Home/Notícias/4ª Olimpíada em História do Brasil

4ª Olimpíada em História do Brasil

maio 17th, 2012|Notícias|5 Comments


Vai rolar a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP. A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorreu em 2009, contou com cerca de 16 mil inscritos e foi um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país!

Desde então a Olimpíada vêm crescendo ano a ano, contando com a participação de mais de 120 mil alunos e professores de todos os estados do país e se firmando no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.

Página da 4ª Olimpíada em História do Brasil

A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!

Serão 5 fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. As inscrições na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorrerão de 01/06/2012 a 10/08/2012.

Fique ligado no calendário para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A página da ONHB também conta com um blog para divulgar o andamento dos trabalhos e novidades em geral.

5 Comments

  1. Gabriela Villen 1 de junho de 2012 at 16:28 - Reply

    Estão abertas as inscrições para a
    4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

    O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp convoca estudantes e professores de todo o país a participarem da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site até dia 10 de agosto.
    A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa única na área de ciências humanas em todo o Brasil. Em 2011, a Olimpíada contou com mais de 65 mil inscritos, com representantes de todos os estados do território nacional.
    Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores de história e alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio em um trabalho coletivo de estudar não apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver um olhar crítico para a história. Dessa forma, é valorizado o processo de aprendizagem e construção do conhecimento. O contato direto com documentos históricos permite aos participantes trabalharem como historiadores, à medida que processam as informações exigidas nas respostas das questões em cada fase.
    Este ano, a primeira fase terá início em 20 de agosto e a fase final presencial acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.
    O Museu Exploratório de Ciências custeará as passagens de avião de 37 equipes para participarem da final, selecionadas de acordo com sua pontuação nas fases online. Serão selecionadas: para cada estado da federação, a equipe com maior pontuação; a equipe de escola pública com maior pontuação em cada uma das cinco regiões do país (norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste) e as cinco equipes de escola pública com maior pontuação, independente da região.
    Os professores responsáveis por essas equipes serão convidados a permanecer na Unicamp para realizar um curso de capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu, após a final da Olimpíada.
    A Olimpíada premiará escolas, alunos e professores, com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze, além de certificados de participação para todos os inscritos e todas as escolas participantes.

  2. ANAMARIA DA SILVA SOUZA 5 de julho de 2012 at 14:44 - Reply

    Acho ótima a idéia da olimpíada de história.Parebéns! Incentivarei os professores a formarem as suas equipes.

  3. serlandia maria moura pedroza sousa 9 de julho de 2012 at 16:38 - Reply

    parabéns aos idealizadores e organizadores da OHB, por oportunizar a alunos e professores da disciplina mais conhecimento e interação, alem de valorizar o estudo e o aprendizado numa área indispensável na construção do ser cidadão.

    • Michel Goulart 9 de julho de 2012 at 16:45 - Reply

      Também acho. Afinal, até então, só tínhamos olimpíadas na área de exatas.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.