Capela Sistina, La Pietá

8. Leonardo da Vinci

Pintura de Leonardo da Vinci, pintor, escultor e inventor do Renascimento

Leonardo di ser Piero da Vinci (1452-1519) foi um polímata italiano, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e, possivelmente, como a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

Obras: Mona Lisa, A Última Ceia, A Virgem das Rochas, O Homem Vitruviano

9. Nicolau Maquiavel

Pintura de Nicolau Maquiavel, historiador e escritor do Renascimento

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna. Se tornou famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel para obter e manter o poder. Seus críticos o denunciam como um homem que foi desprovido de moralidade, porém, seus admiradores afirmam que ele foi um dos únicos pensadores que verdadeiramente entendiam o mundo político e que teve a coragem de descrevê-lo como ele realmente é. Ajudou a fundamentar o poder do rei, no contexto do Absolutismo Monárquico.

Obras: O Príncipe, Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio

10. Galileu Galilei

Pintura de Galileu Galilei, astrônomo do Renascimento

Galileu Galilei (1564-1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo, ou seja, a ideia de que o sol está no centro do universo.

Obras: Sobre o movimento, Cartas sobre manchas solares

56 Comments

  1. Francisco Castro 11 de maio de 2010 at 20:07 - Reply

    Olá!

    Foram pessoas que com talento indescritível conseguirem, de certa forma, transformar o mundo. Foram mentes que aguçaram o conhecimento e realçaram o saber do homem.

    Abraços

    Francisco Castro

  2. Prof_Michel 11 de maio de 2010 at 20:21 - Reply

    É isso aí, Francisco!

  3. Vitor Guglielmi 11 de maio de 2010 at 20:40 - Reply

    Muito boa esta lista, mais jurava que leonardo da vinci seria o mais influente .., e nao sabia que nicolau maquiavel tambem fazia parte dos pensadores renascentistas, abraço 😀

  4. José Paulo Dal Toé Pozzobon 11 de maio de 2010 at 21:34 - Reply

    eu tbm tinha a mesma impressão que o Vitor… que da Vinci seria o mais influente. Por que vc tinha dito na sala que ele foi um dos maiores gênios se não o maior de toda a história :S

  5. Mayquel 12 de maio de 2010 at 11:44 - Reply

    Muito bonita lista, de verdade.
    Acho que, no critério influência, Shakespeare deveria estar mais à frente.
    E me surpreendi por não ver Descartes.
    Mas, enfim, são só dez, alguém teria de ficar de fora.

    Abraço.

  6. Prof_Michel 12 de maio de 2010 at 14:55 - Reply

    Vitor e José, é possível que Da Vinci seja o maior gênio da História. No entanto, em termos de influência, não é o maior.

    Mayquel, é que Descartes nasceu no fim do séc. XVI. Então, não foi incluído na lista.

  7. joaorossoneto 13 de maio de 2010 at 16:38 - Reply

    Muito legal esse post.

    Eu não sabia que o Nicolau Maquiavel era mais influente que a Da Vinci.

    Uma coisa interessante, é que a maioria são italianos (legal, sou descente de italianos).

  8. Prof_Michel 13 de maio de 2010 at 16:55 - Reply

    Na verdade, a maioria é de origem italiana, porque o Renascimento iniciou na Itália.

  9. Gabriel Biz 13 de maio de 2010 at 18:23 - Reply

    Muito legal esse post.

    Foram pessoas que com talento indescritível conseguirem, de certa forma, transformar o mundo. Foram mentes que aguçaram o conhecimento e realçaram o saber do homem.

  10. Prof_Michel 13 de maio de 2010 at 18:35 - Reply

    Que profundo, Gabriel. É isso aí! 🙂

  11. Igor Fontana 14 de maio de 2010 at 14:41 - Reply

    Em Hamlet , tem aquela frase famosa de Shakespeare '' Ser ou nao ser , eis a questao '' ?

