Biblioteca Fazendo História debate legado varguista na política atual

O economista Ricardo Bielschowsky, membro da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), é um dos convidados do Biblioteca Fazendo História de outubro, que acontece na quinta, dia 23, às 16h, no Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional. O encontro aborda os reflexos da Era Vargas 60 anos depois de sua morte e conta também com a participação do professor da FGV, Jorge Chaloub. A mediação é do pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional, Marcello Scarrone.

Debate-Biblioteca-Nacional-Vargas

Personagem marcante da vida política brasileira, Getúlio Vargas encarnou papeis divergentes em sua trajetória. Revolucionário, ditador, líder popular de massas, com plataformas ora progressistas, ora conservadoras. As influências de seus, ao todo, 25 anos de governo ainda podem ser vistas no cenário atual. O legado e as contradições do ex-presidente serão alguns dos assuntos debatidos no Biblioteca Fazendo História.

Quem não puder ir até a Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento, serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil. Há nove anos a Revista conta com o patrocínio da Petrobras, a maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura nacional.

Serviço: Biblioteca Fazendo História

Tema do debate: Além da Era Vargas – 60 anos depois
Data: 23 de outubro, às 16h
Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/n – centro – Rio de Janeiro
Entrada Franca