O livro: A História da Psicologia, de Anne Rooney, trata do estudo do comportamento e dos processos mentais através do tempo, dos espíritos à psicoterapia, de Sócrates a Sigmund Freud, de René Descartes a Daniel Dennet.

Livro: A História da Psicologia

>> COMPRE NA LIVRARIA SARAIVA

A estrutura do livro

O livro foi lançado pela Editora Mbooks, no Brasil, em 2016. Contém 216 páginas, divididas em 8 capítulos.

Frases marcantes

– “A forma mais apropriada para se estudar a humanidade é estudando o homem.” (Alexander Pope, citado na p. 10).

– “O que é que, quando presente em um corpo, torna-o vivo? – uma alma.” (Platão, citado na p. 10).

– “A consciência, que não se origina das qualidades físicas das moléculas ou dos átomos, contradiz a psicologia materialista.” (Wilhelm Wundt, citado na p. 59).

Algumas curiosidades

– Na Grécia Antiga, a alma era o princípio vital que distinguia uma pessoa viva de um cadáver. A partir do século V a.C., a alma se associa a virtudes como coragem, amor e conhecimento.

– O livro A Origem das Espécies, publicado em 1859 pelo naturalista Charles Darwin rompeu com a diferença entre homens e animais, possibilitando o desenvolvimento da psicologia comparada.

– O faraó Psamtik I, que governou o Egito entre 664 e 610 a.C. fez experiências consideradas proibidas com crianças, isolando-as da conversa com outras pessoas, para saber se a língua é ou não inata.

Veredito: bom ou não?

O livro é bom, recheado de informações que perpassam as mais variadas áreas da psicologia. Gostei especialmente de alguns pontos: o debate sobre a existência da alma e seu impacto na psiquê humana; a relação entre monistas e dualistas; o debate sobre o inconsciente; o uso de técnicas psicológicas na publicidade e no reconhecimento de atividades criminais.

As informações são tantas que a leitura tende a ser lenta, a quantidade de quadros explicativos é extensa e obriga a revisão. O capítulo que mais me chamou a atenção é o sétimo, que discute a bondade humana, a análise das práticas nazistas, as consequências da obediência irrestrita e as origens da motivação dos indivíduos.