  12. Prof_Michel 14 de maio de 2010 at 14:44 - Reply

    Exatamente, Igor: To be or not to be! 🙂

  13. Gabriel 22 de maio de 2010 at 11:51 - Reply

    "é melhor ser temido do que amado" Maquiavel.
    Gabriel Muffato

  14. Vladiana 27 de agosto de 2010 at 10:23 - Reply

    é isso mesmo Gabriel.

  15. leodecio 31 de agosto de 2010 at 13:48 - Reply

    leodécio segundo…
    gostei muito dessa lista de pensadores renascentistas.
    Eles foram fundamentais para nosso aprendizado em matematica,fisica,geografia,e principalmente historia

  16. Prof_Michel 31 de agosto de 2010 at 13:51 - Reply

    Sim, Leo, todos deixaram grandes contribuições.

  17. Klaus do Iate 11 de janeiro de 2013 at 15:32 - Reply

    Vesalius é fantastico, Suas descobertas sobre a circulação fechada salvam vidas até hoje. Antes dele as ideias de Galeno ajudavam muito pouco.

  18. Klaus do Iate 11 de janeiro de 2013 at 15:33 - Reply

    Boticelli e Michelangelo demarcaram o que hoje chamamos de lindo.

  19. Klaus do Iate 11 de janeiro de 2013 at 15:36 - Reply

    Shakespeare recontando mitos gregos e celtas é tao fantastico que qualquer um com cultura maida é capaz de citar ao menos duas de suas peças. Sua produtividade é tao grande que pairam duvidas sobre sua identidade: O mais provavel que ele fosse Edward de Vere ou talvez mais de uma pessoa , ou uma pessoa que se apropriava de peças de outros. Shakespeare é inacreditavel!
    Suas questoes sao tao universais que Akira Kurosawa transportou muitas de suas epças para o cinema japones usando o plot do Japao Medieval e os japoneses bairristas e todos nós amamos seus filmes.

  20. Klaus do Iate 11 de janeiro de 2013 at 15:39 - Reply

    Da Vinci nasceu antes da época certa, é o que imagino. Mas sejamos realistas,,Da Vinci botou para jogo, poucos de seus projetos. Nao por medo da Igreja, para quem trabalhou diversas vezes. Mas porque achava um saco a pratica e um barato, as viagens teoricas. Realmente ciencia é 1% de inspiracao e 99% de transpiração.

  21. Klaus do Iate 11 de janeiro de 2013 at 15:41 - Reply

    O mais interessante em Roterdam , é que nem catolicos enem luteranos o mataram a pesar de suas criticas. A moral do cara deveria ser ilibada demais.

  22. Klaus do Iate 11 de janeiro de 2013 at 15:44 - Reply

    Maquiavel, é mais corajoso e sincero que genio. Botou tudo preto no branco deixando claro que a etica do Estado tem que ser diferente da etica do individuo, coisa que já se fazia antes, mas ninguem escancarou como ele. Nao no Ocidente Cristao. ha um indiano anterior a Asoka chamado Kautilia que parece sua reencarnação ou o oposto já que o indiano vem antes. Maquiavel nao se resume a “fins jsutificam os meios” , ele pensou profundamente no papel constucional das forças armadas e chegou a conclusao que nao deveria existir a profissao soldado!!!

  23. Klaus do Iate 11 de janeiro de 2013 at 15:49 - Reply

    Galileu , junto com Kepler e Copernico são os gigantes citados pelo enorme Newton, quando disse que ele (Newton) só via muito porque estava de pé nos ombros de gigantes.
    Galileu botava para jogo ao contrario de Da Vinci, fabricava seus prorpios isntrumentos para pesquisar e baseava suas explicações nos fatos e nao o oposto. Teve a sorte de ser catolico ,mas amigo do papa, senao teria virado churrasco como Giordano Bruno. O caso de Gordano é vergonhoso, foi queimado vivo no alvorecer do seculo XVII ! Quando a idade media teoricamente estava longe.

  24. Júlio Michels 10 de maio de 2013 at 11:11 - Reply

    Muito Bom!!!!!!!!!!!!!!

