Dá certo historiador no meio da maior galera nerd da América Latina? Sim, quando este historiador também é um nerd – se não na aparência, pelo menos na mente e no espírito. O amigo educopedista Francisco Pedro sugeriu um relato do que está rolando na Campus Party 2011. Gostei da ideia! Então, vamos lá!

Vale lembrar que fui convidado pela EducaRede – pertencente a Fundação Telefônica – para cobrir os eventos educacionais na Campus Party, como blogueiro insider (vide barra lateral). Comigo nesta empreitada, estão os amigos Cybele Meyer, do blog Educa Já; e Robson Freire, do blog Caldeirão de Ideias.

Redes sociais e educação

Nomes dos blogueiros da Campus Party

A palestra mais esperada e interativa da noite, promovida pela EducaRede, abordou a importância das redes sociais na educação e o que esperar dos professores e da escola neste processo. A palestra contou com grandes nomes como Priscila Gonsales, Sam Shiraishi, Reinaldo Pamponet, Fernando Russel e tendo como moderador, Luiz Algarra.

Algarra começou com uma provocação: cada um deveria cumprimentar o colega sentado ao seu lado e, em seguida, deveria trocar informações e experiências práticas sobre o tema em pauta. Foi uma forma de quebrar o gelo e não deixar a discussão rolar apenas no campo teórico.

Em seguida, Priscila inicou sua fala com a pergunta: qual a postura dos educadores em relação às redes sociais? Infelizmente, mal a discussão iniciou, uma forte chuva pegou todos de surpresa e deixou o centro de convenções sem luz durante quase uma hora. Isso fez com que a palestra fosse cancelada. Mas não tem problema, amanhã tem mais educação na Campus Party!

O que mais rolou

Al Gore e Tim Berners-Lee

De manhã os campuseiros já estavam fervendo com a presença de Al Gore, criador do documentário “Uma Verdade Inconveniente” e Tim Berners-Lee, criador da world wide web (www). Na palestra, destaque para a discussão sobre a influência das mídias sociais no combate ao aquecimento global, o futuro da internet e a importância da liberdade no uso da web, sem censuras ou controles governamentais. Bem bacana!

Redes sociais e a eleição de 2010

Outra palestra que me chamou a atenção, foi de Marina Silva, candidata a presidente em 2010. Em sua fala, salientou a importância das redes sociais durante sua campanha. Segundo ela, as mídias sociais foram grandes responsáveis pela conquista de quase 20 milhões de votos. Além disso, ressaltou que mais importante do que números de amigos ou seguidores em redes sociais, é a interação (network). Apoiadíssima!