Home/Notícias/Aprendendo História com Age of Empires

Aprendendo História com Age of Empires

outubro 21st, 2010|Notícias|16 Comments


Desde que me conheço como professor de História, sempre gostei de usar diferentes recursos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso criei este blog, para explorar novas possibilidades, dentro do conceito de história para ler, ver, ouvir e até jogar.

Exército criado com o jogo Age of Empires

Neste sentido, há algumas semanas atrás, pedi para meus alunos reconstruírem batalhas ou civilizações da antiguidade, utilizando o mais famoso game de estratégia de todos os tempos: o Age of Empires. Para isso, os alunos deveriam utilizar o sistema de criação de cenário (scenario builder) e montar uma apresentação no powerpoint com informações históricas e imagens do game.

Aqui está um exemplo da utilização do game. Os alunos do Colégio Energia, reconstruíram de forma muito bacana a Guerra de Teutoburgo, que ocorreu na Germânia em 9 d.C. É claro que o sistema de criação de cenários tem limitações, o que impede a inserção de elementos importantes, como as tribos germânicas, por exemplo. Mas isso não compromete o resultado final e ainda estimula a pesquisa.

16 Comments

  1. historiaemfoco.com 22 de outubro de 2010 at 11:45 - Reply

    Interessante este trabalho. espero, quando estiver exercendo a profissão de professor, poder usar de várias recursos em minhas atividades.

    Parabéns por sua disposição.

    @Robhym

  2. Prof_Michel 22 de outubro de 2010 at 12:07 - Reply

    Ih, rapaz. Eu achei que você já era professor. Vc já faz um trabalho bem interessante. Parabéns!

  3. Andréa Motta 22 de outubro de 2010 at 13:39 - Reply

    Michel, sabe quando a gente sente orgulho de quem nem conhece? Pois é…

  4. Prof_Michel 22 de outubro de 2010 at 14:50 - Reply

    hehehe, obrigado, Andréa. Beijão

  5. Prof. Adinalzir 23 de outubro de 2010 at 21:34 - Reply

    Parabéns! Esse é o verdadeiro trabalho nota 10!

    Os games são um ótimo instrumento de ensino-aprendizagem na escola. Por aqui, o grande problema tem sido o próprio professor, que ainda não consegue acompanhar a realidade do aluno e utilizá-los.

    Conto com seu apoio e divulgação no TopBlog. Estou entre os Top 30!

    Um grande abraço, 🙂

  6. Prof_Michel 23 de outubro de 2010 at 23:38 - Reply

    Com certeza, Adinalzir. Estamos aí! Abração

  7. joaorossoneto 25 de outubro de 2010 at 11:26 - Reply

    Bem legal.

    Vai servir de base para o nosso trabalho, o da batalha das Termópilas, do filme 300.

    Vai ajudar bastante 😉

  8. Luciana Viter 25 de outubro de 2010 at 14:56 - Reply

    Parabéns, professor!
    Excelente trabalho…

  9. Prof_Michel 25 de outubro de 2010 at 16:09 - Reply

    João, quero ver o trabalho de vocês aqui no blog também!
    Luciana, obrigado pelo carinho!

  10. Carlos: 1 de novembro de 2010 at 18:53 - Reply

    LEgal!! quero ser professor de historia!!! muito bom seu blog!!

  11. Prof_Michel 1 de novembro de 2010 at 20:22 - Reply

    Valeu, Carlos. Estamos aí para o que precisar!

  12. Vitor 24 de maio de 2011 at 18:22 - Reply

    Realmente age of Empires e um jogo muito bom e usa lo como método de ensino e demais voce e o melhor Michel