  25. Felipe 4 de junho de 2013 at 18:27 - Reply

    muito bommmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Brenno Nelson 13 de junho de 2013 at 20:05 - Reply

    Se me me permitem fazer uma observação, acho que Miguel de Cervantes foi um dos maiores autores da estórias, pois não apenas faz críticas à idade média como desenvolve um senso de que o verdadeiro herói na idade moderna é louco. Uma comparação interessante que eu vi do livro com os “pensadores dos dias de hoje” é a música Dom Quixote de Engenheiros do Hawaii, cujo link se encontra abaixo.
    http://www.youtube.com/watch?v=UgHGBrTIG2o

  27. Brenno Nelson 13 de junho de 2013 at 20:06 - Reply

    Se me me permitem fazer uma observação, acho que Miguel de Cervantes foi um dos maiores autores de estórias, pois não apenas faz críticas à idade média como desenvolve um senso de que o verdadeiro herói na idade moderna é louco. Uma comparação interessante que eu vi do livro com os “pensadores dos dias de hoje” é a música Dom Quixote de Engenheiros do Hawaii, cujo link se encontra abaixo.
    http://www.youtube.com/watch?v=UgHGBrTIG2o

  28. julia 23 de junho de 2013 at 13:17 - Reply

    Esse site é ótimo, me ajudou a fazer todo meu trabalho, muito bom mesmo 😀 NOTA 10

  29. julia 23 de junho de 2013 at 13:18 - Reply

    Esse site é ótimo, me ajudou a fazer todo meu trabalho, muito bom mesmo 😀 NOTA 10

  30. julia 23 de junho de 2013 at 14:55 - Reply

    MUITTTTTTTTTTTOOOOOO BOM ESSE SITE NOTA 10 :*

  31. cintia raquel 6 de agosto de 2013 at 23:34 - Reply

    essas fotos elas nos ajuda mto a desenvolver um bom estudo ………. elas sao bem favoraveis e nos ajuda mto no nossos estudos…..

  32. alexsandra vencato 10 de agosto de 2013 at 21:25 - Reply

    Eu axei incrivel sbr d td isso……gostei mais eh d shakespeare…..eu adoro tds as obras dele….mt obrigad por meh ajud a realizar o meu trabalho de escola!

  33. larissa 23 de agosto de 2013 at 14:43 - Reply

    amei

  34. wallace 2 de setembro de 2013 at 16:00 - Reply

    Alguem pode me fala Oq foi o Renascimento_autores eo aros .
    acho que e isso minha prof … mando procura alguem me fala

    • Michel Goulart 2 de setembro de 2013 at 17:06 - Reply

      Está tudo resumidinho ali, Wallace. É só ler com um pouquinho mais de atenção.

  35. fernanda 1 de novembro de 2013 at 9:38 - Reply

    Não conhecia a historia de michelangelo mais agora vi que ele fez coisas maravilhosas

  36. andreza 26 de novembro de 2013 at 22:04 - Reply

    ta faltando pessoas

  37. Bartolomeu da Silva 12 de dezembro de 2013 at 10:01 - Reply

    Estés sim, são àqueles que dentre outros, dependeu o sucesso, social, económico, tecnológico… da sociedade actual. E, claro, na minha opinião Leonardo da Vinci teria de estar na 1ª Posição.

  38. Victor 20 de março de 2014 at 12:13 - Reply

    Nossa,parabéns pelo site, me ajudou muito no trabalho de história, porém, eu gostaria de saber se estão divididos em um ranking, se a resposta for positiva por que Galileu Galilei não está em uma das primeiras posições ? Grato.

  39. lucas 1 de maio de 2014 at 15:14 - Reply

    andreas vesalius foi um ator ou cientista

  40. Paulo Ferreira da Silva 2 de maio de 2014 at 2:49 - Reply

    Dizem que os jovens de hoje não gostam de estudar. Na verdade, eles gostam é de coisas extraordinárias, daí, gostarem de tecnologia. Se estes gênios fossem apresentados a eles com mais simplicidade e inteligência, com certeza, eles adorariam estudar tudo que eles foram e fizeram.
    Estes gênios não estiveram avançados em seus tempos de vida, apenas, a humanidade é que ainda está muito atrasada desde então.

  41. Jonathan 26 de junho de 2014 at 21:21 - Reply

    Realmente muito interessante, essa lista com certeza me ajudara no trabalho de história!

  42. Maquiavel 22 de julho de 2014 at 13:23 - Reply

    Sou fã de Maquiavel!

  43. Danielle 24 de julho de 2014 at 21:02 - Reply

    Amei esse site me ajudou mt com a minha pesquisa.

  44. Karol 26 de outubro de 2014 at 11:09 - Reply

    A lista é realmente muito interessante e me ajudou pra valer … e tipo, aprendi mais ainda com os comentários … NOSSA! QUANTA GENTE INTELIGENTE … me fez perceber o quanto eu to fraca em literatura … E me deu um certo desejo em aprender mais …. AMEI a lista e os comentários … Se continuarem assim, quem sabe vcs não serão grandes pensadores, lembrados por todos e que influenciarão vários jovens??? Já me ajudaram viu?!

    Um beijão
    Malikisses!!! 🙂

  45. DENILSON DOMINGOS 10 de fevereiro de 2015 at 6:01 - Reply

    DE FACTO ESTA LISTA MOSTRA COMO EXISTIRAM HOMENS DEDICADOS A MUDAR O MUNDO NAQUELA EPOCA, O Q ERA MUITO DIFICEL POR CAUSA DO CATOLICISMO. MAS MESMO ASSIM OS SEUS ENSINAMENTOS PREVALECERAM E CHEGARAM ATÉ NÓS… AGRADEÇO A TODOS QUE LUTARAM PARA Q ISSO ACONTECESSE…..

  46. ercilia 19 de abril de 2015 at 10:14 - Reply

    foi muito bommmmmmmmmmmmmmmmm

  47. Andréa 30 de junho de 2015 at 12:19 - Reply

    Parabéns!!! Homens sábios que transformaram o mundo!!

  48. Leonardo 5 de setembro de 2016 at 8:52 - Reply

    Olá,eu gostei muito desse site e eu tenho 13 anos n é para toda as pessoas com 13 anos que gostam de história mas Eu queria falar.eu gostei muito do Miguel de servantes pq ele era um poeta muito bom e do Galileu Galilei,Nicolau Maquiaveleles acreditam na ciência e as obras deles são um Massimo

  49. Marques 10 de setembro de 2016 at 17:45 - Reply

    Faltou o Max.

  50. marcelo h 13 de setembro de 2016 at 13:43 - Reply

    foram bom homens!

  51. gabriel 13 de setembro de 2016 at 13:45 - Reply

    foram bom homens e ajudaram varias pessoas que presisavam deles!

  52. Aliny 20 de outubro de 2017 at 11:51 - Reply

    Gostei muito de estudar e entender a vida desses grandes pensadores.
    Foram de grande valia as suas contribuições artísticas e culturais para o desenvolvimento da humanidade.

  53. Milena 30 de outubro de 2017 at 1:16 - Reply

    Tudo o que eu precisava tava ai .
    Obg
    Ajudou demais

  54. Renato 5 de maio de 2018 at 2:31 - Reply

    AS POESIAS INGLESAS É UM LIXO,AS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA SÃO MUITO MAIS POÉTICAS,PRINCIPALMENTE A PORTUGUESA,ALÉM DISSO O TAL DE SHAKSPEARE ERA OCULTISTA,ESSE CARA É CONSIDERADO UM GÊNIO PORQUE A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BRITÂNICO É UMA HISTÓRIA DA CAROCHINHA PRA INGLÊS VER,A HISTÓRIA OMITE TODOS OS PODRES DESSE IMPÉRIO IMUNDO! COISAS QUE ELES NÃO INVENTARAM A HISTORIA ENSINA QUE FORAM ELES.LIVROS DO MEC,UNIVERSIDADES,SÓ ENSINAM MENTIRAS!

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.